AMD: Mantle não é uma solução temporária até ao DX 12

Há afirmações de que o Mantle será apenas uma solução temporária até à chegada do DirectX 12. Mas a AMD defende que isso não é verdade, referindo que ambos os APIs vao co-existir.

vantagens-mantle

O Mantle e o DirectX 12 são ferramentas complementares. Nenhum dos API´s e necessariamente melhor que o outro! A questão é que o Mantle é optimizado para o hardware AMD, e o DirectX 12, apesar de necessariamente menos optimizado, é mais genérico e abrangente, apanhando todas as placas gráficas do mercado.

Mas será que com um DirectX 12 há necessidade de um Mantle? Ou ambos podem co-existir?

Bem, a questão é que as placas gráficas AMD possuem características Hardware que mesmo o DirectX 12 não expõem. São características que fogem à norma, mas que a AMD entendeu implementar como optimizações específicas do seu hardware. Parte dessas caracteristicas foram expostas no DirectX 11.2 e 11.3 e outras serão expostas no DirectX 12, mas mesmo assim há situações não cobertas ainda pelo API.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Assim, Robert Hallock da AMD deixou claro ao Gaming Bolt que o Mantle é bem mais adequado ao hardware AMD, permitindo expor características de hardware futuro que ainda não estão presentes no DirectX.

Por razões como esta, os criadores de software estão a dizer-nos que querem que o Mantle e o DirectX co-existam. Criadores como a Fireaxi e a Oxide Games criaram blogs públicos para esse efeitos. Da perspectiva de um criador faz imenso sentido. Como diz o velho adágio: A ferramenta certa para o trabalho certo.

Não se sabe ao certo que futuro o Amentle poderá ter, mas os argumentos de Robert são válidos. Ambos os APIs são semelhantes, mas as optimizações para hardware AMD são maiores no Mantle. E será lógico que os possuidores de placas da marca as queiram ver implementadas.

Publicidade

Posts Relacionados