AMD prepara processador de 16 núcleos.

Alguns documentos mostram que a AMD planeia lançar um processador com 16 núcleos e 8 CUs.

Sem dúvida que os fóruns são uma boa fonte de informação. Desta vez foram os nossos amigos do Planet3d que divulgaram um “AMD Optimization Guide” que mostra um novo processador de 16 núcleos e 8 CUs.

amd-16-cores

O facto de a AMD criar um CPu com 16 núcleos, não é novidade. O Abu Dhabi (o anterior Opteron da AMD) tinha uma versão com 16 núcleos, mas era um módulo Multi-Chip. Aqui teremos um processador de 16 núcleos num único silicone. A tecnologia HyperTransport usada permite até 64 núcleos, o que a vir a acontecer poderá dar à AMD um processador capaz de concorrer nos com a Intel e os seus Xeon Phi (72 núcleos) nos mercados das “render farms”.

O processador será constituído por um conjunto de 8 sub processadores de núcleo duplo (8*2=16), cada um deles contendo uma unidade de computação semelhante às das placas gráficas Radeon (CU), fazendo assim um processador com 16 núcleos e 8 CUs. Estas CU, pela sua potência de processamento genérico, fornecem a capacidade de cálculo ao processador que os coloca actualmente atrás da Intel, fazendo com que estes novos CPUs (Como é o caso do Kaveri) sejam bastante atractivos a nível de performances.

Publicidade

Retomando o nosso artigo
Publicidade

Posts Relacionados