Aerogel de grafeno é o material mais leve do mundo.

A ciência avança, e os materiais também. Mas criar um material que é sólido e resistente, mas ao mesmo tempo mais leve que ar é certamente algo de interessante. É o aerogel de grafeno.

aerogelgrafeno

Sólido. Eis uma palavra para a qual teremos de pensar em rever a sua definição pois cada vez mais se torna difícil de distinguir o que é o que!

Os aerogels são algo que a ciência explora à décadas e são cada vez menos densos. Mas agora, uma equipa de investigadores do departamento de Ciência dos Polímeros da universidade de Zhejiang na China estabeleceram um novo recorde para o sólido com a menor densidade alguma vez registado. E tudo isso graças ao grafeno.

Um aerogel é algo normalmente constituído por compostos de sílica ou carbono e aos quais se reconhecem grande durabilidade e propriedades térmicas. E em 2012 um tipo de aerogel que de denominou de aerografite arrebatou o título do sólido com menor densidade do mundo com 0,18 mg/cm3. Um título agora arrebatado pelos Aerogel de grafeno com 0,16 mg/cm3.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

É certo que estes números não vos dizem nada. Mas comparemos então com outros componentes que conhecem para colocarem as coisas em perspectiva. Estamos a falar de um material com uma densidade que é apenas o dobro da do hidrogénio, mais baixa do que a do hélio, e acima de tudo, num componente que todos conhecem, muito mais baixa que a do ar.

Sim, o ar tem uma densidade de 1,2mg/cm3… É 7,5 vezes mais pesado que o aerogel. E mesmo assim o aerogel é um sólido. Apenas um sólido que é mais leve que o ar.

Para quem não sabe o grafeno é apenas uma camada de átomos de carbono que são congelados e armazenados em 3 dimensões. É algo que apenas a nanotecnologia permitiria.

O Aerogel em causa é extremamente elástico e retorna à sua forma original após ser comprimido, e é igualmente extremamente absorvente, podendo absorver até 900 vezes o seu peso em líquidos orgânicos como é o caso do óleo, podendo-se revelar uma excelente ferramenta no combate a derrames de petróleo em alto mar.

Fonte: Slashdot

Publicidade

Posts Relacionados