Afinal as novas drivers 337.50 da Nvidia são boas, mas longe de darem os ganhos do Mantle.

A Nvidia tinha anunciado uma novas drivers que mesmo com um API de Alto Nível batiam o Mantle. Mas na prática o que vemos está longe de ser igual ao Mantle.

A Nvidia prometia bater o Mantle com as suas novas drivers que, mesmo sendo criadas para o DirectX 11, bateriam os resultados da AMD com o seu API de baixo nível.

Estas drivers possuem optimizações nucleares que, segundo a Nvidia reduzem tempos de carga e aumentam a performance num determinado número de jogos. A Nvidia refere ainda que nos jogos limitados pelo CPU seria onde se notaria maiores ganhos.

Ora com as drivers lançadas, o site DSOGAMING colocou-as em teste:

Usando um processador Q9650, um processador Core2Quad capaz de correr todos os títulos, mas que se revela ser limitativo nas performances gráficas, e que apresentou excelentes ganhos com o Mantle, o website passou aos testes usando as antigas drivers GeForce 334.89 e as novas GeForce 337.50.



E o constatado é que efectivamente há ganhos, e alguns são bem notórios. Mas curiosamente, apenas em um par de jogos, e muitos dos títulos basicamente nem sequer são afectados pelas novas drivers. Por outras palavras estas drivers são optimizadas mas não genericamente e sim de uma forma que se reflecte apenas em alguns títulos em particular.

Segundo o website, Arma 3 e Shadow Warrior (com os espelhos activados, uma opção que sobrecarrega CPU e GPU) os jogos não tiveram qualquer tipo de ganho. Já Tomb Raider subiu 2 fps, o teste B de Lost Planet 2 subiu 3.5 fps e Thief subiu 4 fps.

Já Battlefield 4 e Sleeping Dogs tiveram ganhos maiores, com ganhos entre 7 a 10 fps nas zonas limitadas pelo CPU em BF4 e 7 a 9 em Sleeping Dogs.

GF33750 vs GF33489

O benchmark interno de Resident Evil 6 tambem mostrou melhorias subindo a pontuação de 11.693 pontos para 11.867 com as novas drivers.

A conclusão é que as novas drivers compensam e são efectivamente boas, mas que o ganhos são pequenos face ao que a AMD consegue com o Mantle, e acima de tudo as drivers acabam por não envergonhar os GPUs da AMD como os gráficos da Nvidia aparentemente sugeriam. O Mantle quando usado em conjuunto com CPUs AMD de gama média e baixa chega a dobrar as performances do sistema, algo que estas drivers estão longe de conseguir.

Nota: O website Extremetech faz testes idênticos e não conseguiu ver mais que 11% de ganhos em jogos específicos, algo bem longe dos prometidos 70% de ganho.



Posts Relacionados