A tua internet é lenta? Muda-te para a lua porque lá é rápida.

Pode parecer uma brincadeira, mas o certo é que a ligação de internet entre a terra e a lua vai ser bem melhor do que a ligação que as pessoas possuem em casa.

 

Após meses de tests, a demonstração do sistema denominado de “Lunar Laser Communication” está prestes a ser usando num cenário real. E com ele mais depressa fazes downloads na Lua do que fazes em casa.

A transmissão de informação entre a terra e o espaço é problemática uma vez que as ondas rádio não possuem velocidade suficiente para transportar a informação a grandes distâncias em tempo real. No entanto, não havendo alternativas era o que se usava, e actualmente até temos sondas como as Voyager que se encontram fora do sistema solar, e que comunicam com a terra usando esse método, demorando a informação vários dias a chegar.

Mas agora um novo sistema baseado em feixes laser, e como tal capaz de transportar informação à velocidade da luz, está montado em White Sands, no Novo Méximo, e pela primeira vez pode mandar e receber dados de e para a Lua em tempo útil.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O projecto é um trabalho conjunto da NASA e do MIT Lincoln Lab que tem vindo a trocar informações com uma sonda satélite que orbita a Lua desde Outubro de 2013. E os resultados são muito bons, com velocidades de 622 Megabits por segundo, um valor bem acima do que podemos ter em nossas casas.

Naturalmente estas velocidades são afectadas por várias variáveis tais como a posição da sonda relativamente ao Sol, e as condições atmosféricas. Mas o facto é que o laser passa pequenas nuvens e tem funcionado. Aliás um filme HD foi enciado para a sonda em apenas 7 segundos, mostrando a velocidade do sistema.

Lembram-se do projecto que queria colocar 4 pessoas em Marte? E dos 20 mil inscritos? Agora parece que já se percebe o porquê que esta malta quer ir para um planeta de onde não pode voltar. Provavelmente prometeram-lhes uma internet destas. 🙂

Publicidade

Posts Relacionados