A evolução dos controladores da Xbox e da Playstation

Não haja dúvidas que os controladores das consolas evoluíram. E as imagens que se seguem permitem perceber claramente a evolução.

Após no passado fim de semana ter estado na mão com o primeiro controlador da Playstation ocorreu-me que seria interessante mostrar a evolução que estes controladores possuíram ao longo dos tempos.

Daí que quando me deparei com estas imagens animadas, achei que as mesmas seriam o ideal para mostrar como estes controladores evoluiram. E como podem perceber, as diferenças ergonómicas existem , entre todas as versões, excepto na passagem do DualShock para o 2, onde o controlador é igual. No aparecimento do Sixaxis/DualShock 3 existem diferenças, mas mesmo aí elas são pequenas, mostrando que no que toca aos controladores, a Sony parou no tempo, só recuperando agora com o DualShock 4.

De notar também que na versão do controlador vemos 5 controladores. O primeiro é a versão de 1995 sem analógicos, com o segundo a ser a versão de 1997 do mesmo controlador, mas com os analógicos, e que em 1998 recebeu os motores de vibração, criando-se assim os primeiros DualShock.

A terceira imagem com o controlador já negro representa o DualShock 2 da Playstation 2, em tudo semelhante ao DualShock 2, excepto na cor base.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O SixAxis, substituiu o DualShock 2 em 2006, mas as diferenças ergonómicas foram bastante pequenas e com a remoção dos motores de vibração e acréscimo de sensores de movimento. Este controlador deu posteriormente origem ao DualShock 3 em 2007, exactamente igual, mas com o regresso dos motores de vibração, agora mais complexos.

A ultima imagem é do actual DualShock4 que inclui toda a tecnologia do DualShock3, altera a ergonomia de forma radical e acrescenta a luz de localização e o sensor táctil.

No controlador Xbox vemos 4 fotos, sendo a primeira o controlador original de 2001, e a segunda a versão S do mesmo controlador, e que surgiu em 2002 devido às criticas sobre as exageradas dimensões do controlador original e que, pela primeira vez coloca os botões A,B,Y e X na sua posição actual.

A terceira foto é do controlador da X360 lançado em 2005, e considerado como o melhor controlador até então criado.

A animação não mostra, mas existiu ainda uma nova versão deste controlador, lançada em 2011, e que resolveu algumas queixas com o D-Pad, e que podemos ver na foto de baixo.

transformind D-Pad

Finalmente temos o controlador da XB1, que existiu em duas versões que diferem apenas no texto gravado no controlador. A versão normal, sem texto e a edição de dia 1 que refere o texto “Day One 213) por baixo do botão central.

Eis as imagens.

Publicidade

Posts Relacionados