Ainda sobre o Java: Mantém-no desligado.

Vários especialistas continuam a alertar. O Java é potencialmente a maior falha de segurança actualmente no mercado e deverá ser mantido desligado.

java

O Java é provavelmente a maior ameaça que actualmente existe relativa à segurança informática, e como tal deves manter o mesmo desligado.

Como a própria Oracle dá a conhecer na instalação são biliões os aparelhos que usam o java e todos os dias o usamos sem sequer nos apercebermos disso.

Esse é igualmente um dos motivos que torna o java apetecível aos cyber criminosos que pretendem forçar software malicioso nos sistemas através da visita a websites ou cliques em links. E uma vez um computador infectado outros na mesma rede rapidamente serão igualmente acessíveis.



As falhas do Java levou mesmo a que gigantes da informática como a Google, o Yahoo tivessem fugas de informação. E assim sendo porque há-se um utilizador normal pensar que está em segurança? E se julgas que não possuis informação relevante no teu computador ficarias surpreendido com o que lá está.

Por esse motivo o Department of Homeland Security alertou os Americanos que desactivassem o java, e apesar de muitas actualizações recentes, a verdade é que tudo continua na mesma.

Se compraste um PC ou MAC recentemente apercebeste-te certamente que o java já não vem pré-instalado ou ligado. Mas no entanto ainda há muitos serviços a solicitar o uso do mesmo o que leva muitos a instala-lo. Mas há que evitar.

Se possuis um PC ou MAC mais antigo então deves ter o java instalado, quer porque já vinha, quer porque o instalaste entretanto. Nos MACs a Apple poderá te-lo desligado por ti.

O motivo pelo qual o Java continua inseguro é o facto que se estão a descobrir novas falhas na segurança a um ritmo superior ao que a Oracle as está a tapar, e como tal as falhas continuam a existir e mesmo a aumentar.

Fonte: News10 baseado em artigo publicado no jornal USA Today.



Posts Relacionados