25 anos de playstation

Playstation 1, 2, 3 e 4… podem ser poucos números, mas eles encerram 25 anos de história… e uma história que marcou muita, mas mesmo muitas gente.

Na realidade a história da Playstation teve ainda mais duas consolas, a PSP e a Vita, mas é das versões de mesa que o sucesso da Playstation se fez. São 25 anos de história, e toda ela de sucesso!

A Playstation entrou na história dos videojogos faz 25 anos… e a realidade é que a mudou! Mudou-a de forma radical ao ponto que a história da Playstation e dos videojogos se tornou indissociável.

A playstation original basicamente trouxe o 3D para as consolas caseiras. Com ela apareceu aquele que foi o seu Gamepad, uma inovação histórica no conceito de design e ergonomia, que ainda hoje é seguido por todos os controladores do mercado. Trouxe igualmente os discos (CD-650 MB) como media, algo que desde essa altura tem sido o standard seguido por todas as empresas.

Basicamente a Playstation original foi a consola que mais mudou o mercado. Os seus conceitos ainda hoje são a base do que é feito, e nunca mais nenhuma consola conseguiu inovar da mesma forma.



Mas desde essa altura já assistimos a quatro gerações de hardware (bem como a duas versões de portáteis). E apesar de outras empresas que estavam neste mercado terem aparecido ou desaparecido, a Sony tem-se mostrado irredutível, criando aquelas que tem sido das consolas melhor sucedidas a cada geração e acima de tudo de todos os tempos. A PS2 lidera aí com mais de 150 milhões de unidades vendidas, com a PS4 a aparecer atrás com mais de 100 milhões.

Mas se as consolas dependem do hardware, é do software que elas vivem, e ao longo destes 25 anos, a Sony brindou-nos com títulos inesquecíveis, jogos de elevada qualidade, acompanhadas de histórias de qualidade que nos marcaram e ainda hoje, 25 anos depois, continuam a marcar. Aliás a Sony associou os videojogos às grandes histórias, e isso é para eles hoje uma imagem de marca.

Mas apesar de a Playstation original ter sido a consola que mais inovou, as restantes não dormiram à sombra da bananeira, e sendo pioneiras nisso ou não, a realidade é que trouxeram todas elas novidades à familia Playstation. A PS2 acrescentou o online e o suporte a discos rígidos, e levou o media do CD para o DVD, bem como nos trouxe o Playstation Eye que dava acesso a jogos onde o jogador com os seus movimentos interagia com o ecrã.

A Playstation 3 tornou o online e o disco rígido um standard, passou o formato dos media para o Blu Ray, acrescentou o suporte de imagem 3D, e trouxe-nos os comandos de movimento, os Move.

Já a Playstation 4 trouxe-nos o HDR, e a realidade virtual.

Entre os naturais avanços tecnológicos vividos entre as gerações que as distinguiram e que tornavam necessário quase descrever as especificações de cada consola, destacamos os pontos de cima por os acharmos como os mais relevantes no que toca à inovação criada dentro do mundo das consolas., tornando-se uma base para as gerações seguintes de consolas se apoiarem.



Acima de tudo, uma das características que tem distinguido a Sony ao longo dos anos, é a entrega de produtos que vão de encontro ao que os clientes pretendem. Não é a única, mas é sem dúvidas das melhores sucedidas, e nesse aspecto não será alheio o facto de a marca Playstation figurar no Guiness book of records, como a marca de consolas que mais vende. Aliás as duas consolas de mesa mais vendidas de sempre são Sony, a PS2 e a PS4.

Com 25 anos em cima, 25 anos que acompanharam a minha geração e a apanharam na sua juventude, a marca Playstation ainda hoje fascina miúdos e graúdos, muitos deles como eu, que acompanharam a marca desde sempre. Daí que se os parabéns são devidos, o certo é que sinto que devo mais ainda à marca Playstation. E isso é o meu muito obrigado por 25 anos de magia e inovação, que espero continuar a dever-vos por muitos e muitos anos!

 

 

 





error: Conteúdo protegido