A análise a TVs mais honesta que alguma vez vi… LG OLED C9 vs Samsung QLED Q950R

Serão os 8K algo que precisamos? Será que os nossos olhos realmente os distinguem? Será que uma TV 8K se supera a uma 4K? Pois bem, eis uma análise a esses pontos, num dos vídeos mais honestos que alguma vez vi!

Como diria Vasco Santana: “Análises há muitas”.

Mas a análise que se segue consegue ser das que considero como mais honestas que já vi… É um estilo de análise como já não via  à muito, muito tempo, e põem frente a frente uma TV Samsung QLED 8K contra uma LG Oled 4K.

O video será colocado de seguida, mas deixo uma breve descrição do mesmo:

O canal ExtraShot analisa vários aparelhos relacionados com imagem, e num dos seus vídeos recentes levantou a questão: “Será que os nossos olhos, à distância normal de visualização” conseguem distinguir entre 8k e 4k?”



Numa situação algo inesperada, a LG viu esse episódio e resolveu responder ao senhor. A proposta feita foi a seguinte: A LG enviava ao senhor uma TV OLED 4K das suas, e uma TV Qled 8K da Samsung, e este senhor fazia a comparação entre as duas, e entre outros resultados que pudesse tirar, concluía quanto à questão dos 8K.

A proposta foi agradecida… mas recusada. O responsável pelo ExtraShot reconhece muito honestamente que, sendo as TVs enviadas ambas pela LG, ele não tinha maneira de saber se as mesmas tinhas sido alteradas de alguma maneira. Uma questão que, sem se querer duvidar da honestidade das marcas, é lógica!

Daí que foi feita uma contra proposta: Aceitava-se a situação, mas com uma condição! Seria a ExtraShot a escolher uma loja à sorte, onde adquiria as duas TVs, sendo que a conta seria posteriormente enviada à LG. Caso a LG aceitasse, ele faria a análise!

A LG aceitou!

E assim aconteceu. Indo a uma loja foram adquiridos os dois televisores, que foram montados. Mas eis que surge uma outra questão!



O Snr da ExtraShot sabia agora qual TV era qual… E mesmo que inconscientemente isso poderia levar a que a análise não fosse imparcial. Daí que resolveu fazer uma coisa: Tapou as TVs nas bordas com fita adesiva, de forma a não se perceber a moldura e a marca, e convidou dois amigos, igualmente entendidos, que iriam analisar as TVs da forma mais pura que há… olhando para as imagens!

Eis o video:

As conclusões são as esperadas. As TVs OLED são as que melhor qualidade de imagem possuem, e isso é um facto conhecido. Daí que aos poucos a escolha sobre qual tem melhor imagem vai caindo para o lado da LG.

Quando confrontados com o facto que uma das TVs é 8K e a outra é 4K, a imagem é analisada com mais detalhe. Mas curiosamente os 8K não fazem valer o seu valor, e a qualidade geral da imagem da OLED acaba por levar mesmo à indicação errônea que a TV 8K era a LG.

Estes resultados não surpreendem minimamente. Sempre foi nossa opinião que:

  • O OLED é superior ao LED.
  • Os 8K são um desperdício nos ecrãs actuais.

Naturalmente esta análise sobre a qualidade da TV não toma em conta todos os factores, como o facto de os OLED serem mais caros, e de o Burn In ser um problema que os assola e que os LED não possuem. Mas face ao analisado, a qualidade de imagem, e o valer a pena os 8K ou não, os resultados são claros e os esperados.

Devido ao que considero uma análise das mais puras e imparciais que já vi nos últimos tempos, este será um canal que manterei debaixo de olho.

 

 



newest oldest
Notify of
Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Com certeza excelente análise!
Esse canal parece ter material de qualidade e que vale a pena ser conferido.
Eu ainda não achei nenhuma TV que me fizesse querer trocar a minha Panasonic 65dx900. É um dos poucos modelos que possui full array local dimming.
Eu não percebo o porquê dos fabricantes não terem apostado mais nesses modelos de TV.
Mário, sabes dizer-me se foi devido ao custo de produção?
Sou extremamente exigente com qualidade de imagem e por isso ainda não fui seduzido por nenhum dos modelos actuais.
Agora estou tentado a prestar mais atenção aos OLED.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Á uns meses atrás saiu aqui um artigo em que se questionava porque é que os filmes têm uma imagem tão bonita mesmo num TV antiga, os filmes são filmados recolhendo imagens da vida real, essas imagens tem uma resolução atómica ou seja não tem serrilhados e os redondos e curvas são perfeitos aos nossos olhos, onde eu quero chegar é que a resolução pode continuar a aumentar que vai sempre haver ganhos de qualidade nem sei bem até onde 32k? 64k? 128k? até onde a resolução da imagem seja tão alta e os pontos tão minúsculos que pareça que a imagem é real e captada na natureza, agora em termos de output parece que 4k já é suficiente para os nossos olhos, ou seja os jogos podem ser feitos a 64k para ficarem quase perfeitos e depois serem convertidos para serem visualizados numa TV 4k…pode até parecer desperdício mas na minha opinião não é, a não ser que eu não esteja a ver bem o problema, gostaria de saber a vossa opinião

bruno
Visitante
bruno

Nao estas a ver bem a coisa.

Neste momento mesmo as placas de topo estao a ter dificuldade nos 4K. Tiveste conversa de 8K sobre as duas consolas…

O ponto e: essa resolucao nao e necessaria!

Alias, mesmo para mais de 55 polegadas, como se esta bem a ver, parametros como contraste, fiel reproducao de cores e efeitos de pos processamento como o alliasing sao essenciais.

Ja por isso, o melhor para as consolas e apostar em checkerboarding, corrigindo os artefactos de movimento e, se conseguirem, aumentar os fps.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Estive a ver o vídeo, uma questão que se põe: o filme estava a ser transmitido a 4K para a LG e a 8K para a samsung???

bruno
Visitante
bruno

Tenho uma 4K 55 polegadas, na qual ja tive oportunidade de ver 4K HDR e 1080p, por streaming. A diferenca nao e muita. A imagem 4K apresenta apenas um pouco mais de definicao, mas que e quase imperceptivel.

Curiosamente, o HDR e incrivelmente escuro. Na consola funciona bem, mas na app e escuro e infelizmente o servico nao deixa calibrar internamente. Tenho que mudar o modo de imagem.

José Galvão
Visitante
José Galvão

@Bruno

Curiosamente também tinha esse problema de ter a imagem muito escura no HDR, depois arranjei uns setings novos e ficou excelente embora dependa muito de como cada um implementa, no TLOU fica escuro, no GT Sport fica um mimo.

Sephirot
Visitante
Sephirot

Mario,

Vc vai públicar alguma matéria sobre o lançamento do RDR2 nos PCs ?

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Off – Pra quem acha o Stadia interessante

Estou nesse momento a 4 dias com problemas de conexão. Já entrei em contato e segui aguardando os 3 dias úteis que me pediram pra resolver o problema.
Daí entrei em contato pelo WhatsApp (onde antes foram prestativos, menos agora na hora do problema). Sem resposta, fui para o atendimento por telefone, demoraram varios minutos e caiu a ligação por 3 vezes. Depois da insistência, me atenderam (atendente não deve conhecer os conceitos de educação e simpatia), então pra minha surpresa, o prazo máximo que era hoje, foi extendido para o dia 15!

Nesse momento não consigo acessar a Live e qualquer outro uso da internet está horrível, até entrar aqui no site está lento.
Eles não são competentes, não honram prazo estabelecido e não tem a menor boa vontade em me atender.

Então quando alguém vier me falar em streaming de jogos, vou me lembrar que já saí da Oi, TIM, Claro por problemas com a internet e estou com agora com problemas com a Algar Telecom também.
E não adianta absolutamente nada reclamar, pois deu até polícia pra mim na Oi depois de eu ter tentado de todas as formas razoáveis, perdi a paciência com eles quando fui lá pessoalmente e devido ao pouco caso que fizeram na minha cara, “abri a caixa de ferramentas”.

Por esses episódios e outras questões já abordadas aqui, eu realmente não confio e não quero colocar uma dependência a mais no meu gameplay, ainda mais no Brasil, que não é um país de verdade.

Estou jogando offline nesse período. Se fosse tudo na nuvem, o jeito era esquecer meu hobby pela semana toda.

Peço desculpas ao Mário caso esse comentário seja indesejado, mas gostaria de compartilhar essas experiências sobre a qualidade da prestação de serviços e a questão do Streaming de jogos ser nossa escolha de futuro.

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Zidane isso é horrível mesmo cara,no Brasil as empresas pegam o código de defesa do consumidor e batem na nossa cara.Duro hein.Tive problemas com a Vivo e após um tempo de tentativas canceleu o plano e hoje estou com a Cabonet e após 12 meses não tive problemas

daniel
Visitante
daniel

Engraçado é que esse problema está sendo muito mais comum em grandes centros (contraditório não kk?). Eu moro em uma cidade de 40 mil habitantes em Minas Gerais e aqui, praticamente todo mundo utiliza internet a partir de 50MB. A minha por exemplo é de 150MB + telefone ilimitado e sai por 120 reais (nada mau para a média brasileira), e estou até cogitando pagar mais 20 para ter 200 ou 250 MB (não lembro direito agora como me ofereceram o upgrade). As vezes ocorre interrupção pela alta demanda (uso noturno) das pessoas, mas no geral funciona bem, inclusive baixando jogos/filmes e jogando online. Grandes centros tem o problema das empresas não quererem arcar com o ônus de trocar todos os cabos antigos, pelos de fibra, mas na hora de cobrar, cobram como se fossem. Não há muita variedade de lazer, mas pelo menos internet aceitável nós temos kkk.

Livio
Visitante
Livio

E cada vez mais com as grandes operadoras de internet. Atualmente estou com uma operadora de nível regional (atende a algumas cidades do estado federativo), entretanto as locais (de bairro) estão oferecendo velocidades full (mesma velocidade de upload e download). Por aqui já estão ofertando 200 megas por R$99,00 com fibra óptica chegando na casa do cliente.

daniel
Visitante
daniel

Eu vejo muitos conhecidos reclamando/falando que o Brasil não está preparado para o Stadia/Xcloud, etc, só que eu já estou a aproximadamente 2/3 anos kkk. As grandes operadoras perderam o time, não fizeram a transição quando deveriam ter feito. Agora elas estão endividadas/quebradas, perdendo cada vez mais clientes para essas novas provedoras que antes eram “de quintal”, mas agora estão crescendo de maneira significativa, e o melhor, não estão crescendo em monopólio, pois são várias mini provedoras de internet. O maior problema é que o Brasil é muito grande, e não será todo o lugar que terá a disponibilização desses serviços, mesmo estando preparados para tal, sem contar que o investimento na Europa/EUA será X, aqui será Y, dada a diferença de poder de compra dos consumidores de maneira geral.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Olá @Daniel,o ponto do streaming ou jogos nestes serviços estão nos fluxos de dados que correm para te proporcionar a diversão,diferente de um serviço como Netflix ou similares os dados são processados em tempo real sendo necessário uma rede bem ,muito bem estável e que no futuro nos trará ao meu ver muitos problemas referente a manutenção destes serviços ofertados pela operadora de tua rede,hoje você tem 200mbp por r$90,00 reais,amanha estes mesmos dados vai ser ofertado por 200 ou até R$300.00 reais por determinado fluxo e não o valor que você tem atual”vai ser tipo assim “você quer,você paga” a conta não vai ficar com a provedora a é isso que ocorrerá caso haja uma demanda muito grande de clientes,se hoje o fluxo já é controlado sem sua percepção,imagina no futuro”promissor do streaming”

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Essa é outra questão que me incomoda um pouco sobre o streaming de jogos, se com um enorme volume de dados os preços dos planos também não subam e no fim quem quiser jogar terá de pagar muito mais que agora… Enfim, não sei.

Fernando
Visitante
Fernando

@Daniel
A estabilidade em grandes centros é melhor. Minha internet é de 120mb e nao tenho problemas para streaming em 4k, jogo online ou acessos a qualquer hora do dia. Tanto que para mim é desnecessário o upgrade para o próximo plan, de 240mb. Esse tipo de interrupção por alta demanda, era algo mais comum lá pelo começo dos anos 2000.
Esse é o problema das operadoras menores. Em algum ponto elas compartilham do backbone de alguma operadora grande, por exemplo o backbone da Embratel. Nele trafega a internet da CLARO, e é obvio que tem mais prioridade.

Fernando
Visitante
Fernando

Embora eu não ache que a diferença de resolução é algo essencial, eu penso que é muito visível o salto de 1080p para 4K, afinal, tem aí 4x mais resolução porém, o que nem todo mundo parece saber é que o tamanho da tela entra na equação e faz grande diferença. A vantagem do 4K começa a ficar perceptível a partir de 50 polegadas. Ainda não vi uma imagem nativa em uma TV 8k, mas eu imagino que não é em uma TV semelhante ao que é viável para uma sala de estar que a diferença é visível. Por isso eu não acho que o 8K vai pegar fora do cinema.

bruno
Visitante
bruno

O que te posso dizer e que a 55 polegadas, nao noto muita diferenca. Alias, a melhoria e minima.

Mas, so tive oportunidade de comparar streaming e nao sei se a resolucao anunciada e efectivamente a real, ou se e algo semelhante ao Youtube.

Com consolas talvez seja diferente – mas mais uma vez, ja tive ate oportunidade de rodar clipes a 4K e mais uma vez – diferenca minima para com o que tenho na minha PS4 a 1080p.

Carlos
Visitante
Carlos

Tenho um one x e tv 4k, vídeos e Jogos em 4k tem uma diferença gritante para 1080p na minha tv de 50pol.

bruno
Visitante
bruno

No meu caso, ate agora so com videos, e a diferenca gritante que referes nunca a notei. Talvez com jogos, dado que alguns jogos incluem melhores texturas e outras melhorias, mas videos e tudo menos gritante.