A Cloud não é só vantagens.

Quanto mais aquilo que temos é dependente de um único serviço, mais limitados ficamos nas nossas acções. E apesar das vantagens que tal possa trazer é sempre bom ter presente que tambem há desvantagens.

Actualmente a maior parte das pessoas possuem TV, internet e telefone fornecidos pelo eeu ISP. E apesar das vantagens que possuem a nível de preço, a realidade é que face ao que tinham antes estão tremendamente limitadas.

É que antes se falhasse a TV ainda tinham telefone e internet, se falhasse a internet, ainda tinham TV e telefone, e se falhasse o telefone tinham Tv e internet. Eram empresas diferentes e serviços diferentes.

Agora, para a maior parte dessas pessoas (uma realidade mais palpável no serviço ADSL), se falhar a internet… ficam sem nada!

É certamente frustrante que quando não haja internet a pessoa não se possa ir entreter a ver TV a ver se o serviço retoma. E pior ainda é nem sequer poder pegar no telefone para se queixar pois ele também não funciona.



Com a Cloud, apesar de ser um pouco diferente é a mesma coisa. Quanto mais passarmos para o lado de lá, mais dependentes ficamos da internet. Mas mais do que da internet ficamos dependentes do servidor a que nos ligamos. E ele ao lidar com mais coisas passa a possuir mais por onde falhar.

É o caso de TitanFall… vejamos o seguinte erro!

problemas na IA

Este é certamente um erro que não estamos habituados a ver. Um problema adicional no servidor e que até agora não existia. Problemas a calcular a lógica (Inteligência Artificial).

TitanFall é o primeiro jogo a calcular a IA na Cloud, e como tal é igualmente o primeiro jogo a ter este tipo de problemas. É uma dependência adicional que se passa para o lado de lá.

No entanto, tal como com as vantagens de se aderir a um pacote completo de um ISP existem (qualidade de serviço e preço), aqui as vantagens de se processar na Cloud também existem. No entanto é bom que se perceba que não são só vantagens, e que as desvantagens também existem.



Posts Relacionados