A verdade, a meia verdade e a inverdade

Há sempre várias maneiras de se olhar para uma coisa. E dependendo da perspectiva a situação pode ser verdadeira, mais adulterada, ou representar basicamente uma distorção tão grande que dá a crer uma realidade que não existe.

Tem vindo a decorrer um grande debate na PCManias devido às vendas de Uncharted 4. E a questão prende-se com uma análise realizada numa perspectiva que acaba por se revelar deturpada por um website brasileiro (e cujo nome não vamos divulgar por uma questão de respeito), que mesmo que sem intenção, acaba por mostrar uma realidade que, apesar de verdadeira, está completamente deturpada.

Imaginemos um caso. Um casal, em que a mulher quando chega a casa vai para a cozinha fazer o jantar. Prepara a refeição e põem a mesa, sendo que no final, a tarefa de colocar o pratos na máquina da loiça cabe ao homem.

Não podemos dizer que há aqui uma distribuição equitativa de tarefas. A mulher no fundo é quem tem o trabalho todo. Contando o tempo e trabalho que dispensa a cozinhar e colocar a mesa, o trabalho do homem é no fundo basicamente irrisório.

Ora esta situação pode ser relatada de formas diferentes. Daí que um homem que chegue aos amigos e diga:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Caso 1

  • Ontem chegamos tarde a casa. A minha mulher foi cozinhar, colocou a mesa, e no final eu coloquei os pratos na máquina. Saímos da cozinha eram 11 horas!

Este homem está a ser verdadeiro. E está-o a ser porque aqui se limita a relatar os factos. Não os interpreta, não os deturpa, e é factual na explicação dando a perceber que a mulher é que fez tudo e ele só colocou os pratos na máquina, tendo tudo terminado às 11 horas.

Estamos perante a realidade das coisas.

Caso 2

Mas os homens são machões. Normalmente não dizem as coisas assim, e uma outra forma de o dizer seria:

  • Ontem chegamos tarde a casa. Estivemos os dois na cozinha até ás 11 horas!

Este homem está já a deturpar a verdade! Aqui ele relata uma situação real, mas esconde factos, e a imagem que passa é de que ambos partilharam a meias todo o trabalho na cozinha.

Estamos aqui perante uma situação adulterada. Algo que já acaba por ser uma mentira.

Caso 3

Mas há uma maneira pior de colocar as coisas. Imaginemos que este homem refere.

  • Ontem chegamos tarde a casa. Só saí da cozinha eram 11 horas!

Aqui a deturpação é gigante. É um adulterar completo da realidade das coisas. Quem houve essa frase pensa que o homem é um mouro de trabalho, que a mulher não faz nenhum, e que ele esteve a trabalhar sozinho na cozinha até às 11 horas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Estamos perante uma deturpação tão grande que este facto acaba por ser um falsidade face à realidade das coisas!

Ora o que é curioso é que nenhuma das situações é mentira. Mas há uma clara intenção por detrás da situação. assim como houve com o website brasileiro em questão.

Mas o que aconteceu exactamente?

Bem, Uncharted 4 apresentou aquilo que se acredita ter sido um recorde absoluto de vendas para jogos First Party exclusivos na atual geração. Em 6 dias o jogo vendeu ao público 2.7 milhões de unidades (números oficiais incluindo vendas avulso do jogo em formato físico e digital. Não se incluem bundles).

Ora no que toca a dados concretos que foram fornecidos ao público, no tocante a vendas físicas+digitais (e aqui há que reconhecer que há muita lacuna no que toca a números de vendas digitais) estes números não possuem paralelo. É um recorde absoluto!

Mas esta situação tem o seu senão! Uncharted 4 é um jogo com uma componente técnica inigualável nesta geração. Poderia assim ser de esperar que, apesar de mais nenhum jogo ter apresentado em dados públicos números deste calibre, o jogo pudesse ter vendido ainda mais.

Assim, pegando nas realidades conhecidas, e nos 3 casos de cima, com as 3 formas de dar a notícia, vamos ver como a notícia seria dada para cada um deles.

E note-se que nem sempre é fácil perceber-se que se está a cair neste tipo de situação, pelo que há sempre de ressalvar que pode não ter existido intenção!

Caso 1 – A realidade das coisas

Uncharted 4 apresenta números de venda oficiais que se revelam um recorde de vendas para a atual geração em jogos exclusivos First Party, com um total de vendas de 2.7 milhões de unidades. A percentagem de jogos vendidos por consolas no mercado em apenas 6 dias atingiu os (7%)..

Caso 2 – A situação adulterada.

Uncharted 4 vendeu 2.7 milhões de cópias em 6 dias. Apenas 7% dos utilizadores PS4 aderiram ao jogo.

Caso 3 –  A deturpação total

Apenas 1 em cada 15 possuidores de PS4 compraram Uncharted

Como dizia Benjamim Franklin… Meia verdade é normalmente uma grande mentira. Mas neste caso nem meia verdade temos!

Nota: Artigo alterado e corrigido em algumas partes.

Publicidade

Posts Relacionados