Afinal a apresentação de Crackdown 3 era toda… CGI

CGI ou computer generated images. O nome diz respeito a cenas totalmente geradas por computador em máquina ou máquinas dedicadas e que não possui absolutamente qualquer tipo de cálculo 3D em tempo real. Por outras palavras, é apenas vídeo.

crackdown3

A apresentação de Crackdown 3 impressionou-me. Animações fluídas, um grafismo diferente, mas mesmo assim agradável, e algumas imagens deveras impressionantes.

A cena mais impressionante de todo o video é o realismo do prédio a cair, com animações de fogo, fumo e partículas impressionantes. Algo que podem ver no video de baixo a partir do 1m 45s e que me deixou espantado pela sua qualidade e fluidez.


Publicidade

Retomando o nosso artigo

Ora apesar de o video mostrar uma cinemática e não jogo corrido, a ideia com que fiquei foi de que o mesmo poderia estar a correr em tempo real. E quando a Microsoft revelou que a demonstração tecnológica da demolição do prédio calculada na Cloud era trabalho inicial de Crackdown, a ideia com que fiquei foi uma imagem reforçada que o jogo correria em tempo real com cálculos de física de partículas na Cloud.

Seria certamente algo desnecessário para uma cinemática que ocorre sempre da mesma forma e que pode ter os dados pré-rendidos no BD, mas mesmo assim uma demonstração impressionante do que eventualmente, em igual ou menor escala (e problemas de latências ou ligações à parte), poderíamos ver depois em tempo real no jogo.

 

Daí que confesso ter ficado decepcionado quando soube que a totalidade do trailer era apenas CGI e que nada do que era visto corria em tempo real.

Naturalmente que mesmo assim a demo deixa água na boca e será interessante ver a implementação do sistema de demolição no jogo, que será certamente online cooperativo, algo que não só se percebe um pouco do trailer, mas que permite que os cálculos de demolição ocorram em menor número e sejam partilhados por vários jogadores. Uma implementação do lado do servidor, ao nível da IA de Titanfall, mas com cálculos diferentes e que como já vimos permite superar os problemas associados à latência e à interacção com os cálculos em tempo real.

Publicidade

Posts Relacionados