AMD prestes a igualar Intel na venda de CPUs no mercado DIY europeu

As vendas dos processadores AMD são surpreendentes e na Europa a marca prepara-se para igualar as vendas da Intel.

Basicamente o mercado divide-se em dois, o de máquinas pré-construídas, e o DIY (Do it Yourself), usado pela maior parte dos aficionados da performance, e que gostam de montar as suas próprias marcas.

Nesse último mercado os processadores AMD estão cada vez mais com maior aceitação e as suas vendas estão em crescendo. Holanda, Bruxelas e Luxemburgo são os países onde estas vendas mais se destacam, estando prestes a igualar as da Intel, sendo que na Alemanha a AMD já ultrapassou mesmo as vendas da Intel, tanto em número, como em receitas.

Eis o gráfico do estudo da Tweakers Report e que mostra não só os valores anuais, mas igualmente a linha de tendência:



Infelizmente, esta situação não representa toda a realidade da AMD. Apesar de a sua situação provavelmente poder vir a melhorar em breve devido aos problemas recentes de segurança detectados nos processadores Intel (a bug Spoiler), e de toda a clara aposta da AMD na qualidade dos seus processadores, que esperamos agora ver aplicada igualmente aos GPUs, bem como uma aposta em preços interessantes para performances bastante semelhantes, a AMD apenas possuía no quarto quarto de 2018 15.8% do mercado de CPUs de mesa. No entanto no que toca aos equipamentos moveis e servidores, as quotas da AMD triplicaram e mesmo quadruplicaram em alguns casos.

O futuro lançamento do Zen 2 poderá ainda melhorar mais a situação da AMD, esperando-se que a AMD se mantenha concorrencial, e que o mesmo possa acontecer com os seus futuros GPUs.



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Se fosse comprar um CPU hoje, certamente seria um Ryzen, não são 5 ou 10 frames que me vão desanimar quando se está a mais de 100. Intel é melhor em jogos, melhor IPC mas, tudo pra apoiar a AMD pra que ela cresça, mandar o recado. Ela tem feito um bem danado a esse mercado.

Muito bom o artigo de ontem sobre as especulações Navi, não comentei porquê não tenho nada a acrescentar mas é muito bom esse papo.