A Google pode ter todo o teu historial de deslocações, sem tu saberes.

Sem se aperceberem doque estão verdadeiramente a fazer, muitos utilizadores estão a autorizar à google a recolha do historial das suas movimentações .

google1[1]

A aplicação Google Maps e Google Now são sem dúvida muito interessantes. No entanto para a utilizares plenamente a Google acrescentou no seus sistema operativo Android uma opção de recolha do historial de localizações. Felizmente a opção é totalmente opcional e por norma encontra-se desligada. Mas o problema é que há quem a esteja a activar sem se aperceber do que está a fazer e vendedores que a trazem activa por defeito.

Claro que para muitos este situação nem os preocupa, até porque há quem acredite que a Google possui os dados de localização quer o utilizador os partilhe quem não. Mas se não é o caso, eventualmente, e devido ao Google Now, poderás ter activado a opção sem saberes que com ela estarias a autorizar a recolha de dados. Se foi o caso, eis como desactivar:

No android vai a Definições > Localização > Relatórios de localização da Google.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Aqui encontrarão uma ou duas opções.

A mais comum é o Histórico de localizações, na qual deverão entrar e desactivar para garantir que todo o vosso historial de movimentações fique registado.

Deverão igualmente limpar o histórico com os registos já efectuados.

Outra opção será os Relatórios de Localização, usados pelo Goole Maps e Google Now, e que poderão igualmente desactivar.

Naturalmente que poderás e deverás perder certas funções, especialmente no Google Now. Agora pensa se as preferes ter, ou se preferes um dia correr o risco de perder o smartphone e que um eventual esperto que o encontre, usando um programa fanhoso retirado da internet, possa aceder a toda a tua informação geográfica, nomeadamente onde moras (a zona onde estás mais tempo à noite), onde trabalhas (onde estás mais tempo de dia), e todos os teus hábitos de movimentação, incluindo as horas onde estás habitualmente em cada sítio.

Agora cada um pensa como quiser.

Publicidade

Posts Relacionados