AMD acredita que o Mantle na PS4 e Xbox One podia melhorar as performances

Já se falou muito sobre a possibilidade do Mantle poder aparecer nas consolas. E a AMD parece continuar a acreditar que ele poderia melhorar as performances das mesmas.

Desde sempre os APIs de baixo nível foram vantajosos para as consolas. Dado que as consolas sempre usaram sistemas operativos personalizados e um hardware fixo, os seus APIs não necessitavam de ser genéricos e ter as limitações de controlo do software que existiam nos PCs, motivo pelo qual se viu nessa realidade uma possibilidade de, apenas por software, melhorar as performances do hardware.

Esta situação tem vindo a ser uma realidade. A PS3 implementava um API de baixo nível para permitir mais facilmente tirar-se partido do seu hardware difícil de usar na sua plenitude. Já a Xbox 360 não possuía verdadeiramente um API de baixo nível na total ascensão do termo, mas apenas um API com menos layers e restrições no acesso ao hardware que lhe permitia ganhos, mas não ao mesmo nível. Era contudo uma consola com um hardware mais acessível e para todos os efeitos o API da PS3 era quase uma obrigatoriedade para a paridade(equivalência) das mesmas.

Ora quando a AMD lançou o Mantle os rumores referiam que ele seria o API da Xbox One, apesar de as semelhanças serem maiores com o API da PS4. Era um API de baixo nível que na altura não se conhecia viesse a existir na Xbox One, pelo que o rumor de que ele teria algo a ver com esta consola apareceu.

Tal não se confirmou e actualmente sabe-se que PS4 e Xbox One possuem já APIs de baixo nível que lhes melhoram as performances.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas o Director Sénior da AMD Global Software Alliances, Neal Robison, referiu que o Mantle poderia ser usado em ambas as consolas e que ele poderia elevar a performance de ambas.

Neal refere ainda que a AMD está pronta a fornecer suporte Mantle para as consolas e só precisa de ser contactado pela AMD ou Sony. Entre outras, as vantagens seriam a facilidade na passagem dos jogos entre todas as plataformas, com o suporte de motores como o CryEngine e o Frostbite que já implementam o API ao nível do motor.

Naturalmente não sabemos até que ponto a coisa será efectivamente assim ou se estamos perante mero paleio de Marketing. É que como já vimos aqui o director técnico da Frostbyte referiu já que o API da PS4 é tão bom como o Mantle e que não precisa dele.

Fonte: Dualshockers

Publicidade

Posts Relacionados