AMD confirma que Temporal Super Resolution estará disponível no PC, PS5 e Xbox séries.

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

A AMD confirma que a totalidade do Fidelity FX, incluindo o modulo ainda por lançar de Super Resolução, funcionará no PC e em todas as consolas de nova geração.

O Fidelity FX foi lançado, e até já foi usado em alguns jogos como Resident Evil Village. No entanto sobre o modo de Super resolução que concorrerá com o DLSS da Nvidia nada se sabia, e diziam as más linguas, que o mesmo não seria suportado na PS5.

O motivo de tal era que se alegava que este modo se basearia em processamento de Inteligência artificial (IA), e que, como a PS5 não anunciou nunca qualquer tipo de suporte dedicado a essa situação, a consola não o iria suportar.

Ora esta raciocínio pecava logo à partida. E o motivo é que pelo facto de o mesmo não ter sido referido, não se pode partir do principio que ele não existe. Pode-se quando muito questionar se existe, mas não afirmar assertivamente. Para além do mais, Spider Man – Miles Morales implementou já um modulo de deformação de músculos baseado em IA, que foi implementado sem penalização de performances. E tal leva a perceber-se que, sem se saber que tipo de suporte a consola possui exatamente, a mesma consegue implementar IA.

Mas agora a ideia fica arrumada. Devido à apresentação do Unreal Engine 5, a AMD publicou um documento onde dá a conhecer as caracteristicas do motor, e onde encontramos um parágrafo com o seguinte texto de suporte:



Temporal Super Resolution: TSR is a new technique of upscaling a lower resolution frame to maximize performance and visual fidelity. AMD has worked closely with Epic to optimize TSR features on Radeon™ powered systems. A standard feature of UE5, TSR is enabled for all GPUs and provides state-of-the-art upscaling not just on PC, but on PlayStation 5, and Xbox Series X/S, too.

Basicamente com esta frase a AMD desfaz toda e qualquer dúvida. O modo de Super Resolução, que permitirá às consolas um re-escalamento de imagem com qualidade concorrencial ao DLSS da Nvidia, permitindo assim o uso de resoluções nativas mais baixas com penalização visual impercetível, ou negligível, será suportado pelo PC, PS5 e Xbox séries X/S.



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
20 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário eu vi um vídeo ontem do Linus no qual ele citou essa técnica e ele referiu que se parecia mais com uma solução de pós-processamento, já que era executada no final do pipeline gráfico, e quando ele mostrou uma imagem comparativa achei até pior, minha dúvida é como ela se compara com o DLSS? E quais as vantagens de ser feito no final do pipeline?

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Torres
20 dias atrás

Os vídeos que vi também não foram animadores. Até porque se fosse tão bom a AMD teria mostrado mais. Vamos ver a evolução. O DLSS também começou devagar.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hennan
20 dias atrás

Eu também penso que ainda há espaço para melhorias assim como foi o DLSS, mas o que me vem na cabeça é, a Nvdia tem o tensors cores para realizar essa tarefa, a AMD fazendo isso no final do pipeline não sobrecarregaria uma coisa que já tem muito com o que lidar?

Shin
Shin
Responder a  Daniel Torres
15 dias atrás

O DLSS também é feito no final do pipeline afinal é necessário ter os dados do quadro para que a rede neural faça a leitura e crie o exemplo.

nETTo
nETTo
20 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Quando mais ferramentas dessas existirem melhor será a geração.

PS5/XSX podem agora render em 1440p nativo e aproveita a poupança de hardware para melhorar presets ao nível PC por exemplo e depois reconstruir. O que vale no final é a qualidade de imagem e não os subterfúgios envolvidos para se chegar lá como em Returnal.

Penso que o XSS como máquina 1080p poderia reconstruir de 720p, assim rodaria a maior parte dos jogos em versões mais próximas dos outros dois mais fortes. E isso mantendo 60fps. Tem diversos jogos ainda sendo lançados em 1440p nele como Resident Village, não segura 60fps nessa resolução mas se baixar para 1080p fixa em 60fps.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
20 dias atrás

Prefiro esperar e ver a reconstrução da Unreal 5, que sai de 1080p e tem alvo no 4k. Pelas imagens mostradas, a qualidade de imagem é muito próxima ao 4k nativo.

nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
20 dias atrás

Na Demo que rodou no PS5 a imagem estava muito boa mesmo, mas a resolução nativa era 1440p na UE5

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
20 dias atrás

Sim, nem contava com a nova feature, que só foi apresentada dias atrás. 1080p pra 4k, mesmo que ficando um pouco abaixo do 4k nativo, é algo fantástico para os consoles.

nETTo
nETTo
20 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Voltando para maio em diante de 2020 depois da apresentação do PS5 até o seu lançamento e somente de minha lembrança abaixo listo os FUDs que foram disseminados sobre o PS5:

1. RDNA1
2 Sem Raytracing
3. Frequência variável reduziria a performance de CPU/GPU drasticamente
4. Boost Game e não contínuos Boost
5. Console super aquecendo
6. Problemas na fabricação da APU em virtude das altas frequências
7. Jogos com dificuldade para rodar até em 1080p
8. Console custaria mais por causa do SSD complexo
9. Projeto mudando as pressas depois que foi informado as Specs do XSX

Alguém consegui se lembrar se mais alguma coisa?

Enquanto isso a Microsoft marketeava seu console como:

1. Mais poderoso console de todos os temp
2. Padrão nós jogos seria 4K 60fps e até 120fps
3. Console seria o que melhor aproveitaria o Raytracing
4. Jogos do XSS será muito menores que os de XSx
5. Uncio Console Full RDNA2
6. XSS seria console de 1440p 60fps até 120fps

Lembrar estás coisas é engraçado porque pelo menos para mim nada disso no fim era verdade.

PS: a intenção do meu comentário não é gerar console War com fanboys das duas marcas, mas apenas constatar que o PS5 sofreu uma tentativa de cancelamento mesmo antes de ser apresentado.

Deto
Deto
Responder a  nETTo
20 dias atrás

e a credibilidade desses caras que espalhavam isso ai foi toda para o esgoto.

ninguém mais faz noticias com as infos deles, e tirando os lugares onde todo mundo foi banido (Era a beyound), metade dos posts com matéria da DF é mostrando a tendenciosidade deles.

o negocio saturou tanto, que não saiu noticia em nenhum lugar dando xilique do HFW até então ter sido “30fps” e FUD “ain, não sei não 30fps hurrr durr” tirando os circulos punheteiros de xbox do twitter.

pelo menos no mundo dos games deram descarga nos lunáticos das fake news.

e graças a Deus com a paridade a DF tá sendo ignorada, como deveria ser depois de falar tanta bobagem e “esquecer” tanto detalhe sempre “para o mesmo lado” ser beneficiado.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
20 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OFF: Sony anuncia God of War Ragnarok para PS4 também e Horizon II

Mais dois anos de vida pro meu PS4 no minimo agora.

Como já consegui comprar o Series X já to na nova geração agora que não precisa de pressa mesmo.

tiohildo
tiohildo
20 dias atrás

Um fato interessante que está passando um pouco desapercebido sobre a FSR da AMD é que a mesma não precisa de Machine Learning para funcionar. Parece que eles usarão um algoritmo sem AI e que não precisa de treino. Estou curioso para mais detalhes desse algoritmo pois, pelo que se vê, os melhores resultados de super resolução se consegue com deep learning.
Trecho abaixo retirado da página gpuopen da AMD.
FidelityFX Super Resolution is a spatial upscaling technique, which generates a “super resolution” image from every input frame. In other words, it does not rely on history buffers or motion vectors. Neither does it require any per-game training.

Shin
Shin
Responder a  tiohildo
15 dias atrás

Se algo é muito repetido você não precisa pensar muito para fazer isso. O que a IA faz é criar um algoritmo melhor que o seu, então você analisa o método da IA e cria um algoritmo ainda melhor.

Finn
Finn
19 dias atrás

Não faria sentido a AMD deixar de fora o PS5, que é uma grande vitrine para sua nova tecnologia. Existe alguma vantagem do PC e Xbox, por ambos usarem a DirectX 12 Ultimate, já que o Fidelity FX é uma suíte dele?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Finn
19 dias atrás

Com certeza Finn, PS5 não fica de fora.

Dilvulgaram que até as RX 480 e 470 que são GCN 4a gen vão suportar Fidelity Super Resolution. Link: https://www.thefpsreview.com/2021/06/03/amd-radeon-rx-480-and-radeon-rx-470-to-support-fidelityfx-super-resolution/

Então o software implementado está muito mais relacionado com o suporte às APIs.

Sobre vantagens, é difícil dizer. Como é código aberto, talvez haverão adaptações em alguns estúdios.

Marco Antonio Brasil
17 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Os jogos exclusivos do ps5 já vêm apresentando tecnologias “nativas” de reconstrução, por isso me pergunto se a tecnologia genérica da AMD vai ter melhor resultado.

error: Conteúdo protegido