97.5% dos ciberataques a smartphones ocorrem na plataforma Android

A Karsperky alerta que o Android, ao permitir a instalação paralela de aplicações, torna o sistema operativo dos mais inseguros do mundo.

Os números são esmagadores: 97.5% dos ciberataques feitos a ecossistemas moveis são realizadas na plataforma da Google.

Quem revela estes dados é a Kaspersky que não deixa porém de referur a grande popularidade do sistema operativo apontam a grande popularidade do sistema operativo como uma das causas do grande volume de ataques.

E dado que os cibercriminosos atacam onde sabem que vão conseguir provocar mais estragos, a plataforma torna-se de excelência.

No entanto a situação poderia ser bastante minimizada, pois segundo a Kaspersky, o facto de a Google permitir  instalar aplicações de terceiros em todas as versões do seu OS é uma das maiores falhas de segurança do sistema operativo.

Só no terceiro trimestre de 2013 a Kaspersky detectou 120.341 malwares para estes sistema operativo. Este código estava inserido em outras aplicações para passar como legitimo aos olhos dos utilizadores, e chegar mesmo a enganar a Google. Trata-se de um aumento de 20 mil malwares face ao trimestre anterior.

A empresa divide as ameaças de acordo com o gráfico que se segue:

malware android

Publicidade

Posts Relacionados