A qualidade das modelações nos jogos AAA da Sony

O photo mode que a Sony tem implementado permite mostrar a qualidade gráfica dos seus jogos. Mas a realidade é que qualquer simples captura pode impressionar:

Nota: Artigo com links para fontes externas. Devido à quantidade e dimensão de algumas das imagens não se recomenda a visualização deste artigo usando redes moveis. As imagens podem demorar a carregar!

Pausar o jogo, rodar a câmara e ver com pormenor a qualidade gráfica que temos no ecrã é algo que permite mostrar real qualidade gráfica de um jogo! Mas neste caso nem sequer precisamos disso. A qualidade que a Sony tem colocado nos seus jogos salta à vista mesmo sem este modo.

Ainda hoje é comum a qualidade das cinemáticas nada ter a ver com a qualidade ingame… Eis um exemplo:

Tomb Raider – Cinemáticas



Tomb Raider – Ingame

Esta situação não ocorre por norma nos jogos de topo atualmente publicados pela Sony (apesar de ser possível, apanharmos certos ângulos de câmara onde apanhamos a qualidade reduzida, mas isso obriga a praticamente procurar). Uncharted 4, Horizon Zero Dawn e God of War possuem um modo foto que permite a qualquer altura tomar conta da câmara e movimentar a mesma para onde queremos. E isso permite perceber que as cinemáticas não só são calculadas em tempo real, como perceber que a qualidade está lá toda!

Naturalmente o modo foto permite depois aplicar efeitos adicionais que podem melhorar ainda mais a qualidade da captura, mas não é nesse aspecto que abordamos a situação!

Repare-se na imagem de baixo, obtida de uncharted usando o photo mode, com as texturas, luz e modelos do gameplay.

Mudando o ângulo.

E mais uma da mesma luta, desta vez na parte cinemática em tempo real para que se perceba que a qualidade é idêntica:

E uma personagem secundária que aparece pouco mais do que uns segundos em todo o jogo!



E Drake…

Drake e Helena:

Esta qualidade estende-se a outros jogos. Horizon: Zero Dawn, por exemplo!

Repare-se na qualidade do pormenor colocado nos reflexos dos olhos e pele de Aloy. Algo que apesar de existir se torna difícil de perceber no jogo.

O pormenor da pele, pequenos pêlos, veias e dobras:

Um pormenor que é levado ao extremo em God of War

E igualmente muito bem conseguido em Detroit

Esta é a qualidade que define esta geração… aquilo que se espera dela. Estamos no século XXI e é bom ver-se que realmente a PS4 consegue ser puxada a este extremo!

Eis The Last of Us Parte II

E voltando a God of War:

Deixo-vos com imagens obtidas com o Photo Mode neste jogo que mostram a qualidade da modelação das personagens neste jogo:

Efeitos de particulas

E a cabeça de Mimir, algo a que poucos prestarão atenção, apesar de passarmos cerca de metade do jogo com ela nas costas! Repare-se no pormenor existente na mesma, apesar de por norma ela ocupar menos de 2% do ecrã!

Com excepção de Gears of War 4 e Quantum Break, a Microsoft pouco apresentou nesta geração com esta qualidade, apesar de potencialidades semelhantes nas suas consolas. É pena que nesta geração apenas se sinta que uma das marcas está a puxar de forma regular pela sua consola aos limites!



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

Queria colocar umas screenshots que fiz de God of War, sendo que este é o meu jogo favorito na geração, além da platina estou jogando pela segunda vez no modo quero God of War e que desafio que é este jogo.

jefferson
Visitante
jefferson

Mario, não faltou the order ai não?

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

E ainda se perguntam porque os exclusivos da SONY só recebem notas acima de 80, não é a mídia que é sonysta como alguns débeis gostam de argumentar mas sim pela entrega da SONY em excelência em seus jogos,a atenção aos detalhes não é existente em nenhuma outra empresa de jogos.