Afinal Xbox One poderá estar ainda a vender mais do que a Xbox 360. Mas a margem é pequena. Eis uns gráficos de vendas de consolas.

A VGChartz atualizou os números das vendas das consolas, e fez um pequeno comparativo de vendas. E pelos valores deles a Xbox One ainda está à frente da Xbox 360 por uma pequena margem. Mas também há dados sobre as vendas da PS4.

Um dos problemas do VGChartz é que os números que vão sendo vistos não são de confiança. O motivo é que eles são estimativas baseadas nos números de vendas dos maiores retalhistas a nível mundial, mas que não englobam os pequenos retalhistas, podendo assim possuir erros para baixo.

Ora em tempos tínhamos referido aqui na PCManias que a Xbox One tinha ficado para trás em números de vendas face à Xbox 360, uma vez que pelos números no final do terceiro ano de vida a Xbox 360 tinha oficialmente vendido 28 milhões, algo que podemos confirmar pela nota de fundo deste artigo que refere o anuncio oficial da Microsoft para 31 de Dezembro de 2009, e a Xbox One estimava-se estar nos 26 milhões de unidades vendidas.

Mas apesar dos erros reconhecidos nos números do VGChartz, os dados deste website apontam no sentido de as Xbox One terem estado com um número de vendas previstas abaixo do indicado, sendo referido um valor corrigido de vendas de 28,279,951 unidades (na prática deverão ser um pouco mais).

Isto quer dizer que, mesmo considerando os erros para baixo do VGChartz, a Xbox One ainda estará, pelo menos 279.951 unidades à frente da Xbox 360!



Eis a comparação feita pelo VGChartz das vendas das duas consolas para igual período de vida.

Mesmo com este acerto que volta a colocar a One na frente, com a maior escassez de exclusivos de quantidade em 2017 as vendas da Xbox One estarão condenadas a ficar para trás face às da 360 muito em breve, e apenas o lançamento da Scorpio no final do ano poderá mudar essa realidade.

Curiosamente o website compara igualmente as vendas da Xbox One com as da PS3 para o mesmo periodo de vida. Ora como sabemos a PS3 foi lançada um ano depois, mas acabou por passar as vendas da 360 no final da geração, o que indica que a consola vendeu um pouco mais rápido que a 360. Eis então a comparação:

Como se vê a One chegou a vender mais do que a PS3, mas ficou para trás já à algum tempo!

Quanto à PS4… a consola chegou a vender durante algum tempo mais do que a PS3 + Xbox 360 juntas, mas atualmente está atrás das vendas conjuntas dessas consolas.

Quanto às consolas de actual geração, e até final de 2016, a PS4 vendia mais do que a One + Wii U juntas.

 

 



Posts Relacionados

Readers Comments (8)

  1. Recentemente saiu uma matéria informando que a sony detêm 50% do mercado de jogos, isso é bom para a sony, mas para nós não tão bom assim. Isso abre margem para o comodismo e com isso o serviço só piora. Espero que a Microsoft e Nintendo consiga diminuir essa vantagem.

    • a Nintendo tem quanto? 100% do mercado de portateis? e não vejo ninguém reclamar do monopolio dela lá.

      • E com 100% do mercado ela criou o pai do PS4 Pro e do Scorpio(console de meia geração), o new 3DS. Aquele portátil que seria compatível com o 3DS e sem exclusivos…. Aí já sabem o que aconteceu.

      • Na verdade muita gente reclama, principalmente da cultura da nintendo de apostar em hardware de uma geração anterior a cada novo console lançado.
        O Vita tinha tudo para ter sido o console que quebrou esse monopólio. Só não teve a confiança da empresa que o criou.

    • Talvez nunca mais a Sony perca essa margem do mercado, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois ao mesmo tempo ela provavelmente nunca terá o monopólio do mercado.
      Se a única concorrente da Sony fosse a Nintendo, aí sim seria preocupante pois automaticamente todo mundo que quer um console com maior fidelidade gráfica iria optar por um Playstation e logo a maior parte dos jogos do mercado seriam exclusivos Playstation. Mas com a Microsoft na jogada e após o estrago que o 360 fez nas previsões de monopólio da Sony, eles nunca mais irão dar brechas pois esse mercado não tem cadeira cativa.

  2. A Nintendo tem 100 porcento do mercado nos portáteis pq a Sony foi incompetente!

    • Isso também é verdade, o que não mascara o fato de ninguém reclamar da Nintendo monopolizar o mercado de portateis.

      • Netto, sempre quando não tiver concorrência, o outro irá monopolizar! Eu torço muito para Sony lançar um console híbrido, e acredito que seria o console com maior chance da história da Sony em combater portáteis da Nintendo ou híbrido como queira, pois seria um console mais poderoso do que o switch com o diferencial de rodar games na TV, games do calibre de um uncharted, horizon zero dawn, god of war, gran turismo, dentre outros… Ou seja, não teria mais aquela conversa que o PS vita não vingou pq os games da Sony só ficam bem em televisores. Netto, imagine vc poder jogar games como Uncharted 2, 3 em um portátil de qualidade até superior que um switch e poder continuá-los na TV. Fora outros tantos games exclusivos e muitos multis rodando no aparelho. Parece sonho meu, mas creio que a Sony faria um console interessante. Ah! Tendo a biblioteca do ps1,2, 3 no mínimo para jogarmos. Abração…

Os comentarios estao fechados.