15 anos… é muito tempo. E a PCManias vai chegar ao fim!

goodbye

Chegou a altura… Como em tudo na vida há ciclos, e o ciclo da PCManias, pelo menos tal como a conhecemos, irá muito certamente chegar ao final nas duas primeiras semanas de Janeiro de 2016.

Foram 15 anos em que escrevi aqui! 15 anos onde a PCManias se mostrou uma página irreverente. Uma página que acima de tudo dava a conhecer a realidade das coisas, que não escondia, que não apaparicava, que não era politicamente correta.

A página foi criada com esse intuito, o de informar de forma isenta. O de dar a conhecer as coisas como elas são, removendo todo o paleio de Marketing das afirmações e que cada vez mais se torna uma verdadeira praga, não escondendo notícias, e acima de tudo… informando da realidade das coisas.

Se o consegui ou não… serão vocês a avaliar!

Mas a partir da segunda semana de Janeiro irei encarar a página de outra maneira. Deixarei de ter a preocupação em meter notícias regulares e a intensidade das mesmas passará a ser de acordo com a disponibilidade. Tenho consciência que tal reduzirá o tráfego para valores que não justificam, pelo que ao fim de algum tempo acabarei por largar a página de vez.

Mas o que interessa aqui relembrar são as coisas boas. E em todo este tempo muitos leitores foram e muitos leitores vieram. Os temas mudaram, as pessoas cresceram, as suas vidas alteraram-se, casaram-se, tiveram filhos, tomaram outros rumos nas vida e acima de tudo, todos envelhecemos. Na parte que me toca é chegada a altura de abrandar!

A PCManias é extremamente dispendiosa a nível de tempo, e nunca foi criada com o intuito de ser lucrativa, mas sim o mais informativa possível. Ao longo dos anos tive apoios dos mais diversos, e aos quais agradeço, como a Insania, a Asus, a Best Games, a Joystation, a FactorX e a Wise Mobile e a quais agradeço desde já a disponibilidade a a cedência de material para análise, mas que nunca nos pagaram um tostão pelo que fosse. Aliás ao longo dos anos recusei várias publicidades na página quer por as achar enganadoras, intrusivas e prejudiciais ao leitor, ou mesmo associativas a certas situações (como foi o caso de publicidades à Xbox e à Playstation).

A realidade é que aqui nunca me limitei a colocar as notícias apenas porque elas foram lidas no local A ou B. Em todos os casos sempre tento confirmar as mesmas, ver as contradições existentes e verificar as fontes, confirmando a possível veracidade ou não da notícia. Só depois a mesma foi publicada!

Nos artigos técnicos as coisas foram sempre tambem feitas da mesma forma. Tentei perceber, obter informação e dialogar com quem percebe, nomeadamente programadores que conheço desde 2007 e presentes nos fóruns do Beyond 3D, ler o mais que posso, perceber as tecnologias, como funcionam e quais os ganhos, vantagens e desvantagens das mesmas. Nada é atirado para o ar de forma aleatória, e independentemente de qualquer imprecisão há efetivamente estudo por detrás de cada artigo. Tentou-se sempre que as coisas fossem realmente o mais corretas e precisas possível e simplificar a sua explicação para que o leitor mais leigo as pudesse entender!

Mas tal dedicação não pode continuar. A idade começa a pesar, o tempo já não é o que era, há uma família, e um trabalho que parece aumentar a cada dia. A cabeça já não é o que era, os olhos estão cansados e as mãos já se queixam de 15 anos a teclar para a página e para outras situações do dia a dia.

Ja no ano passado, mais ou menos por esta altura anunciei nos comentários que iria acabar com a página! Não o fiz e a página aguentou-se mais um ano. Mas agora é oficial… a PCManias, tal como a conhecem, acabará nas duas primeiras semanas de Janeiro e o seu futuro é incerto.

Não a irei remover do ar! O domínio está pago até meio do ano que vem, e o alojamento tambem! A página vai-se manter no ar até lá, e certamente irei escrever aqui mais um ou outro artigo sempre que possa. Mas a colocação regular diária de notícias, essa acabará nessa data. É o fim de um ciclo que me custa por considerar a página uma criação pessoal da qual me orgulho, mas que não posso mais manter. Qual a intensidade do corte é algo difícil de dizer pois ao fim de 15 anos a PCManias faz parte da minha vida e o corte não será fácil.

Haverá sempre o fórum! Apenas para quem convidei ou possa vir a convidar, poderão sempre discutir lá situações que desejem e caso o desejem. Aliás com o fórum fiz algo que nunca fiz anteriormente, partilhei a minha identidade online das consolas para que possam ter contacto comigo e até jogar comigo. E essa situação era algo que nunca tinha partilhado com estranhos.

Enfim, não há muito mais a dizer. Espero que se mantenham por aqui até ao fim, e digo a todos que é um prazer estar deste lado. Espero que achem o mesmo! Desculpem qualquer coisa, mas manter uma página num local aprazível e onde se pode conversar, como podem ver pelo estado da maior parte dos websites na internet, não é algo fácil, obrigando por vezes a atitudes radicais.

Até uma próxima… um grande abraço a todos.

Não poderia terminar esta mensagem sem fazer uma pequena retrospectiva de algumas situações que levaram alguns a acusarem-nos de parcialidade. Na realidade tal nunca aconteceu, daí que irei fazer um breve resumo no qual enquadro alguns dos artigos mais polêmicos desta página, criando um enquadramento. E para tal cito a seguinte frase:

“A opinião é apenas uma questão de perpetiva”

Ao longo dos  dois últimos anos, foi opinião de muitos que a nossa postura de dar a conhecer a realidade das coisas se traduzia numa postura de fanboy Sony, quando na realidade apenas nos limitamos a comentar, de forma bem coerente, a realidade do mercado.

Eis alguns exemplos (infelizmente não pudemos manter os comentários pois devido aos recursos por eles ocupados só os armazenamos um ano):

A 15 de Fevereiro de 2013 abordamos um rumor sobre a futura, na altura designada Xbox 720 e o seu DRM anti-usados. Nessa altura publicamos um artigo com o título: “Poderá o sistema anti cópia e anti usados da Xbox 720 ditar a derrota antecipada da consola?“.

Nesta altura, ainda a consola nem sequer era conhecida e já nos apelidavam de parcialidade. Em 2015 todos sabemos que esta situação é uma das responsáveis pela má imagem da consola no mercado que perdura ainda hoje e que prejudicou tremendamente a mesma na altura do seu lançamento, tendo levado mesmo a Microsoft a recuar nestas políticas devido à má aceitação do público em geral.

Fanboy? Eu chamo-lhe realismo!

Da mesma forma, a 27 de Março de 2015 abordavamos um outro rumor sobre o Kinect e as questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores, num artigo denominado “Preocupações com a privacidade dos utilizadores da nova Xbox poderá ter mais razões do que se pensava“.

Sabemos igualmente agora que esta foi uma das queixas, particularmente após o escândalo revelado por Edward Snowden colocadas à política inicial da consola que não permitia sequer que o Kinect fosse desligado da consola e que ajudou a prejudicar a imagem inicial da mesma. E já o prevíamos em Março de 2017! A situação levou a uma série de comunicados explicativos da Microsoft que garantia que no entanto não tiveram qualquer efeito.

Fanboy? Mais uma vez eu chamo-lhe realismo!

Em Maio de 2013 a Xbox One é apresentada. E desilude tremendamente com o mundo em geral a mostrar desagrado face à apresentação feita onde as funções TV tiveram mais destaque que os jogos. A nós, tambem nos decepcionou neste artigo intitulado Porque motivo a apresentação da Xbox One me decepcionou“.

Naturalmente a postura gerou criticas e mais uma vez o termo fanboy veio à baila! Agora em 2015 sabemos que todos os pontos sobre os quais nos queixamos foram alterados pela Microsoft.

Fanboy? Eu chamo-lhe ser Gamer e procurar numa consola que ela seja boa para jogos, não para ver TV!

Em Julho de 2013, já com o hardware devidamente conhecido das consolas, iniciamos uma série de artigos exclusivos e comparativos sobre as capacidades das consolas. Apesar de na altura os recursos reservados serem ainda desconhecidos e como tal a informação neles presente apenas ser válida mediante o previsto à data, dávamos já a conhecer o que esperar a nível de performances em artigos como o intitulado “Xbox one e Ps4, com o drm fora o que as distingue“.

A indicação de que a PS4 seria o sistema mais completo e mais potente gerou um coro de acusações de parcialidade a favor da Sony.


Agora em 2015 sabemos sem sombra de dúvida que a PS4 se tem revelado o sistema mais potente com vantagens na resolução, efeitos e fps e isto apesar de uma série de optimizações do lado da XBox que removeu reservas de Kinect, forneceu mais um núcleo de CPU e até mudou o API

Fanboy? Eu chamo-lhe conhecimento de hardware!

Setembro de 2013 deu início à fase mais negra das acusações de fanboy! Tudo começou com um senhor Charlie Demerjian, suposto especialista em semicondutores e sistemas de redes e criador do website semiaccurate que, baseado nos esquemas da Xbox One apresentados pela Microsoft vem afirmar que a Xbox One tera um processador a 1.9 Ghz.  No entanto os seus argumentos assentavam numa série de pressupostos que não eram forçosamente verdadeiros, como o demonstrei no artigo intitulado “Xbox com cpu a 1.9 ghz, eis desde ja uma opiniao sobre o rumor“, refutando as afirmações e dando o rumor como pouco provável.

Em 2015 sabemos que tal era falso, mas na altura fui corrido com uma série de acusações de ignorância face ao currículo do senhor, e de parcialidade.

Fanboy? Eu chamo-lhe realismo e conhecimento da realidade!

A 14 de Agosto de 2013, ainda antes do lançamento da consola, e perante as ainda existentes queixas relativas às questões de privacidade, a Microsoft abandona a obrigatoriedade do Kinect estar ligado à consola. Na altura abordamos a questão com um artigo intitulado “Microsoft matou de vez a xbox one ou deu-lhe nova vida“, e onde defendíamos que a remoção era uma coisa boa que iria revitalizar a consola.

Os ataques foram vários, pois as opiniões são como as cerejas, e todos tem uma. Mas agora em 2015 sabemos que a Microsoft acabou inclusive por abandonar de vez o Kinect, vendendo a consola sem ele, e que tal foi um dos pontos que mais revitalizou as vendas da consola. O remover da obrigatoriedade de o mesmo estar ligado foi apenas o primeiro passo nesse sentido e já o prevíamos como algo de bom, especialmente pelo que acrescentava ao preço sem trazer verdadeiramente algo de significativo.

Fanboy? Eu chamo-lhe realismo!

Mas eis que logo depois, um determinado senhor de nome MisterXmedia arranca uma campanha totalmente absurda rodeada de paleio técnico e na qual, uma série de “crentes” aparecem como devotos seguidores, espalhando contra informação por toda a internet.

Se inicialmente ignoramos a situação, quando vários leitores começaram a falar aqui no Website sobre os rumores dando-os como verdade, dei início a uma série de desmentidos. O primeiro foi o artigo intitulado “Xbox e o segundo GPU – Verdade ou mentira” e no qual enumerávamos uma série de razões pelas quais não havia qualquer lógica no rumor.

Mais uma vez… Fanboy… A Xbox era o sistema mais poderoso alguma vez criado pelo homem… e eu era um aldrabão! Em 2015 sabemos que não há nenhum segundo GPU, mas curiosamente, mesmo após Albert Penello vir desmentir o rumor publicamente, ainda havia quem acreditasse que ele escondia a realidade.

Fanboy? Aqui o senhor em causa era mestre no uso do paleio técnico, pelo que compreendo que houvesse quem ficasse na dúvida. Daí que os nossos artigos desmentiam a situação tentando não entrar numa guerra técnica, mas usando explicações coerentes que todos pudessem perceber. E aqui bastava ler o que dizíamos e não acreditar no pai natal para se perceber onde estava a verdade.

Mas esse senhor MisterXmedia inventava novas tecnologias todos os dias, e outros artigos se seguiram a desmentir, como o entitulado “Misterxmedia desmascarado. Ultimo artigo refere dados fisicamente impossiveis” . E refiro este artigo em particular pois ele deu origem a que esse mesmo senhor (MisterXmedia) viesse comentar (em Inglês) na PCManias explicando como e porque o que dizia era verdade! Apesar de os argumentos partirem, como sempre, apenas de pressupostos!

Até hoje, e para o mais caricato da situação, na página desse senhor está uma referência à PCManias, onde sou apelidado de… Fanboy da Sony! E esta hein?

Fanboy? Mais uma vez chamo-lhe realismo e acima de tudo… HONESTIDADE!


Ainda em 2013, neste caso Setembro, e antes do lançamento das consolas, abordei aquilo que seriam a previsibilidade das diferenças das consolas. Nesse artigo de nome “Qual será a real diferença nas performances entre a ps4 e a xbox one“, realizado antes do overclock realizado à Xbox One (daí a indicação de 50% e não de 42%) previa que as diferenças fossem grandes no início, que fossem reduzindo com o tempo até se tornarem bem menores, crescendo novamente no futuro com o uso do GPGPU.

Em 2015 o que previ… aconteceu. O que virá agora com o GPGPU muito certamente já não estarei aqui para comentar. Mas lembrem-se do que foi aqui escrito!

Fanboy? Estou-me a repetir, mas mais uma vez eu chamo-lhe realismo!

Mas eis que escrevo um artigo, em 30 de Outubro de 2013, a explicar as diferenças entre as imagens divulgadas de Battlefield 3 na PS4 e na Xbox One, e onde, apesar da menor resolução, a imagem da Xbox parece mostrar maior nitidez de imagem. O nome “Ainda sobre as diferenças de Battlefield 4 na PS4 e Xbox One

A explicação era simples… um pequeno truque fotográfico que mexe no brilho, contraste e acuidade da imagem estava a ser aplicado na Xbox One!

Tal foi pessimamente aceite por muitos! Quem era eu para dizer isso? A realidade para essas pessoas é que a versão Xbox era superior pois a versão da PS4 estava comida devido a problemas diversos na consola que não permitiam o uso de texturas com tanta qualidade devido à Sony ter forçado uma maior resolução.

Em 2015 sabemos que a Xbox One sofreu durante muito tempo de um problema de acuidade devido a um filtro que era aplicado aos jogos e que inclusive tornava os negros demasiadamente vincados. Esse filtro que era a explicação para as diferenças acabou alterado antes do lançamento de Titanfall devido a queixas, mas ainda hoje existe em menor percentagem.

Fanboy? Eu chamo-lhe realismo e ter olhos na cara e capacidade para distinguir as coisas.

Mais recentemente tivemos o caso do DirectX 12. O molho secreto… Que em vários artigos, como “DirectX 12 – Explicado e corrigido“, onde colocávamos no contexto frases de Brad Wardell e DirectX 12 e “O futuro da Xbox” onde explicava-mos que o DirectX 12 já existia na Xbox One sob a forma de extensões ao DirectX 11 exclusivas, dava-mos a conhecer os ganhos que o DirectX 12 traria à consola, mas explicando igualmente que eles não seriam verdadeiramente significativos.

Era-mos, naturalmente… fanboys!

Actualmente já vários representantes da Microsoft vieram revelar que os ganhos na Xbox não serão, como referíamos, significativos. Quanto ao resto… não estarei cá para discutir.

Apenas como nota, e relativo a este artigo não posso deixar de destacar o artigo “DirectX 12 – que placas o suportam e a que nível” que muito antes da revelação oficial destes dados avançava já com uma lista do tipo de suporte. E quando a lista oficial saiu cerca de 2 meses depois, não precisamos de mudar uma virgula ao artigo.

Acima de tudo fico satisfeito em ver que houve muitas pessoas, leitores assiduos da PCManias que se aperceberam de todas estas situações e apreciaram o facto de ao logo de todo este tempo divulgarmos sempre a realidade das coisas. E isto mesmo sofrendo ataques pessoais à nossa integridade moral.

Já quanto aos outros que nos atacaram… lamento que tenham preferido optar por esse caminho. Mas compreende-se, pois como dizia a personagem Cypher em The Matrix, “A ignorância é uma benção“, e há quem prefira manter a mesma a aceitar a realidade.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (45)

  1. Sendo um leitor assíduo deste site à cerca de ano e meio é com pena que leio esta noticia.

    Agradeço todo o empenho prestado!

    Um Abraço!

    • Obrigado… espero que te vás mantendo por aqui até ao fim…

    • É uma pena eu tambem leitor do PCMANIAS ha um ano e meio tendo aqui aparecido poucas vezes pois meu feed é pelo Facebook. Mas devido a tempo, me falta para apreciar a pagina em sua inteireza. Realmente Mario se a decisão ja esta tomada, espero que te possa ver em outros tipos de midia, talvez podcast. Mas gostaria de que a PCMANIAS continuasse. Os leitores fieis da paginas poderiam até mesmo ser patrono, Para que o legado construído ate aqui não parasse.

  2. Uma pena Mario, esse era o único site que podíamos ter uma discussão longe do fanatismo, uma pena mesmo…

  3. poxa, este é o primeiro local que venho buscar informação a respeito dos games todas as manhãs.

    fiquei realmente triste com a noticia

  4. Poxa, não há nenhuma chance de rever essa situação? Gosto tanto desse site : \

    • Isso não há hipótese. Tenho mesmo de me afastar. Agora eu não vou acabar abruptamente. Inicialmente irei cortar nas noticias apenas colocando quando e o que puder. Com o tempo irei cortando cada vez mais. Mas porque não cortar logo tudo? Porque a PCManias faz parte da minha vida e dos meus hábitos. Mesmo que quisesse cortar radicalmente não conseguiria.
      Mas no entanto as alterações irão existir com o objectivo de acabar com a página e isso começará a meio de Janeiro.
      A realidade é que a partir dessa data não garanto mais nada.

  5. Conheci esse site a alguns anos, nunca fui muito de comentar, acredito que meu ultimo comentário tenha 3 anos. Bem, eu não vim aqui lamentar o fim do site, mas sim agradecer-lhe por ele, você fez um trabalho fantástico de sempre nos mostrar a verdade na época que os rumores da “nova” geração estavam para todos os lados, aham(misterXmedia)aham, eu lembro de todos os fanboys da Microsoft nos comentários tentando discutir, meu cérebro nem mesmo consegue se lembrar mas do nome deles.
    Muito obrigado Mario, abraços do Brasil.

  6. Conheci o PCmanias em 2013,me surpreendi com o conhecimento do Mario na area de tecnologia e afins,sempre dando noticias quentinhas com muito embasamento e conhecimento extra,Mario devo te agradecer por fazer um site tão bom,eu sou apaixonado por eletrônica e aprendi muito nesse seu blog,fora que tu és um gamer senhor Mario,e sempre tratou os consoles de igual pra igual dando noticias,criticas e elogios de forma igualitária para qualquer plataforma sempre pesquisando muito antes de dar sua opnião final.Mario boa sorte daqui pra frente é triste saber q a pcmanias vai acabar,esperamos que o forum mantenha-se vivo

  7. Prezado Mario,

    também fiquei triste com a notícia! Boa sorte nos teus caminhos, eu ainda acompanharei o site enquanto ele estiver disponível.
    Não participo muito, mas leio quase todas as notícias.

    Lembro a primeira vez que visitei a PCMANIAS, eu era avido por notícias do PS2 e a surpresa foi conhecer um site em português com um nível elevado de informação técnica. De lá para cá tenho acompanhado as informações do Mundo GAMER, informatica e tecnologia na PCMANIAS (uma referência confiável, sem as interferências tendenciosas do poder financeiro).
    Boa sorte!

  8. É uma pena Mario!
    Este site fazia me sentir em família….
    Espero que corra tudo bem na sua vida 🙂
    E boa sorte nas próximas etapas!

  9. Sou brasileiro e acompanho o site a mais de 2 anos diariamente e sempre tem algo enriquecedor aqui. O término da pagina vai fazer falta até porque o Mário com muita gentileza e paciência nos ensina e esclarece muitas coisas.
    Mario se futuramente alçar vôo mais alto algum plano mais ousado e novo quanto ao site deixe um comunicado aqui para eu te acompanhar.

  10. Uma pena Mario, esse é um dos poucos sites no qual se tem debates e discussões de alto nível, sempre com clareza e isenção. Mas entendo ser complicado e desgastante lidar com fanatismos descerebrados na internet, onde as pessoas perdem o juízo, defendendo essa ou aquela marca.

    Boa sorte na sua caminhada da vida, Mario. Pretendo frequentar mais assiduamente o fórum, para trocarmos ideias e sugestões de jogatina. Atualmente estou com o Xbox One.

  11. sinceramente já nem sei há quantos anos visito o site (e raro é o dia que não o visite) e hoje foi com muita pena que vi esta noticia
    em todo o caso só te tenho de felicitar pelo super trabalho que fizes-te ate hoje

  12. Realmente triste, um local de informação técnica inteligente e de forma acessível. Bom, boa sorte em tudo Mário, seu trabalho no tempo em que acompanhei foi excelente. E com o tempo é tentarmos os leitores manter a comunicação e discussão no Fórum Pcmanias.

    • Quem está autorizado a postar aqui e não tem acesso ao forum, deve-o solicitar (preferencialmente numa notícia com menos respostas). O acesso é só por convite para quem mostrar interesse e estiver habilitado a postar aqui sem moderação.
      Se algum utilizador está sob moderação mesmo assim quiser acesso, peça-o na mesma, que o seu historial será analisado.

  13. É com muita pena que vejo um site português de qualidade a anunciar o fim, adoro a forma técnica e imparcial das tuas análises. Enfim como o Mário já referiu a vida é feita de mudanças, que seja para melhor, boa continuação.

  14. Muito obrigado por tudo Mario e o site vai fazer muita falta e sempre o leio todas as manhas e quando chego ao final do dia. Um abraço do Brasil..

  15. Nossa Mario, essa noticia foi mesmo um soco no meu estomago. Seu site é unico e ele é umas das joias da rede. Eu o acesso todos os dias da minha vida, avido por informações unicas. Uma pena para nós leitores, mas tenho certeza que sua familia fica mais feliz. Tempo para a familia é tudo, e qualquer hora com ela com certeza fara a diferença em sua vida. Infelizmente você não me deu um login no forum. Se o fizer ficaria muito grato. Desde já lhe agradeço, por todas o conhecimento que aprendi com você.

  16. Sou leitor diário do site tem mais de 2 anos. Não sou muito de comentar, mas esse foi de longe o melhor site informativo de games que conheci. Realmente uma pena ter que acabar, tenho o costume de todo dia verificar as notícias. Mas é isso, só tenho a agradecer a você Mário pelo seu empenho e por seu excelente trabalho. Tudo de bom .

  17. É com enorme tristeza que leio estas linhas, mas não posso dizer que fiquei surpreendido, já andavas a dar sinais de que querias desistir, e não é para menos, nos dias de hoje é dificil lidar com comunidades, especialmente de videojogos.
    Acredito plenamente que não foram as articulações dos dedos a acusarem o uso ou a vista cansada, mas sim as sucessivas alfinetadas na integridade e honestidade do teu carácter que te levou a desistir, não mata mas mói, e além disso, tens que manter uma postura neutra que também não é fácil.

    Espero que que os artistas que te foram desgastando, e ainda desgastam, estejam contentes, finalmente vão poder viver felizes na sua própria bolha onde a sua Xbox One é a melhor consola de todos os tempos, a vocês, muito obrigado por contribuirem para o fecho de mais um site bom, onde não estamos a levar com redatores ignorantes e desonestos e onde tinha-mos artigos extremamente interessantes, espero que estejam mesmo muito contentes.

    Sinceramente, um gajo queixa-se cada vez mais da falta de credibilidade dos sites que falam sobre o que mais gostamos e de como são tendenciosos, e na sua esmagadora maioria são-no, olha-mos para estes sites como um mal crescente na industria, e no entanto, quando existe um dos poucos sites que marca a diferença, é a própria comunidade com a sua clubite senil, que desfere o golpe, irónico no minimo…

    Da minha parte Mário, desculpa qualquer coisa, desculpa algum excesso, acho que gosto demais deste meio e desprezo em demasia os tipos que o tornam tóxico, quando aqui cheguei, foi por mero acaso, e bastou um artigo para perceber que aqui podia filtrar o rio de treta que inundava a net, a partir dai, todos os dias em que o meu PC liga, 365 dias por ano, está sempre um separador da PCManias, vou ter saudades de ler os teus artigos e as tuas respostas aos espertalhões, espero sinceramente que tenhas gostado dos artigos que escrevi para ti, para o site, para a comunidade, foi com muito gosto, e ainda tenho pelo menos mais 2 antes de Janeiro, serão certamente os últimos, mas a vida continua, ao menos arranjei mais um companheiro para a jogatina! 😉

    • Infelizmente José, os olhos e as articulações nas mãos são mesmo o real motivo. Passo o dia em frente ao monitor e teclo constantemente. E faço-o quer por trabalho quer pelo meu hobby favorito que são os videojogos.
      Ora eu ainda espero ter muito tempo quer de trabalho quer de jogatina mas quando me aparecem estas primeiras queixas é altura de perceber que tenho de dosear a coisa e diminuir o ritmo. E a PCManias, uma paixão que irei abandonar com lágrimas nos olhos (e acho que ainda não caí em mim nesse sentido) acaba por ser o elo mais fraco.
      A minha dúvida é como vou fazer sem ela. Ao longo dos tempos habituei-me a arranjar tempo para ela, a preocupar-me com ela, a estar atento a comentários, a defender a página dos mais de 6000 ataques que tem por dia e todos os dias… Que agora com este tempo nas mãos… Não vai ser fácil superar. E é por isso que pretendo largar a página faseadamente e não de vez sendo que na primeira fase a ocorrer após o meio de fevereiro apenas deixarei de me preocupar sobre se consegui ou não meter as duas notícias diárias podendo faze-lo ou deixar cair algumas. E depois aos poucos vou-me preocupando menos.
      Quanto aos que me atacam na minha integridade… Honestamente acabam por não o fazer. Sinceramente a minha imagem preocupa-me, e sei que sempre fui frio na forma como revelo as notícias (e nem deveria ser de outra forma pois o vir com paninhos quentes é que é o errado), mas sempre soube que me limitei a informar e que a informação que dei sempre foi correcta e vocês a última coisa que se podem queixar é de terem sido enganados aqui. Enganados andam aqueles que me apelidaram de parcial, mas quanto a esses só tenho é pena deles pois vivem no mundo deles e recusam-se a ver as coisas.
      Ao fim de todo este tempo contínuo a dizer: uma consola é algo muito pessoal e cuja escolha não deve tomar em conta só o hardware mas igualmente o software. Ambas as consolas são boas e nenhuma deixa quem a compra insatisfeito. Mas a PS4 é a nível de hardware superior e isso sempre o será. E nesse aspecto não há nada que se vá alterar no futuro.
      PS: está linha é para ti exclusivamente. Obrigada pela ajuda. Pena tenho de não te conhecer pessoalmente, mas espero que possa vir ainda a jogar e a falar bastante contigo online. Um grande abraço.
      PS2: Aparece no fórum

    • Realmente triste que ira acabar, porem seu comentario acima é a realiddade de muitos em sites e blogs, nao culpe as pessoas por gostar de um console x ou y, pelo seu comentario a culpa veio dos fans de X box isso é totalmente fora do normal.

      • Mas tu tens dúvida que os fans da XBox são dos grandes responsáveis pelo facto de a consola não estar a ter mais sucesso do que tem?
        Foi exatamente o espalhar de rumores falsos e de se noticiar tudo o que era dito sobre a consola como sendo verdade que deu cabo da sua imagem. Conforme as coisas iam sendo desmentidas as pessoas iam perdendo a credibilidade e receando aderir à mesma!
        Foi exatamente por se passar a imagem de que a consola era muito superior ao que era e depois se vir a confirmar que afinal era inferior à PS4 que levou a que muitos tivessem, e se calhar ainda tenham, receio de aderir à consola. Afinal o que se viu é que o que se dizia sobre as potêncialidades da consola eram algo exagerado, e com essa imagem em mente certamente houve ou haverá muitas pessoas que acreditam que a consola possa ser ainda pior do que o que se vê.
        Os fans da Xbox não ajudaram nada na presente geração. Absolutamente nada! Aqui na PCManias coibi-me muitas vezes de falar sobre certos assuntos pois não queria ferir sensibilidades. E isso é algo que me censuro até hoje… Não há que paternizar situações, a informação tem sempre de ser isenta sob pena de ser um mau serviço.
        É nesse aspecto que a PCManias era diferente. Quando obtive os apoios das empresas que obtive foi com uma condição bem clara. Eu analiso… mas se for mau… eu digo que é mau! Não julguem que só porque analiso e me fornecem material me sinto na obrigação de dar avaliações positivas. Porque isso nunca aconteceu!
        Agora aconteceu outra coisa… para evitar isso mesmo era eu que solicitava o material que queria analisar. E como eu estava mais interessado em dar a conhecer o que era bom do que o que era mau, só solicitava produtos que sabia serem de maior qualidade.
        Atá houve um caso em que a minha análise ao Router RT-N12 da Asus lhe apontou defeitos, mas a Asus teve o cuidado de anotar o que apontei e reportar à ua equipa para corrigir essas falhas no firmware. E elas foram posteriormente todas corrigidas com a empresa a ter o cuidado de nos fornecer a versão Beta das suas novas drivers para testarmos. Essa notícia está aqui.

        Ora onde quero chegar é que se sempre analisei com imparcialidade os produtos, porque o deveria fazer de forma diferente nas consolas? Por serem consolas? Por terem a marca Sony ou Microsoft?
        Caro Janaina… Eu nunca insultei aqui ninguém na minha página limitando-me a defender a qualidade da conversação aqui mantida e abolindo esses comentários, mas era diariamente ofendido e insultado por fans da XBox. E isto porque eu me limitava a ser honesto para com eles, mas eles não queriam ouvir a honestidade, queriam ouvir a história da carochinha.
        E a realidade dos outros blogs… nunca foi a da PCManias… Aqui nunca fomentei a bandalheira, e é por isso que nestes comentários todos aqui colocados as pessoas referem que a página era diferente e dos poucos sítios onde se discutia civilizadamente.

        • Mario imparcialidade ou nao de sua parte fica a criteiro de quem le e entende suas colocações,Realmente assim como a marca da MS e tivemos leva de pessoas da marca da Sony a enxer de baboseiras sites,blogs etc. Entendo que mostrar a realidade dos fatos é ótimo e real, porem vimos que nesta geração pessoal se apegam a detalhes que nao fazem diferença.Vi vários artigos em começo desta geração e nestas analises solidas me basearia em qual comprar.As pessoas precisam apreender a ler e entender o significados, Sempre fui da opinião que diversão vem em primeiro lugar e lucro deixa para empresas, Marketing negativo ou positivo ficam por conta de seus agentes e cabe eles fazer um bom console e jogos. Por isso discordo que fans da Marca foram causadores de tais dores de cabeca, fanatismo nao esta ligado a diversao e sim a opiniao de quem nao sabe bricar. Passe bem e se divirta idependetemente de que marca mais gosta. realidade muitas vezes existe em paramentros que nao encaixa para uns.

          • Vou-te contar uma história real e o motivo pelo qual disse o que disse.
            Tenho um amigo que está na Holanda. Na altura da primeira XBox/PS2 ele comprou uma consola usada da Microsoft e desde essa altura tornou-se um amante de Halo e da Microsoft. Comprou uma 360 e sem alguma vez o ter considerado fanboy, honestamente desabafava-me que preferia a consola da Microsoft às da Sony.
            Faz agora uns dias ele telefonou-me. Queria saber mais sobre a PS4 porque queria comprar uma. E eu estranhei e conhecendo-o muito bem perguntei: Tu… Uma consola da Sony? Mas tu sempre preferistes a XBox. E na PS4 não tens o Halo que tanto gostas.
            A resposta surpreendeu-me. Segundo ele andou em fóruns ao longo de todo este tempo e acompanhou tudo o que foi dito sobre a XBox tendo constatado que tudo o que ouviu dos fans dela… Era treta!
            E por isso não sabia o que esperar da consola! E como Halo 5 nem sequer era full HD e tinha vendido pouco, achava que a consola devia ser um barrete e que o que ouvia agora sobre ela continuava a ser o hype dos fans dos últimos anos uma vez que os jogos PS4 eram regularmente superiores.
            Eu estive-lhe a explicar que isso não era assim! Que realmente houve muita contra informação, mas que a consola, apesar das diferenças de resolução valia a pena, que eu tinha uma e que gostava dela e que a recomendava, especialmente para ele e as suas preferências.
            Falei-lhe da retrocompatibilidade e que Halo 5 era um excelente jogo, e convenci-o! Ele comprou a consola com Halo 5 na Black Friday e está super satisfeito.
            Achas que esta é uma atitude de alguém parcial? Há vários leitores de PCManias que me perguntaram que consola deviam comprar. E eles estão aqui! Pergunta-lhes a quantos eu referi uma marca! Na realidade a minha resposta sempre foi que o hardware não é tudo, que uma consola vale igualmente pelo software e que as escolhas deverão acima de tudo depender dos gostos de cada um pois os exclusivos de cada lado são diferentes.
            Aqui na PCManias eu faço análises técnicas. E nessas não tenho como mentir. Mas nunca, mesmo nunca recomendei a consola A sobre a B pois os jogos são algo muito pessoal. Aqui limito-me a relatar notícias e factos.
            Daí para a frente és livre de fazer o teu juízo, mas terás de o fazer em consciência. Eu com a minha estou bem!

  18. Como o fernando disse , esse é um dos poucos sites que podemos discutir sem o fanatismo , é uma pena realmente que vá acabar .

    Mário , tenho muita curiosidade em saber o que o misterxmedia disse nos comentários , o que ele disse , você lembra ? e o que ele disse sobre o pc manias no site dele?

  19. Acho realmente uma pena, esta noticia Mario!

    É dificil alguem como vc que acompanha os games desde o inicio, que seja imparcial em relação as noticias, com visão tecnica de hardware que consegue traduzir isso a uma linguagem fácil para o leitor (como nas explicações sobre computação assincrona, não achei em nenhum outro lugar uma explicação tão boa que entregasse tão mastigado como isso funcionaria com os jogos e mais especificamente com as plataformas de jogos atuais).

    Sou brasileiro (de origens portuguesas) e leio diariamente seus posts.

    realmente triste, e tenho esperança que continue a manter o site

  20. Geralmente não gosto de comentar notícias tristes que afetam diretamente a minha rotina.

    Infelizmente em menos de 1 ano 2 sites sobre jogos em que eu diariamente acompanhava irão acabar, o primeiro foi um síte brasileiro GameGeneration e o último será o PCManias. Mais uma vez minha rotina será alterada, agora para acompanhar outros sites cujo comentários são povoados por guerras de fanboys.

    Acompanho jogos desde 1992, porém foi somente nesta última geração que tive novas experiências que todos os gamers gostam de vivenciar, foi nessa geração que acompanhei desde o início a concepção e revelação dos novos consoles, conferências assistidas (MS, Sony), pela 1ª vez comprei um realmente console novo, 0Km e com caixa lacrada (Isso importa para colecionador) e praticamente no início da geração( 6 meses após o lançamento).

    Conheci o PCManias no pré-início dessa geração, provavelmente o 1° trimestre de 2013, lembro que buscava informações sobre o hardware do PS4, acho que as especificações do One ainda não tinham sido divulgados.

    Depois de conhecer o PCManias criei uma rotina, nos dias úteis, ao chegar no trabalho, sempre visualizo o 1° artigo do dia e ao voltar do almoço vejo o 2° artigo, nos finais de semana e feriados sempre visualizo após o almoço. Aos poucos tento colocar a visita à página do fórum PCManias na minha rotina e incentivar aos outros leitores a utilizá-lo.

    Entendo a situação do Mário, com o tempo ficamos mais cansados e em momentos da vida temos que abdicar de coisas que gostamos de fazer. Já passei por situação semelhante, não com um página web, mas que envolvia games. Tive uma locadora de videogames, tipo de serviço que teve seu auge nos anos 90 e 2000 no Brasil, dedicava todo meu tempo para ela, todos os dias. Infelizmente acabou devido um assalto realizado, iríamos voltar e montar uma nova, mas ao lembrar a rotina que eu levava me fez decidir a acabar com o negócio.

    Por esses motivos apoio a decisão do Mário, os anos passam, ficamos mais cansados e devemos dar mais atenção para a família, principalmente quando temos filhos, a exemplo do Mário.

    Por fim agradeço ao Mário por 2 anos (quase 3) de informações técnicas, de ser o mais imparcial possível e de revelar que informações oriundas de pessoas parciais(o vulgo misterX) são falsas e tendenciosas. Boa sorte nessa sua nova etapa!

  21. E porque não deixa outra pessoa escrevendo e cuidando do site? No caso você só ficaria supervisionando de vez em quando, pra que o site não fugisse muito do seu padrão.

    • Se eu tivesse alguém com quem dividir a carga seria uma hipótese. A questão é que isto é um website não lucrativo e quem ajudasse teria de ser por carolice.
      O Bruno e o Galvão ajudaram um pouco, mas seria preciso muito, mas mesmo muito mais. E poucas pessoas estão interessadas nisso.

      • Você poderia abrir no site uma área de colaboração, ou seja quem quisesse inserir uma notícia, um artigo, um review, um detonado, uma dica, etc, poderia assim compartilhar através da área de colaboração da pcmanias. No caso quem quisesse cooperar teria que ser por gosto, e não por interesse. Eu acho que alguns aceitaria fazer por gosto mesmo e para adquirir experiência também, como eu mesmo. Você selecionaria as pessoas que quisessem colaborar e ficaria supervisionando de vez em quando, assim você iria ficar com tempo e carga mais livre. É uma sugestão.

        • Não é fácil. Vocês Brasileiros por exemplo escrevem de forma muito diferente, com estruturas e palavras que são pouco comuns em Portugal. Isso não impede que haja total entendimento, mas certas frases soam-me a estranho (recordas-te da minha questão sobre o uso do termo hilário em vez de hilariante e que até foi mal entendida pelo leitor?).
          Mesmo em Português com as ajudas que tenho revejo os textos para garantir que o escrito está de acordo com aquilo que a experiencia, bem ou mal, me indica que parece ser mais compreensível e associando os textos à identidade e imparcialidade do site. Agora em Brasileiro seria certamente mais complicado para mim.
          Mas pior ainda a PCManias não permite isso.
          Quem sabe com um fórum aberto isso podia ser diferente e poderia dar acessos de moderador a alguns de vocês onde colocariam notícias que depois todos discutia os. Se calhar ainda instalo um fórum sem as limitações do atual e avançamos com essa ideia para se tentar ver no que dá, mantendo o atual para coisas mais privadas.

          Fiz grandes alterações ao fórum atual para testar algumas coisas… mas no entanto não vejo grande atividade vossa por lá e nem muitos pedidos de adesão.

          • É verdade, na hipótese de você abrir essa área de colaboração da PCManias, seria para os leitores Portugueses que gostam do site e que quisessem colaborar, desse modo a escrita não iria fugir do padrão linguístico de Portugal e também ficaria mais fácil para você supervisionar.

  22. Mário, existe algum site ou blog sobre tecnologia que você possa nos indicar? Algum no mesmo estilo que o seu, de preferência em Português. Estou pedindo pois só acompanhava o seu, e creio que sentirei falta depois, pois gosto bastante de tecnologia.

  23. Eu não consulto nenhum website nacional. No que toca a notícias prefiro visitar os websites que são as fontes das notícias e não aqueles que as dão. Há sempre perdas nas traduções e deturpação das coisas!

  24. Que pena!

    Logo agora que descobri este site genial!

    Senhor Mário, pelo pouco que conheço este é o melhor site em português sobre games e consoles (na parte técnica).
    Fé em DEUS e sejas feliz.

  25. Muito Triste Mario,procurei tanto website com imparcialidade e quando encontro apos alguns meses de convivencia leio esta noticia.Voce e merecedor de tudo melhor,ficamos orfaos,mas o seu site isto fica de legado de um excelente trabalho de pessoas que entendem mesmo do assunto e nos ajudam a entender melhor esta maravilhosa industria.Parabens Mario e ao Fernando que orugulho de dizer que e brasileiro.Parabens,parabens.

  26. Mario, sabíamos que este dia ia chegar. Com muita pena vejo que ele chegou.

    A PC Manias fez algo que muitos outros sites são incapazes de fazer: para além de informar, educou! As notícias que partilhaste aqui não eram apenas notícias, mas informação já analisada, filtrada, tratada e agregada. Eu que acompanho o site desde o momento em que as novas consolas foram anunciadas, posso dizer-te que me educaste. As consolas, equipamentos que uso há vários anos, eram todo um mundo novo que eu desconhecia e que descobri aqui. Que ao ler este site não perdi o meu tempo com informação da treta que não serve para nada. Quem me dera que sites ditos profissionais, que se financiam e ganham dinheiro e sabe-se lá que regalias, tivessem artigos da qualidade daqueles que tive a sorte de ler aqui.

    Sei porque o fazes e a tua vida e saúde primeiro. Terei muita pena de ver a PC Manias ir-se. Mas tens o direito e o dever de o fazer. Quero contudo transmitir-te o seguinte: não apenas informaste pessoas, inspiraste-as também. Independentemente do que certas pessoas que têm problemas em lidar com a realidade digam, tem consciência que inspiraste pessoas.

Os comentarios estao fechados.