A Electronic Arts anda a aldrabar as avaliações ao seu Dungeon Keeper no Android?

A Electronic Arts tem a fama de extorquir os seus clientes, e segindo essa política Dungeon Keeper para smartphones está alterado face ao original para PC, sendo agora dependente de pagamentos. O pior é que mesmo com as pessoas não gostando, as avaliações no Android são controladas e abafadas pela EA.

Dungeon Keeper foi um jogo lançado para PC em 1997 e que foi um sucesso. Agora quando a EA anunciou que o jogo seria lançado para Android e iOS os fans reagiram positivamente.

No entanto, mais uma vez a EA fez justiça à imagem de que é uma empresa que tenta extorquir o máximo de dinheiro possível dos consumidores, mesmo que isso signifique arruinar o jogo. E mal Dungeon Keeper foi lançado as criticas surgiram  devido às compras ingame que nunca existiram no original e que destroem completamente o jogo.

No entanto a Electronic Arts rejeita as criticas a essa destruição, e refugia-se nas excelentes avaliações obtidas na plataforma Android. E assim sendo como se compreende que os fans possam estar revoltados com as alterações?

Dungeon keeperA questão é que Dungeon Keeper pede para ser avaliado após o tutorial. Isso acontece numa fase onde as compras ainda não se revelaram como importantes ou mesmo necessárias. E nessa avaliação solicitada, e após uma introdução bastante cativante, o jogo dá duas hipóteses de avaliação: 1-4 estrelas, ou 5 estrelas.



Se a avaliação que é prestada após um tutorial que passa uma imagem errada do que será a realidade do jogo, for de 5 estrelas, então o utilizador terá o direito a escrever o seu texto que é imediatamente publicado.

Mas se o utilizador quiser dar algo entre uma a quatro estrelas, escolhendo a opção do lado, algo de diferente se passa. A avaliação não é tornada pública e não é contabilizada, mas é colocada uma opção para enviar um e-mail com a avaliação para a Electronic Arts. Esta situação não se passa no iOS.

dk2Basicamente a defesa da EA baseada nas análises Android é completamente deturpada uma vez que a empresa filtra as análises. Sim, é certo, é possível fazer a análise fora do jogo directamente na Google Play, mas o certo é que essas análises ficam afogadas no meio das de 5 estrelas vindas do interior do jogo.

No entanto nas análises feitas por essa forma podemos ver a realidade do jogo. Queres jogar? Então paga pelas gemas ou aguarda entre 12 a 24 horas para poderes jogar de novo. Uma deturpação clara do da ideologia do jogo original e que muitos preferiam que fosse mantida cobrando apenas pelo jogo, nem que fosse um valor mais elevado que o normal.

O pior de tudo é que, como se pode ler na Google’s developer guidelines este tipo de manipulação é expressamente proibido, e as palavras “Don’t try to manipulate ratings” está em letras bem grossas. Mas claro, se há dinheiro a EA está lá no meio, nem que isso signifique dobrar um bocadinho as regras!

 

 



Posts Relacionados