Acções da Nintendo disparam 20% graças a Pokemon Go

Já joguei… é divertido… é viciante… mas é perigoso!

O lançamento de Pokemon Go para iOS e Android foi uma mina de ouro para a Nintendo, fazendo as suas acções ubir 20% num único dia.

Este foi o maior aumento de cotação na bolsa que a empresa registou desde os tempos da NES, fazendo o seu valor subir 7.7 mil milhões de dólares em apenas dois dias!

Para verificarmos o que leva a tal sucesso, instalamos o jogo (que ainda não está disponível em Portugal de forma oficial). Para isso recorremos a este APK que permite que joguem nos servidores Norte Americanos.

O jogo é graficamente muito simples, requer o uso do GPS, e idealmente da câmara do smartphone.

pokemon_go_3 pokemon_go_4

A ideia… caminhar pelos mais diversos locais, visitar pontos de interesse, e apanhar os pokemons que vão surgindo pelo caminho.

A ideia não é original, já outros jogos fizeram isto mesmo, mas o conceito associado ao jogo Pokemon tornou o mesmo num sucesso. O único problema é que o jogo é perigoso não só para quem o usa, mas igualmente para quem está perto.

Os pokemons aparecem de repente e tal leva a que as pessoas atravesses ruas ou se metam em locais mais perigosos para os apanhar. E como a atenção está dividida entre o mundo real e o smartphone, o resultado é algo perigoso.

Há aliás relatos de pessoas que tem vindo a usar o jogo a conduzir automóvel, e mesmo um caso de um condutor que inverteu a marcha da sua viatura, causando um acidente.

Mas, claro, jogado por pessoas responsáveis… o jogo é muito bom, apesar de graficamente simples.