A WiiU é oficialmente um desastre

Já não há debate sobre o assunto uma vez que esta é agora a posição oficial da Nintendo: A WiiU é uma falhanço de vendas.

wiiU

A WiiU é oficialmente um desastre. Se os fans poderiam argumentar o contrário, agora o argumento esmorece e morre uma vez que a Nintendo reconhece agora, e pela primeira vez que as vendas da consola não atingiram minimamente os valores previstos.

Diga-se porém que a Nintendo não perdeu o toque com a WiiU. Todos os que jogaram a consola podem confirmar que os jogos são tão divertidos e excitantes como sempre foram. No entanto a WiiU, para um sistema lançado recentemente e com hardware tão ultrapassado, não possui a inovação que permitiu à Wii superar essa falha e se tornar um  sucesso.

Agora, essa realidade está a morder os calcanhares da Nintendo que anunciou que as fracas vendas da WiiU iriam resultar no terceiro ano consecutivo com prejuízos para a empresa.



Assim, e agindo em concordância com a realidade, a empresa cortou em 70% as previsões de vendas de consolas para 2014 que desceram assim de 9 milhões para 2,8 milhões. Recorde-se que em mês e meio a Playstation 4 vendeu mais do que a Nintendo Wii desde o seu lançamento em 2012 até á presente data, e que tanto Xbox One como PS4 venderam em um mês mais do que as actuais previsões de vendas da Nintendo para a WiiU em todo o ano de 2014.

Assim, a Reuters publicou as seguintes frases do presidente da Nintendo, Satoru Iwata na sua reunião com os accionistas:

Falhamos em atingir os nossos alvos de vendas de hardware durante o fim do ano, onde as vendas são maiores

Recentemente o preço da WiiU foi cortado em 50 dólares para tentar aumentar as vendas, e Super Mario 3D World deveria ter sido um impulso, mas mesmo assim não se deu o impacto desejado, e o futuro da consola está agora no limbo.



Eventualmente uma nova descida de preços poderá vir a acontecer na tentativa de aumentar as vendas. Satotu Iwate referiu claramente:

Não podemos continuar um negócio sem lucros

A novidade aqui é que, como a consola não pode descer mais de preço sem aumentar os prejuízos da empresa, as descidas de preço poderão passar pelo software.

Curiosamente, apesar de a WiiU ser um desastre, a 3DS não está muito melhor. Apesar das vendas, a Nintendo revelou que a consola estava a ser vendida com prejuízo até 25 de Julho de 2013, e só nessa altura, com as revisões ao hardware efectuadas, passou a dar lucro. Assim, de acordo com a Gamnesia,  pode ler-se nos relatórios da Nintendo.

As margens da Nintendo 3Ds tem vindo a melhorar, mas o hardware esteve com margens negativas

Ainda acordo com este relatório da Nintendo, a empresa adoptou um novo sistema de pagamentos fiscais nos EUA nos últimos dois anos, numa jogada contabilística para manter as contas no verde. Mas agora há que se proceder aos acertos e isso coloca as actuais contas ainda mais fundo no vermelho. Isso quer dizer que na realidade a Nintendo anda a enganar-se a si mesmo desde o lançamento das suas novas consolas.

O certo é que a Nintendo está mal, e torna-se impossível a empresa manter-se no negócio sem lucros. Daí que os rumores no Japão de que a empresa poderá inclusive fechar portas acumulam-se. Algo que não deverá acontecer, mas que não deixa de criar situações caricatas com alguns vendedores a criarem bundles para despachar as consolas em stock, anunciando o fim da produção da WiiU.

Numa outra vertente, há rumores pelos fóruns de que a Nintendo prepara uma nova consola portátil.



Posts Relacionados