A acreditarmos numa tabela revelada, AMD vai ser super concorrencial a nível de preço e performance com os seus CPUs Zen.

Os processadores da AMD prometem dar competição aos Intel, mas a preços incomparavelmente inferiores!

Se tens seguido as notícias sobre os Zen deverás saber que os CPUs Zen que foram demonstrados, um CPU “Summit Ridge” de 8 CPU núcleos/16-threads ” bateu um CPU de 8 núcleos/16 Threads Broadwell-E, ou seja, presumivelmente um Core i7-6900K, à mesma velocidade de relógio.

Isto augura um bom futuro aos novos CPUs da AMD a nível de performances, graças a aumentos de eficiencia energética e um ganho de 40% no número de instruções por ciclo de relógio que são processados.

Mas essa já nem é a novidade, a novidade agora reside numa lista que apareceu na internet e que, presumivelmente, mostra os preços previstos pela AMD, e os mesmos são impressionantes face à performance.

Eis a lista em causa (e pede-se desculpas pela dimensão, mas esta foi a melhor imagem que conseguimos):

Publicidade

Retomando o nosso artigo

amd-zen-pricing

A tabela mostra diversos CPUs Intel e diversos CPUs AMD, incluindo o atual preço de compra em dólares! Na tabela há igualmente os valores dos Benchmarks obtidos pelos CPUs no Cinebench R15.

E o que vemos! Enquanto os preços da Intel vão dos 190 dólares aos 1700 dólares, os da AMD vão dos 150 dólares aos 500 dólares!

Mas mais interessante que isso é ver que os benchmarks no Cinebench R15 mostram que o AMD mais lento (e aqui os valores estão marcados com um ?, pelo que serão valores esperados e não confirmados), que custa 150 dólares, deverá bater o i5 6600K que custa 235 euros.

Já o modelo seguinte, de 250 dólares possui uma performance esperada idêntica aos i7 5930k com um custo de 570 euros, e o modelo seguinte de 350 euros aproxima-se do i7 6850K de 600 euros.

O topo de gama da AMD deverá competir com os modelos de mais de 1000 euros, e custará 500 euros!

Naturalmente tudo isto são ainda incertezas e baseado numa tabela que não sabemos ao certo se corresponderão à realidade das coisas. Mas de qualquer maneira, pelo interesse que tal levanta, e verificando-se que o mesmo aconteceu com os GPUs AMD, fica a notícia!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (10)

  1. Essa notícia é com ctz uma surpresa agradável para PC entusiastas que não tem um bolso sem fundo. Nesses últimos seis meses, achei uma palhaçada a política de preços e vendas da Intel, o último modelo top da categoria Intel core que era o extreme custava preço tão absurdo em relação o seu custo benefício, na época realmente pensei como o monopólio de um determinado ramo é um coisa assombrosa. E a AMD, apesar de seus problemas na geração passada quanto ao desempenho no benchmarking frente a Intel, veio para salvar.

  2. Eita já estava na hora, não me lembro quem em pessoa mas um representante da Intel deu uma entrevista que os problemas para a evolução da CPU além da diminuição dos custos, também não havia competição para se elevar a performance… Então está aí Intel mãos a obra!

  3. Acabei de fazer um upgrade AMD mas qual o tipo de socket dos Zen?

  4. Deve ser por isso que eles consideram o Zen a coisa mais importante para a empresa nos últimos anos. Que assim seja e vai ser engraçado a GPU Vega igualando performance da GTX1080 por preço menor e a CPU ZEN igualando a Intel por 1/3 do valor.

  5. Vi um teste do I5-6600 ele conseguiu 70fps em Doom rodando em 4K.
    Se o Zen mais barato consegue superar esse desempenho, a AMD estará em uma posição privilegiada a partir do ano que vem.

  6. Mário off topic, você viu a demonstração do nintendo switch com zelda? e seu exclusivo seasons of heaven esse último ainda não tem gameplay mas pela imagens um jogo muito bonito para um console dito não tão poderoso se for isso mesmo ele se revelará um console com uma potência gráfica muito boa.

    A partir dos 6m:

    https://www.youtube.com/watch?v=7TJ7IUNWGl4

    e esse é o jogo http://www.gamevicio.com/i/noticias/236/236984-exclusivo-de-nintendo-switch-seasons-of-heaven-e-real-confira-primeiras-imagens-in-game/index.html

  7. Eu espero que essa promessa da AMD dessa vez seja verdadeira, pois a empresa prometeu muito em 2011 quando ela lançou a arquitetura Bulldozer, mas infelizmente se revelou um desastre, depois vieram os Piledriver em 2012 e desde então a AMD não atualizou mais seus processadores, só as APUs.

Os comentarios estao fechados.