Metal Gear Saga: Parte 3

Nota: Esta é a terceira parte de um artigo multi partes com a Saga de Metal Gear. A segunda parte pode ser encontrada aqui.

Metal Gear Solid

MGS3-2

 

Corria o ano de 2005, a FOXHOUND entra novamente em rebeldia, e invade uma base militar numa ilha situada no Alasca, com o nome de Shadow Moses, e faz refém Donald Anderson, o director da ”DARPA”, e Kenneth Baker, presidente da ”Armstech”, que em conjunto, estavam a desenvolver um novo Metal Gear (Metal Gear Rex), com o apoio secreto do Pentágono.
O grupo armado que se auto proclamava, ”Sons of Big Boss” é constituido por Decoy Octopus (um mestre no disfarce), Psycho Mantis (detentor de poderes psíquicos que lhe permitr ler e controlar a mente), Sniper Wolf (uma sniper que tinha tanto de bela como de mortífera, sendo capaz de aguentar uma semana sem comida nem água, enquanto espera pelo alvo), Vulcan Raven (um shaman com o poder de invocar a natureza), Revolver Ocelot (um formidável pistoleiro e um velho conhecido),  e por ultimo, o seu líder, Liquid Snake (um dos clones de Big Boss) que ameaça lançar um ataque nuclear sobre os Estados Unidos, a não ser que entreguem os restos mortais de Big Boss.
Liquid além de comandar a FOXHOUND, comanda igualmente um pequeno exercito de soldados chamados de Genome Soldiers, uma geração de soldados alterados geneticamente através de terapia de genes, com o intuito de aumentar as suas capacidades sensoriais em combate, como a audição e a visão, totalmente treinados em ambiente de realidade virtual, mas tinham certos efeitos secundários, que Liquid pretende corrigir, através dos genes retirados do corpo de Big Boss, bem como criar uma nova geração de soldados baseados unicamente nos genes do seu pai biológico.
Solid Snake é chamado mais uma vez pelo governo americano para embarcar numa missão a solo sob o comando de Roy Campbell, e com o apoio da Naomi Hunter (uma referência na terapia de genes e responsável por vigiar os sinais vitais de Snake), Mei Ling (suporte técnico e criadora do ”Soliton Radar”, que permite a Snake, saber onde se encontram os seus inimigos, e respectivo campo de visão, através de reacções biológicas), McDonell Benedict Miller (antigo instrutor da FOXHOUND, conhecido por ”Master Miller”, que providencia algum apoio táctico e ”info” acerca do Alasca, onde reside) e Nastasha Romanenko (especialista em armamento nuclear e convencional). A sua missão era descobrir, se de facto, os terroristas tinham a capacidade, de lançar um ataque nuclear, e salvar os reféns.



 

 

Snake consegue infiltrar-se em Shadow Moses, e chegar até ao ”DARPA Chief”, que lhe revela acerca da existência de Metal Gear REX, e da sua real capacidade de lançar um ataque, mas morre repentinamente, devido a um aparente ataque cardíaco.
É nesta altura que Snake, conhece pela primeira vez, aquela que seria uma das suas maiores aliadas, Meryl Silverburgh, uma nova recruta da FOXHOUND, e sobrinha do Coronel Campbell. Com o DARPA Chief morto, Snake segue ao encontro do presidente da Armstech, que se encontra armadilhado com C4. À sua espera está Revolver Ocelot, com quem Snake trava uma batalha bruscamente interrompida, por um misterioso Cyborg Ninja, que usa ‘’stealth camouflage’’, e amputa a mão direita de Ocelot, libertando Kenneth Baker, antes de desaparecer por completo.
Baker revela a Snake, que a sua empresa depende de Metal Gear REX para não entrar em ruína, e que devido à tortura de Ocelot, revelou os códigos de detonação da ogiva nuclear presente em REX, tal como Donald Anderson também tinha cedido os códigos e tal como o DARPA Chief, também acaba por morrer vitima de um misterioso enfarte…

Com ambos os reféns mortos, Solid Snake não tem outra alternativa, senão tentar impedir a concretização do ataque, e destruir Metal Gear REX, contando com a preciosa ajuda de Meryl que lhe disponibiliza alguma ”intel” e a ”PAL Key” (Permissive Action Link), uma chave feita de um determinado material, que muda de forma consoante a temperatura a que estiver submetida, alternando entre calor, frio, e a temperatura ambiente, algo que lhe permite adoptar 3 formas distintas, é a chave que aciona um mecanismo de segurança, de forma a evitar a detonação das ogivas nucleares, mas Snake apesar de contar com a chave como ultimo recurso, tinha ainda que destruir REX, e decide procurar pelo homem responsável pelo desenvolvimento de Metal Gear REX, o Dr. Hal Emmerich, também conhecido pelo nickname ”Otacon”.
Solid Snake consegue localizá-lo, mas reencontra o misterioso Cyborg Ninja, que depois de um intenso combate entre ambos, revela que afinal é Gray Fox, o mesmo Gray Fox que Snake havia defrontado num combate corpo-a-corpo, num campo minado em Zanzibarland, e que se julgava morto.
Em segredo, os Patriots recuperaram o corpo de Gray Fox, para o ressuscitarem, e encherem-no de drogas, com o intuito de o usarem como cobaia de testes (algo que os Philosophers já lhe tinham feito), na terapia de genes, usada na pesquisa dos Genome Soldiers.
Com a sua mente alterada devido ás drogas, mas com um obsessivo desejo de defrontar Snake em combate, Gray consegue fugir das instalações de pesquisa, rumo a Shadow Moses, munido de um exosqueleto reforçado, e de stealth camouflage, para um ultimo embate com o seu antigo companheiro de armas.
Depois da revelação, Gray desaparece mais uma vez, e Snake trata de questionar Otacon, um grande fã de anime, que tinha o sonho de construir robôs, para ajudar a manter a paz, mas que não tinha a mínima ideia do verdadeiro objectivo de REX, até que Snake lhe explica que é uma arma de destruição maciça, o cientista em estado de choque e revoltado, decide ajudar Snake na sua demanda para destruir a sua própria criação, dando-lhe suporte através de codec, e movimentando-se pela base com a ajuda de stealth camouflage, muito semelhante à usada pelo Cyborg Ninja, e que lhe permite salvar Snake da prisão (onde estava o corpo do DARPA Chief, já em avançado estado de decomposição, o que leva a crer que Snake tinha falado com Decoy Octopus, disfarçado de Donald Anderson) quando este é capturado ao tentar ajudar Meryl, que fora gravemente ferida por Sniper Wolf, tendo sido sujeito a tortura por parte de Ocelot.

 



https://youtu.be/lt2K45vwTM4

 

Snake ainda mal recuperado pela tortura infringida por Ocelot, e sem saber o paradeiro de Meryl, vai ao encontro de Metal Gear REX para usar a PAL key, a fim de impedir a sua activação, mas entretanto é contactado por Master Miller, que desmascara Naomi Hunter como sendo uma impostora. Mesmo antes de ser detida, Naomi revela a Snake, que é a irmã adoptiva de Gray Fox (os mesmos que Big Boss ajudou a fugir para os EUA), e que jurou vingar-se de Solid Snake por este ter morto o seu irmão, sua única família. Naomi entrou para a FOXHOUND, para se aproximar de Snake, e sob as ordens da CIA, administrar-lhe FOXDIE, um virus artificial que identifica indivíduos pré-selecionado,s para morrerem através do seu código genético, o vírus pode permanecer inofensivo dentro do organismo, mas ao ser activado, percorre até ao coração pela corrente sanguínea, onde causa uma morte repentina das células do músculo cardíaco, o que leva a um enfarte agudo do miocárdio, matando assim a vitima.
Snake que foi injectado pelo vírus, serve de vector, para a CIA assassinar membros da FOXHOUND, e todos os que soubessem da existência de Metal Gear REX, ou seja, a proximidade de Snake perante as vitimas seleccionadas, era a chave para activar o vírus, que vitimou o presidente da Armstech e Decoy Octopus, mas devido ao seu desejo de vingança, Naomi secretamente reprogramou a FOXDIE, com o intuito de matar Solid Snake.

Mesmo com a sua morte a poder ocorrer a qualquer momento, Snake consegue chegar até REX, e usar a PAL key, apenas para perceber que tinha sido manipulado por Liquid Snake, que se fazia passar de Master Miller (entretanto encontrado morto em sua casa), Snake desconhecia que Liquid apenas tinha sacado os códigos de detonação das ogivas nucleares a Kenneth Baker, com recurso a tortura, mas a mesma conduta teve um desfecho mortal para Donald Anderson, impedindo Liquid de obter os dois códigos, o que o levou a planear que fosse Snake, a descobrir o segredo de como usar a PAL key (o truque da variação de forma consoante a temperatura), que além de funcionar como um mecanismo de segurança, servia também para activar as ogivas nucleares sem os códigos.
Com Metal Gear REX totalmente operacional, e com Liquid aos seus comandos, Snake embarca numa luta desigual contra o seu irmão gémeo, mas eis que Gray Fox reaparece novamente, só que desta vez para ajudar Snake na sua árdua luta contra REX, e revelar que foi ele quem matou os pais de Naomi, que acabou por adoptar, devido a um profundo sentimento de remorso.
O Ninja ainda consegue destruir o radar de Metal Gear, que lhe decepa o braço esquerdo, antes de acabar por completo com a sua vida turbulenta…

 



 

Por fim, Solid Snake consegue derrotar REX e defronta o seu irmão, que detém Meryl, após uma intensa luta entre irmãos, Liquid morre vitima de FOXDIE, que apesar de ter sido reprogramada para matar Solid Snake, confunde-o com Liquid, devido ás suas semelhanças genéticas.

Snake abandona Shadow Moses na companhia de Meryl, mas portador de FOXDIE. Ocelot que entretanto consegue escapar, disponibiliza a tecnologia de Metal Gear REX no mercado negro, originando imensos derivados de Metal Gear pelo mundo inteiro.

Nota:A Parte 4 pode ser encontrada aqui.





error: Conteúdo protegido