AMD promete compatibilidade total com DirectX 12 nas suas placas GCN. E PS4 e Xbox One poderão ir mais além.

Durante a sua apresentação na GDC a AMD garantiu que as suas placas GCN serão totalmente compatíveis DX 12. E uma apresentação da Ubisoft dá a entender que Xbox One e PS4 até poderão ir mais além.

amd

Durante a apresentação do painel da Microsoft a AMD veio revelar que o novo DirectX 12 que irá usar menos recursos que as versões anteriores do APU será suportado por todos os GPUs Radeon baseados na arquitectura Graphics Core Next (GCN).

Infelizmente isso quer dizer que as placas da série 5000 e 6000, sendo pré-GCN não suportarão o DirectX 12. Já as GCN suportarão o API, mas com capacidades de hardware diferentes.

As R9-280x, 270x e 250x, por exemplo são GCN 1.0 e não possuem suporte tier2, uma característica do DirectX 11.1 que curiosamente só é exigida no API do DirectX 11.2. Para suporte Tier2 são necessárias as novas 260x ou 290x.



Sabe-se entretanto que há pelo menos duas caracteristicas do DX 12 que deverão vir a requerer novo hardware, os novos modos de “Blend” e algo chamado de conservative rasterization, que parece poder ajudar com a detecção do que é efectivamente visível e necessita de ser rendido, bem como com a detecção de impactos de superfícies. Não se sabe ainda quando e como estas novidades serão implementadas, mas provavelmente aparecerão apenas com um DX 12.1 que poderá até aparecer basicamente ao mesmo tempo que o DX 12.

A questão que fica no ar é sobre as novas consolas. Será que elas suportarão essas novas características por hardware?

Curiosamente até somos tentados a pensar que sim. 🙂

Tanto a placa gráfica da PS4 como a da Xbox One apresentam um conjunto de caracteristicas acrescentadas face às placas originais e que foram alterações criadas quer pela Microsoft quer pela Sony.

A apresentação técnica da Ubisoft sobre as novidades apresentadas pelas consolas de nova geração em AC4 deixa claro o seguinte. E note-se que estas são palavras da Ubisoft que podem encontrar na página 54 da apresentação, e não nossas.

GPUs-consola

A Ubisoft deixa claro que as arquitecturas de ambos os GPUs são avançadas e baseadas na arquitectura GCN das Southern Islands e Sea Islands, com imensas extensões face à norma DX 11) e que são proprietárias de ambas as empresas (Microsoft e Sony), e com capacidades de GPU que não estão disponíveis nos PCs.

Agora a pergunta que não posso deixar de fazer: Cara Ubisoft, se é assim porque motivo Watch Dogs teve downgrades?



Posts Relacionados