25 anos de playstation

Playstation 1, 2, 3 e 4… podem ser poucos números, mas eles encerram 25 anos de história… e uma história que marcou muita, mas mesmo muitas gente.

Na realidade a história da Playstation teve ainda mais duas consolas, a PSP e a Vita, mas é das versões de mesa que o sucesso da Playstation se fez. São 25 anos de história, e toda ela de sucesso!

A Playstation entrou na história dos videojogos faz 25 anos… e a realidade é que a mudou! Mudou-a de forma radical ao ponto que a história da Playstation e dos videojogos se tornou indissociável.

A playstation original basicamente trouxe o 3D para as consolas caseiras. Com ela apareceu aquele que foi o seu Gamepad, uma inovação histórica no conceito de design e ergonomia, que ainda hoje é seguido por todos os controladores do mercado. Trouxe igualmente os discos (CD-650 MB) como media, algo que desde essa altura tem sido o standard seguido por todas as empresas.

Basicamente a Playstation original foi a consola que mais mudou o mercado. Os seus conceitos ainda hoje são a base do que é feito, e nunca mais nenhuma consola conseguiu inovar da mesma forma.



Mas desde essa altura já assistimos a quatro gerações de hardware (bem como a duas versões de portáteis). E apesar de outras empresas que estavam neste mercado terem aparecido ou desaparecido, a Sony tem-se mostrado irredutível, criando aquelas que tem sido das consolas melhor sucedidas a cada geração e acima de tudo de todos os tempos. A PS2 lidera aí com mais de 150 milhões de unidades vendidas, com a PS4 a aparecer atrás com mais de 100 milhões.

Mas se as consolas dependem do hardware, é do software que elas vivem, e ao longo destes 25 anos, a Sony brindou-nos com títulos inesquecíveis, jogos de elevada qualidade, acompanhadas de histórias de qualidade que nos marcaram e ainda hoje, 25 anos depois, continuam a marcar. Aliás a Sony associou os videojogos às grandes histórias, e isso é para eles hoje uma imagem de marca.



Mas apesar de a Playstation original ter sido a consola que mais inovou, as restantes não dormiram à sombra da bananeira, e sendo pioneiras nisso ou não, a realidade é que trouxeram todas elas novidades à familia Playstation. A PS2 acrescentou o online e o suporte a discos rígidos, e levou o media do CD para o DVD, bem como nos trouxe o Playstation Eye que dava acesso a jogos onde o jogador com os seus movimentos interagia com o ecrã.

A Playstation 3 tornou o online e o disco rígido um standard, passou o formato dos media para o Blu Ray, acrescentou o suporte de imagem 3D, e trouxe-nos os comandos de movimento, os Move.

Já a Playstation 4 trouxe-nos o HDR, e a realidade virtual.

Entre os naturais avanços tecnológicos vividos entre as gerações que as distinguiram e que tornavam necessário quase descrever as especificações de cada consola, destacamos os pontos de cima por os acharmos como os mais relevantes no que toca à inovação criada dentro do mundo das consolas., tornando-se uma base para as gerações seguintes de consolas se apoiarem.

Acima de tudo, uma das características que tem distinguido a Sony ao longo dos anos, é a entrega de produtos que vão de encontro ao que os clientes pretendem. Não é a única, mas é sem dúvidas das melhores sucedidas, e nesse aspecto não será alheio o facto de a marca Playstation figurar no Guiness book of records, como a marca de consolas que mais vende. Aliás as duas consolas de mesa mais vendidas de sempre são Sony, a PS2 e a PS4.

Com 25 anos em cima, 25 anos que acompanharam a minha geração e a apanharam na sua juventude, a marca Playstation ainda hoje fascina miúdos e graúdos, muitos deles como eu, que acompanharam a marca desde sempre. Daí que se os parabéns são devidos, o certo é que sinto que devo mais ainda à marca Playstation. E isso é o meu muito obrigado por 25 anos de magia e inovação, que espero continuar a dever-vos por muitos e muitos anos!

 

 

 



25
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
17 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
EwertomEwertomJosé GalvãoDavid MartinsCarlos Zidane Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Vitor PG
Visitante
Vitor PG

PlayStation é sempre o melhor console da sua geração, foi assim com o PS1,PS2,PS3,PS4 e será assim com PS5,PS6…

Edson
Visitante
Edson

Parabéns pelos 25 anos de muita qualidade! Ps sempre foi sinônimo de diversão, qualidade e acessibilidade!

bruno
Visitante
bruno

25 anos, imensas memorias.

Posso dizer sem sombra de duvida que adorei todas as PS que ja tive, incluindo as portateis.

A PS2 marcou-me e nela usufrui da PS1 e da PS2. Mark of Kry, RE 4, God of War, Destroy All Humans, Golden Eye, Tomb Raider (todos lancados ate a altura), Balck, Killzone, Tekken. Na minha opiniao esta foi a era dourada da criatividade, inventividade e imaginacao em que nao havia problemas em tentar ir mais longe e ser revolucionario. Algo que se tem perdido imenso nos ultimos anos com copias atras de copias do mais do mesmo.

A PS3 foi a introducao do HD. E a Sony nao perdeu a sua assinatura de qualidade. Os dois primeiros titulos que joguei na consola foram Heavenly Sword e Uncharted 2. Seguiram-se RE5, os outros Uncharteds, Assassins Creed e muitos, muitos outros. A consola cresceu sobre as bases da PS2 desenvolvendo o eye toy com o move, entregando os mesmo titulos family party e assim por diante. No entanto foi tambem a geracao de dominio dos FPS e recordo-me de anos em que as novidades de peso eram todas FPS.

Mas enfim, que palavras para descrever uma geracao que nos agraciou com perolas como TLoU, Bioshock Infinite, Heavy Rain, Uncharted 2, Dead Space e muitos muitos outros? Alem disso, que no fim ainda nos entrega algo que considerava ser impossivel como Hitman Absolution, Batman Arkham, Alien Isolation ou The Evil Within? Ainda tenho uma PS3 e nela continuo a jogar.

A PS4 e talvez, na minha opiniao, o melhor hardware criado pela Sony. Nao e o mais revolucionario (alias, ha uma parte interessante no numero da GameInformer este mes que descrevem que o Cell da PS3 tinha mais poder bruto que ate a melhor oferta atual da Intel, algo que me deixou parvo), mas nao ha duvida que e aquele que melhores resultados debitou. E isso traduziu-se numa excelente qualidade grafica e visual permitindo um nivel de polimento que nao era possivel antes. Esta foi tambem uma geracao de voltar as origens depois da loucura da so online e das microtransaccoes.

Depois das duvidas e dos terrores inciais sobre “fraco” hardware e das alegacoes de que a consola foi explorada ao maximono inicio (algo que asseguro ja foi desmentido por titulos recentes como Horion Zero Dawn (antes Killzone e Until Dawn) para Death Stranding, Rise of Tr para Shadow of TR, Uncharted 4 e Uncharted Lost Legacy e agora TLoU part 2). E ma geracao como qualquer outra, com hardware a ser aproveitado como o foi em qualquer outra geracao e a entregar resultados fantasticos.

Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

Off topic: Que história é essa de Horizon Zero Dawn no Pc em 2020? Boato sem fundamento, ou…

bruno
Visitante
bruno

Foi avancado pelo mesmo tipo que disse que Death Stranding iria surgir no PC.

Se realmente assim o e, entao valente asneira da Sony.

Andrio
Visitante
Andrio

se assim for com os outros jogos excluisvos, devo migrar para o PC.
Tava conversando com o livio sobre isso.

Livio
Visitante
Livio

Pois é, acho estranho liberarem o HZD visto que semanas atrás Cory Barlog disse que gostaria de ver God of War no PC, mas a Sony barrou. Achei estranho porque HZD se tornou um jogo importante para o PS sendo um dos principais jogos no marketing do console.

Falando em Cory Barlog ele soltou semanas atrás mensagens enigmáticas, alguns interpretam que ele deixou a Sony devido barrarem GoW no PC e por terem colocado o antigo diretor da Guerrila para dirigir a Sony Worldwide Studios, já eu acho que ele foi promovido para a SIEE pois pegando a tradução do código morse de uma das últimas mensagens tínhamos referência a sigla.

bruno
Visitante
bruno

Nah, ele continua na Sony.

Apesar de não entender qual foi a dele com aquele twit.

Em conversa com o Jason Schreier este disse-lhe: estou aterrorizado com o que estás a fazer Cory.

Livio
Visitante
Livio

Pois é, acredito no caso dele ter sido promovido ou de estar em uma nova IP, sair da Sony não é o que cogito.

Acho que a revelação do que ele está a fazer vai ser em algum evento Sony, provavelmente o que abordará o PS5

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Parabens a marca Playstation, sinonimo de qualidade sempre

Andrio
Visitante
Andrio

No twitter rolou uma corrente sobre quais jogos mais marcaram em cada PS.
Essa foi a minha lista

PS1: Metal Gear Solid
PS2: Metal Gear Solid 3
PS3: The Last of Us
PS4: God of War ( ate agora) 😁

Qual seria a de voces?

bruno
Visitante
bruno

PS1 – Tomb Raider
PS2 – God of War 2
PS3 – Uncharted 2
PS4 – Horizon Zero Dawn (n contei sequelas mas novos IPs da geração)

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

PS1 – Tem tantos, mas vou de Tekken 3
PS2 – Winning Eleven 11
PS3 – The Last of Us
PS4 – Horizon Zero Dawn

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

PS1 – Resident Evil 2
PS2 – God of War 2
PS3 – The Last of Us
PS4 – Uncharted 4

José Galvão
Visitante
José Galvão

PS – Resident Evil 2
PS2 – God of War 2
PS3 – The Last of Us
PS4 – Bloodborne

Ewertom
Visitante
Ewertom

PS1:Soul Edge,Resident Evil1,Xenogears,Metal Gear
PS2:Metal Gear 3,Shadow of the Colossus,Resident 4,Final Fantasy 12
PS3:Uncharted 1 e 2,The last of Us,MW2
PS4:Uncharted 4,Until Daw,Detroit.The Last of US part 2,Ghost of Tsushima

David Martins
Visitante
David Martins

Eu era distante do playstation 1, jogava mais jogos multiplayers do Nintendo 64 com os amigos da rua (porém hoje eu ainda jogo medal of honor e Dino Crisis no meu PS2), comprei o playstation 3 com meu primeiro salário por causa dos jogos singleplayer Uncharted 2, Resistance, God of War 3, só depois tive um playstation 2 mas já estava ultrapassado e não tinha mais entusiasmo, minha maior biblioteca é a do playstation 4. A empresa mais bem sucedida na história dos videos games (e pensar que tudo começou com uma traição da Nintendo, nem a própria Sony tinha interesse em se evolver com videogames).

Edson
Visitante
Edson

Ps1- Crash Bandicoot 3 Ps2- GOW ps3- Uncharted 3 Ps4- Uncharted 4