Agora já há bicicletas que se equilibram sozinhas.

Por 95 euros é possível dotar qualquer bicicleta de um sistema que lhe permite equilibrar-se sozinha.

gyrobike

Engenheiros da Universidade de Darthmouth, EUA, criaram um sistema revolucionário que permite que qualquer bicicleta se equilibre sozinha. Esta é uma situação que permitirá não só evitar quedas, mas igualmente facilitar a aprendizagem a quem nunca aprendeu a andar de bicicleta.

A Bicicleta apresentada, que dá pelo nome de “Jyrobike” possui um eixo de controlo na roda da frente que incorpora tecnologia giroscópica e capaz de gerar uma força estabilizadora que resiste à gravidade. Para tal, no interior da roda, foi colocada uma segunda roda plástica capaz de girara 1.550 rotações por minuto e que produz uma força que obriga o ciclista a manter-se direito, mesmo quando se inclina ou oscila.

O sistema pode ainda ser ajustado a nível das definições de equilíbrio, inclusive de forma remota por um pai, e que pode a qualquer momento desactivar o mesmo de forma a forçar a noção de equilíbrio.



Percebe-se assim que o produto é essencialmente concebido para facilitar a aprendizagem no uso da bicicleta por crianças, funcionando com uma bateria com capacidade para três horas de uso. Possui ainda efeitos sonoros que a marca refere servirem para entusiasmar e motivar o ciclista.

O preço da bicicleta é de 249 dólares (183 euros), mas as rodas com o sistema incorporado podem ser adquiridas por 129 dólares (95 euros).



Posts Relacionados