A resolução de ecrã dos exclusivos Xbox 360 e PS3

Apenas para comparação com a situação que está a ocorrer com as consolas de nova geração, eis uma lista algo exaustiva de alguns dos exclusivos PS3 e Xbox 360, e das resoluções e framerate de cada um desses jogos.

resolução ecrã

Uma das questões com os exclusivos é que fica sempre no ar a questão de como o jogo correria na consola concorrente. E apesar de essa resposta nunca poder ser dada podemos ter uma ideia das capacidades das consolas que os exclusivos usam.

Mas mais ainda, poderemos ter uma ideia do que esperar com as consolas de nova geração. Com hardware 8 anos mais recente, a promessa agora é dos 1080p. Mas será que a geração anterior cumpriu com a promessa dos 720p?

Xbox 360

  • Alan Wake = 960×544 (4xAA) – 30 fps
  • Banjo Kazooie: Nuts and Bolts = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Blue Dragon = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Crackdown = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Crackdown 2 = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Dead Rising = 1280×720 ( Até 4xAA mantendo estável o frame rate) – 30 fps
  • Dead or Alive 4 = 1280×720 (2xAA) – 60 fps
  • Forza Horizon = 1280×720 (4xAA + FXAA) – 30 fps
  • Forza Motorsport 2 = 1280×720 (2xAA no jogo, 4xAA nas repetições & selecção de veiculos) – 60 fps
  • Forza Motorsport 3 = 1280×720 (2xAA no jogo, 4xAA nas repetições & selecção de veiculos) – 60 fps
  • Forza Motorsport 4 = 1280×720 (4xAA no modo time trial, 2xAA nos restantes, 4x nas vistas interiores etc.) – 60 fps
  • Gears of War = 1280×720 (HD), 960×720 (SD) (2xAA mas só em objectos estáticos?) – 30 fps
  • Gears of War 2 = 1280×720 (2xAA, com certos vértices não trabalhados) – 30 fps
  • Gears of War 3 = 1280×720 (sem AA) – 30 fps
  • Gears of War: Judgment = 1280×720 (FXAA) – 30 fps
  • Halo: Anniversary = 1152×720 (FXAA no remake, sem AA no clássico) – 30 fps
  • Halo 3 = 1152×640 (sem AA) – 30 fps
  • Halo 3: ODST = 1152×640 (sem AA) – 30 fps
  • Halo 4 = 1280×720 (AA em pós processamento) – 30 fps
  • Halo: Reach = 1152×720 (2xAA) – 30 fps
  • Halo Wars = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Kameo: Elements of Power = 1280×720 (sem AA) – 30 fps
  • Lost Odyssey = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Perfect Dark Zero = 1152×640 (sem AA) – 30 fps
  • Project Gotham Racing 3 = 1024×600 (2xAA) – 30 fps
  • Project Gotham Racing 4 = 1280×720 (2xAA) – 30 fps

Playstation 3

  • God of War: Origins Collection = 1280×720 ou 1920×1080 (sem AA), modo 3D a 1280×720 – 60 fps
  • God of War Collection Volume II = 1280×720 ou 1920×1080 (sem AA) – 60 fps
  • God of War III = 1280×720 (MLAA) – Frame rate desbloqueado
  • God of War Ascension = 1280×720 (MLAA) – Frame rate desbloqueado variando entre 35 e 45 fps
  • Gran Turismo 5: Prologue = No modo 1080p corre a 1280×1080 (2xAA) no jogo, mas a 1920×1080 sem AA quando na garagem, boxes ou showroom. No modo 720p corre a 1280×720 (4xAA) – 60 fps
  • Gran Turismo 5 = 1280×720 (4xAA), 1280×1080 (QAA, TAA seleccionavel), 1280×720 (QAA) em modo 3D – 60 fps
  • Heavenly Sword = 1280×720 (4xAA) – 30 fps
  • Heavy Rain = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Ico = 1280×720 ou 1920×1080 (MLAA) – 30 fps
  • Infamous = 1280×720 (sem AA) – 30 fps
  • Infamous 2 = 1280×720 (AA em pós processamento) – 30 fps
  • Killzone 2 = 1280×720 (QAA) – 30 fps
  • Killzone 3 = 1280×720 2D, 640×716 3D, (ambos com MLAA ) – 30 fps
  • Lair = 800×1080 (2xAA) – O jogo usa os buffers de Anti Aliasing (AA) convergindo-os para produzir um uma resolução de 1600×1080 – 30 fps
  • Little Big Planet = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Little Big Planet 2 = 1280×720 (MLAA) – 30 fps
  • MAG = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Metal Gear Online = 1024×768 (2xAA) – 30 fps
  • Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriot = 1024×768 (2xAA) – 30 fps
  • Motorstorm = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Motorstorm Apocalypse = 1280×1080 (dinámico) 2D, 1024×720 3D (MLAA) – 30 fps
  • Motorstorm Pacific = 1280×720 (dinámicamente desce a resolução até 576p, 2xAA) – 30 fps
  • Ratchet & Clank: Tools of Destruction = 960×704 (2xAA, Os buffers AA são usados para reconstruir 720p) – 60 fps
  • Ratchet & Clank: A Crank in Time = 960×704 (2xAA, Os buffers AA são usados para reconstruir 720p) – 60 fps
  • Resistance: Fall of Man = 1280×720 (QAA) – 30 fps
  • Resistance 2 = 1280×720 (QAA) – 30 fps
  • Resistance 3 = 960×704 (QAA) – 30 fps
  • Shadow of the Colossus = 1280×720, 960×1080 (MLAA), 720p para 3D – 30 fps
  • The Last of Us = 1280×720 (AA em pós processamento) – 30 fps
  • Uncharted: Drake’s Fortune = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Uncharted 2 = 1280×720 (2xAA) – 30 fps
  • Uncharted 3 = 1280×720 (Detecçãod de bordas) em 2D, 896×504 em 3D – 30 fps

Acima de tudo o que podemos ver é que a anterior geração, fosse ela PS3 ou Xbox 360, em termos gerais cumpriu a promessa dos 720p. Desta forma, os 1080p serão apenas o passo esperado para a nova geração, algo que pelo menos para já apenas um dos lados está, mais ou menos, a cumprir.





De resto, quanto à velha questão sobre o que a consola concorrente conseguiria fazer caso tivesse direito ao mesmo exclusivo, torna-se, mesmo perante estes dados, difícil de se poder concluir seja o que for. Já no que toca às novas consolas a resposta parece, pelo menos nesta fase, mais simples.

Fonte Beyond3d



Posts Relacionados