Adolescente cria aparelho que pode carregar telemóvel em 20 segundos

Esperar horas para carregar um telemóvel pode ser algo que desaparecerá mais cedo do que o esperado. E isso graças a uma estudante de 18 anos.

superbat

Eesha Khare é de Saratoga, Califórnia, estudando no secundário, e ganhou um prémio de 50 mil dólares numa feira internacional de ciência ao criar um aparelho de armazenamento de energia que pode ser carregado em 20 segundos.

O aparelho é um “supercapacitor” um apalho que pode armazenar imensa energia num espaço reduzido, que carrega rapidamente e guarda a energia por um largo período de tempo com uma vida útil de 10 mil ciclos de carga/descarga. Todas estas características são impressionantes face às baterias comuns, particularmente a vida útil que se revela até 10 vezes superior à de uma bateria normal.

O motivo da invenção foi a reduzida capacidade da bateria do seu smartphone, e apesar de o produto criado apenas iluminar um LED, o futuro para o mesmo é de enorme interesse, e será certamente usado em imensos produtos muito rapidamente.



Mas o mais interessante é que não estamos a falar de um produto rígido. O produto criado é flexível e pode ser utilizado de forma muito mais versátil do que as normais baterias, incluindo a sua inserção em roupas ou tecidos.

O prémio, patrocinado pela Intel Foundation Young Scientist foi ganho na Intel International Science and Engineering Fair.



Posts Relacionados