A Boston Dynamics e a DARPA mostram os últimos avanços de robótica.

A robótica está em constante evolução. Agora a ultima tecnologia em robótica procura a ultima tecnologia em software para o seu funcionamento.

ATLAS1

O Petman foi um robot apresentado pela Boston Dynamics e pela divisão de Defense Advanced Research Project Agency do exército Americano, mais conhecido por DARPA. Mas eis que agora surge o seu sucessor, o Atlas. Trata-se de um Robot com 1,85 m de altura e que pesa 150 Kg.

Nesta fase o robot serviu para testar vários softwares de comportamento e controlo e que foram criados por sete equipas que se encontravam a competir na competiçao de competição de robótica virtual que a DARPA promovue e que pretendia colocar robots a realizar tarefas de resposta a vários cenários de desastre.

Para tal a forma humanoide do robot é essencial, sendo que o ATLAS possui uma unidade de processamento bem robusta e 28 juntas activadas hidraulicamente. Na sua cabeça existem sensores capazes de analisar o ambiente circundante, e o robot possui dois pares de mãos que podem trocar, uma desenvolvida pela iRobot, e outra pela Sandia National Labs.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O ATLAS acaba assim por ser apenas uma ferramenta para a verdadeira inovação, o desenvolvimento de um software de emulação cerebral e de sistema de nervos que controlem os movimentos e o comportamento do Robot.

O prémio para o melhor software foi o próprio Atlas, mas existiu igualmente um prémio na forma de um enorme financiamento para a continuação de software para o robot e seus sucessores. Apesar de actualmente o concurso estar provavelmente terminado desconhecemos qual das 7 equipas venceu.






Publicidade

Posts Relacionados