A acreditarmos numa tabela revelada, AMD vai ser super concorrencial a nível de preço e performance com os seus CPUs Zen.

Os processadores da AMD prometem dar competição aos Intel, mas a preços incomparavelmente inferiores!

Se tens seguido as notícias sobre os Zen deverás saber que os CPUs Zen que foram demonstrados, um CPU “Summit Ridge” de 8 CPU núcleos/16-threads ” bateu um CPU de 8 núcleos/16 Threads Broadwell-E, ou seja, presumivelmente um Core i7-6900K, à mesma velocidade de relógio.

Isto augura um bom futuro aos novos CPUs da AMD a nível de performances, graças a aumentos de eficiencia energética e um ganho de 40% no número de instruções por ciclo de relógio que são processados.

Mas essa já nem é a novidade, a novidade agora reside numa lista que apareceu na internet e que, presumivelmente, mostra os preços previstos pela AMD, e os mesmos são impressionantes face à performance.

Eis a lista em causa (e pede-se desculpas pela dimensão, mas esta foi a melhor imagem que conseguimos):



amd-zen-pricing

A tabela mostra diversos CPUs Intel e diversos CPUs AMD, incluindo o atual preço de compra em dólares! Na tabela há igualmente os valores dos Benchmarks obtidos pelos CPUs no Cinebench R15.

E o que vemos! Enquanto os preços da Intel vão dos 190 dólares aos 1700 dólares, os da AMD vão dos 150 dólares aos 500 dólares!

Mas mais interessante que isso é ver que os benchmarks no Cinebench R15 mostram que o AMD mais lento (e aqui os valores estão marcados com um ?, pelo que serão valores esperados e não confirmados), que custa 150 dólares, deverá bater o i5 6600K que custa 235 euros.

Já o modelo seguinte, de 250 dólares possui uma performance esperada idêntica aos i7 5930k com um custo de 570 euros, e o modelo seguinte de 350 euros aproxima-se do i7 6850K de 600 euros.

O topo de gama da AMD deverá competir com os modelos de mais de 1000 euros, e custará 500 euros!

Naturalmente tudo isto são ainda incertezas e baseado numa tabela que não sabemos ao certo se corresponderão à realidade das coisas. Mas de qualquer maneira, pelo interesse que tal levanta, e verificando-se que o mesmo aconteceu com os GPUs AMD, fica a notícia!



Posts Relacionados