A evolução de DOOM em 20 anos!

Para a geração atual, grafismo é aquilo que todos conhecemos. Mas para se chegar aqui houve que se evoluir muito!

Ver um jogo como Uncharted pode não parecer nada demais para quem sempre conviveu com grafismos devidamente semelhantes. Mas para quem viu os gráficos evoluir dos sprites 2D monocromáticos para o efeito semi fotorealismo atual, percebe que houve ali muita evolução que viu a acontecer passo a passo!

Doom foi lançado em 1993 e na altura era revolucionário. O seu ambiente expandia o trazido por Wolfenstein, e apresentava um universos sci-fi 3D (apesar que as armas não se moverem verticalmente, mesmo disparando para cima e para baixo caso o inimigo estivesse alinhado). Foi revolucionário e criou logo ali uma legião de fans.

Agora, 20 anos depois, Doom está de volta. Mas desta vez com um grafismo atualizado e dando uso às mais recentes técnicas de grafismos 3D.

Eis o jogo original e o atual, para que se possa perceber o quanto se evoluiu nos últimos 20 anos.

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (20)

  1. Joguei Doom praticamente esse fds todo.
    Que jogão, feito para fãs de Doom, é o verdadeiro FPS Old School.
    Jogar Doom é ligar literalmente o foda -se e ver tripas, pedaço de carne e sangue voando pra todo lado.

    E tudo muito frenético, 60 FPS, heavy metal, que se tiver bom fone ou home theater vai tremer o teto.
    Gráficos de ponta, cenários variados, armas variadas, mapas grandes, com muitos segredos.

    Uma dificuldade de chorar sangue se jogar no modo pesadelo.
    Doom literalmente me fez lembrar de como, jogos antigos são bons e perderam espaço no mercado.

    A única falha que eu vejo nesse jogo são os loading extremamente demorados, dentro do jogo não tem carregamento, mas quando morre é uma eternidade para carregar, e tira um pouco o frenesi da ação, e jogando no pesadelo, morre muito, e toda hora demorando os loading eh foda.

    Multiplayer, joguei poucas partidas, mas não me cativou, mas esse Doom veio com mp como bônus.
    O Snapmap, eu achei coisas incríveis, por mais que esse artigo traga coisas, que o snapmap não conseguiu fazer, mas lá tem coisas incrivelmente legais e insanas, pensando que foi uma pessoa normal que criou…

    Pra mim esse é o melhor jogo de 2016 que joguei até agora, e uma nota 9, só não acho que vale 10, pelo sistema lento pra kct de loading, e quando entra no cenário de olhar rápido para tras dá para ver algumas coisas se formando, pelo menos na versão de Xbox One, no PC talvez não tenha nenhum desses dois problemas.

    No Metracitic, peguei a versão de PS4 pois é onde tem mais analise e esta com 85 http://www.metacritic.com/game/playstation-4/doom

    Sinceramente acho que deveria ser 90, muitos tiraram pontos porque a historia é fraca ou clichê lol, esses camaradas jogaram o primeiro Doom, a porra do jogo mal tem historia e definiu o gênero FPS, até Halo, se inspirou em Doom.
    E tiraram nota por causa da historia, o cara ta em Marte e no Inferno e querem historia, e mesmo assim ta muito explicado nos segredos que acha pelo mapa, mas até parece fizeram o jogo 100% para pegar os segredos…
    O pior de tudo, tiraram pontos de Doom por causa do multiplayer, sendo que é um complemento, e esses mesmos sites que tiraram pontos de Doom no multiplayer, analisaram Uncharted 4 somente a historia cade a coerência nas analises, como de um jogo se analisa o multiplayer e tira pontos, e de outro finge que nem multiplayer tem, alguém pode me explicar isso?

    Só estou comparando, porque nos pequenos detalhes da para perceber quando um jogo é protegido pela grande massa da mídia, se tivesse analisado multiplayer de uncharted4 e tivesse dado nota máxima ok, iria respeitar, mas não da para aceitar, pegar dois jogos, onde o multiplyer de ambos não é o foco, de um tirar pontos, de outro nem citar…

    Mas enfim Doom superou muito minha expectativas, e é muito gratificante quando isso acontece.

    • Você observou um ponto interessante, eu não vou jogar o Doom tão cedo, mas amigos já jogaram, disseram que é bom, só isso, a história não é grande coisa e o multiplayer é fraco, é um jogo onde se liga o f*&¨% e pronto.

      Jogos de fps que eu acho que merecem 10 como Bioshock Infinite e Metro não tem multiplayer, já Doom oferece e recebe pontos negativos pelo multiplayer ser fraco, então porque o o Uncharted 4 não tem seu multiplayer avaliado? Nenhuma novidade por parte da mídia com relação aos produtos relacionados ao PS 4, mas que é sempre bom pegar esses detalhes é.

      • @Ennio
        Se estiver com dinheiro pode comprar sem medo, jogando na dificuldade normal demora umas 14 horas para fechar o jogo, se jogar no pesadelo, e for atrás de colecionáveis, segredos etc, passa de 20 horas fácil.
        O jogo está sensacional, mas Doom deve ser um jogo de nicho, por isso não deve vender tanto, espero muito que a Bethesda, continua com Doom, mas não sei se financeiramente para eles é vantajoso, ainda mais com jogos que eles tem que é certeza de venda, Fallout, Skyrim ….

        E Doom não é bom é excelente!

        • Na verdade vou passar no momento, primeiro devido a crise, depois ele não é um jogo de história como Bioshock ou Metro e nem de um bom multiplayer como o Overwatch.

          Obrigado pela recomendação, mas no momento ainda estou esperando uma boa promoção para pegar o Overwatch.

      • @Ennio
        Eu joguei a beta de Overwatch fiquei viciado, e comprei na pré venda, partilhado com um amigo, acho bem pesado 230 reais mesmo que dividimos em dois.
        Já tenho mais de 18 horas de jogo em Overwatch, e pode rolar um crossplay entra xone e ps4 http://www.gamespot.com/articles/overwatch-ps4-xbox-one-cross-play-blizzard-says-it/1100-6440488/

        Bioshock eu adoro também infelizmente fecharam o estúdio, mas quem sabe um dia voltem com Bioshock..

        Já Metro é gosto, mas eu acho bem fraco esse jogo, pra mim ele não chega nem perto de Bioshock ou Doom, pra mim é um jogo tipo Homefront the revolution jogo de segundo escalão…
        Mas é gosto e opinião de cada um né….

    • O Multiplayer beta não me chamou atenção mesmo mas a campanha é algo que quero jogar, principalmente pela nostalgia de ter jogado Doom e Doom 2 no PC na época que instalava o game pelo disquete.
      Os únicos que vi falarem mal desse game são “jogadores modernos” que costumam costumam avaliar bem os jogos da Telltale e tirar notas de coisas digamos assim mais jogadas.
      Dois dos FPS que eu achei com melhor gameplay dessa geração foram massacrados por uma parte da critica, o Halo 5 e o Destiny, e esse Doom parece ser outro.
      Inclusive o Halo 5 foi muito mal falado pelo Zangado aqui no Brasil sendo que ele não jogou nenhuma partida do Multiplayer da versão final e ainda terminou a campanha em um nível fácil.
      Eu não gosto de ter que concordar com piadistas como o Chief do Xbox Mil Grau, mas se tem uma coisa que ele tem razão quando diz, é que hoje em dia tem muito “maozinha atrofiada” analisando jogos que não foram feitos pra esse tipo de público.
      Já to até prevendo um 80 de metacritic pro Gears of War 4 e o jogo ser um dos mais jogados da live…

      • Valerio Fernandes 6 de Junho de 2016 @ 17:04

        @ Fernando

        O Xbox Mil grau anda a fritar-te a pipoca toda!

        • Por quê?

          Eu não gosto da forma pejorativa com que ele fala em generalizar jogadores, nem em como ele só ve falha no Playstation, mas tem muita coisa que eu vi ele dizer que no fundo é verdade, por mais que magoe os clientes de determinado console.
          Precisa ter muita, mas muita ingenuidade para não ver a má vontade com que uma parte da midia especializada tem tratado alguns games, em especial os da microsoft. Pricipalmente a Digital Foundry, que curiosamente tem todos os artigos que criticam coisas do Xbox One escritos por John Linneman, o cara que uma vez falou no Neogaf que não gostava de ter a Microsoft na industria de games.
          E eu conheci o canal Xbox Mil grau graças a vocês que tanto mencionaram ele nos comentários.

          • Sério que esse cidadão da Digital Foundry disse isso a respeito do Xbox???? Se for verdade nem dá mais pra levá los a sério.

          • Olha @Fernando vc neste seu comentário deu alguma credibilidade aos lunáticos do xbox mil grau e no mesmo momento disse que os artigos de jogos lançados no Xbox são feitos com má fé.
            Primeiro vou falar da página do face xbox mil grau, eu não os acompanho diariamente mas os vídeos que eles postam são tão virais que acabam passando pelo meu caminho seja ele em sites foruns ou blogs (até gp do whats), e sinceramente cara não concordo quando vc diz que eles dizem coisas que fazem sentido e não excluo aqui a possiblidade de isso que vc falou ser verdade, pois como eu disse não acompanho eles direto, porem os vídeos que já vi desta página tem como unica e exclusiva finalidade falar mau e inventar mentirar a cerca dos jogos da sony, outro dia mesmo tem um vídeo em que eles comparavam o tempo de cutscene de TLOU e Gears em todos os jogos, que em Tlou dava algo acima de 6 hrs de cutscene e em toda serie gears dava menos que isso, depois veio um carinha e desmentiu este video deles mostrando que eles pegaram um vídeo da IGN e editaram para não mostrar que nestas 6hrs também havia gameplay misturado, outro vídeo onde eles mostram Uncharted 3, e eu já terminei este jogo várias vezes, eles diziam que o jogo era automatica e na parte onde drake esta de cavalo, oras eu ja joguei esta parte milhoes de vezes e não é da forma que eles colocaram, ou seja, a pagina deles é recheada de mentiras e desinformação, me custa acreditar que vc de credibilidade pra gente doente assim.
            Segundo, sobre o cara ai da eurogamer, como não acompanho a neogaf não posso ir contra o seu argumento, porem e entretanto as criticas que já li sobre alguns jogos da mic são factiveis e aqui não sei o que a pra reclamar, halo 5 por exemplo foi criticado pela campanha curta, história não tão interessante, exclusão do modo coop entre outros, e isso não tem como negar.
            Enfim, xbox mil grau e credibilidade ou verdade são palavras que não fazem sentido juntas.

      • O jogo que o zangado jogou no easy foi o uncharted 4 não?

        O problema desse cara é que ele quer ditar a forma de ser gamer.

        para ser gamer tem que jogar na plataforma xbox, tem que miletar todos jogos, gostar de todos os exclusivos(xbox), jogar jogos que eu não gosto só pra fazer gamerscore e dizer que todos os jogos do ps são ruins.

        concordo que tem muita gente choramigando nessa geração, mas esse cara passado dos limites.

        As vezes acho que a MS paga a ele, mas acho que ele é só fanboy mesmo, pq do lado ps também tem um moi.

        • @Andrio
          O zangado faz analise e dentro da analise ele menciona inteligência artificial, qual a moral que se pode dar para um cara que quer falar da IA jogando no muito fácil?
          Os caras do Xbox mil grau, viram as conquistas do Zangado e ele, não zerou Halo em nenhuma dificuldade, e Forza 6, ele não terminou 4 corridas online, e ele, deu a opinião sobre o multiplayer do Forza 6 sem jogar!
          Agora trancou as conquistas no Xbox e ID no Ps4 para ninguém ver, estranho né?

          A mídia praticamente toda é Sonysta, Uol jogos, Adrenaline, Eurogamer então nem se fala, eles não são contra Xbox One, são contra a Microsoft em todo segmento.
          Horizon zero foi adiado, se fosse Gears teria 4 noticias ou mais em cada um desses sites, falando que é ridículo ser adiado etc etc…

          Pessoas que analisam jogos qual critério que usa, para falar mal do multiplayer de Doom, e nem se quer falar do multiplayer de Ucnharted 4, qual a explicação para isso?

          • então, eu falei que ele jogou o uncharted no fácil, leia direito. Também concordo que pra se fazer uma analise precisa conhecer bem o jogo. Tirando a parte da IA, não vejo problema sobre a analise de uncharted. Sobre os outros jogos não posso opinar pq nao joguei.
            Ele poderia ter jogando no normal pelo menos e isso eu concordo.

            Sobre analisar o multiplayer de um e o outro n, também acho que ta errado.

            Agora, vamos ser sinceros, esse choro é só aqui no brasil falando que a mídia é sonysta.

          • o que a de errado no multi de uncharted? tenho jogado aqui e o mesmo é divertidissimo. Doom também joguei o beta e achei divertido, mas gostaria de saber qual o problema do multi de uncharted, seria os 900p?

  2. uma correção Mário, doom foi lançado em 1993, ano do meu nascimento ‘-‘

    • Uma das muitas versões de Doom, foi lançada em 1996 para PlayStation, Final Doom.
      O original é de 1993 mesmo.

  3. Xbox mil grau, eurogamer ambos tem a mesma credibilidade, o primeiro é uma pagina de zueira onde seu objetivo é claramente falar mal do PS4, e eles nunca negaram que fazem isso, 50% do que eles falam são mentiras outros 50% a realidade.

    Eurogamer principalmente a de Portugal, site de Fanboys Sonystas, onde qualquer pessoa que não seja anti MS ou Sonysta, sabe que esse site é o mais sem vergonha de todos, um lixo total, Xbox mil grau e eurogamer pt, mesma coisa…

    Uncharted 4 o mp não foi citado nas analises para não perder nota, todos os jogos onde se tem mp, é mencionado, mas como Uncharted é da Sony precisa ser protegido.
    A não ser que quem jogou MP acha que o mesmo vale 10, mas ai teria que ser melhor que o MP de BF, Star Wars, COD, porque esses que são voltados para MP não conseguiram 10, Uncharted 4 conseguiu?
    Provavelmente para eurogamer sim

    • Discordo de vc, uncharted se não me engano recebeu da Eurogamer recomendado assim com Rise of the Tomb Raider e Quantum Break, e este site pra mim tem feito um trabalho imparcial, o que acontece é que essa geração tem sido tão ruim prós fans do Xbox que os mesmos já acham que tudo é todos são fanboys, e colocar uma página sem vergonha que nem o X mil grau em patamar igual ao da Eurogamer só demonstra o quanto fanboy e público da página vc é karneiro, vc defende porque vc concorda com esse monte de bosta que é dito lá. Daí depois ficam de mimimi deu nota baixa porque é sonysta fala sério, sobre o multi de uncharted 4 é divertidissimo, tenho jogado e aproveitado o mesmo a Bessa, inclusive acho ele mais divertido que o do Gears Ultimate para efeito de comparação, não vejo porque o jogo deveria ter a nota baixa pelo MP, se não tivesse aí sim eu concordaria.

      • Como eu disse todo fanboy sonysta acha a eurogamer imparcial, se você concorda com um monte de bosta que eles dizem ok!
        Essa gen tem sido tão ruins para Xbox, pra mim tem sido excelente, tirando o Kinect obrigatório no começo que eu tive que comprar e nem uso, o resto acho excelente!
        Se você acha que o MP do uncharted 4 vale 10 ok, pelo menos você disse que gosta, e eu não estou desmerecendo Uncharted 4, apenas não acho normal avaliar multiplayer de alguns jogos tirando notas, e em outro jogo nem se querer jogar…

        • A geração tem sido ruim pros fans do Xbox não para plataforma, e digo isso pois a Microsoft errou no projeto do vídeo game, lançou um console inferior ao concorrente mesmo tendo condições de fazer o contrário, jogos multi plataforma em sua esmagadora maioria saem melhor no concorrente, vende menos que o concorrente, tem menos relevancia na geração que o concorrente, jogos do concorrente entre os mais bem avaliados da geração, a mic decidiu mudar de rumo e tem lançado todo o conteudo antes exclusivo pro PC, se instaurou o coitadismo nos fans do xbox que por tudo que falei acham que o mundo agora é sonysta, quando um jogo do playstation tem uma media boa no meta, mídia sonysta, quando um do xbox que teve um grande hyper como Quantum Break tem nota apenas mediana, midia sonysta, se um site da uma nota um pouco maior pra um exclusivo do concorrente em relação ao ex-clusivo da Mic midia sonysta, espero mesmo que os rumores sejam verdade e o Scorpio seja realmente mais poderoso que o Neo pois pra mim já deu de tanto choro cryxista em foruns e sites especializados em games.

Os comentarios estao fechados.