AMD RX-480 apresentada. Preço e performances imbatíveis!

A AMD acaba de apresentar a sua RX-480. E face à concorrência a relação qualidade/preço é imbatível!

A RX-480 foi apresentada. Corre a 1266 Mhz com 2304 Stream Processors, ou 36 CUs, o que lhe confere uma performance de  5,83 Tflops.

Pode parecer pouco face às performances da Nvidia GTX 1080 capaz de 8,87 Tflops, mas a questão está ligada à relação qualidade preço que a AMD pretende impor.

Quando uma Nvidia 1080 custa 699 dólares, a RX-480 custa 199 (4GB) ou 229 dólares (8 GB). E isso implica que em modo Crossfire, gastando a mesma energia de uma R9-390, é possível montar-se um sistema com duas destas placas com um total de 11,66 Tflops e 4+4=8 GB, por 398 dólares, batendo a performance teórica da GTX 1080, e por menos 300 dólares.

Face á GTX 1070, o preço deste conjunto crossfire (4+4=8 GB) será cerca de 20 dólares superior, mas com performances teoricamente bastante superiores.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

face à geração anterior da Nvidia, com apenas uma placa, e por 229 dólares (8 GB) as performances teóricas da GTX 980 ti ficam igualmente batidas!

Note-se que com o DirectX 12 as placas usam a memória como um somatório, cada uma apenas tendo na sua memória a parte que está a processar, não acontecendo como no DirectX 11 onde basicamente 4+4=4 pois cada placa necessitava de uma cópia da globalidade do processamento.

É certamente uma jogada de mestre na captura do mercado entrada de gama, apesar de que, com esta placa a AMD não competirá com as topo de gama da Nvidia. No entanto, caso os modelos superiores se posicionem da mesma forma face aos Nvidia, a AMD apresenta alternativas de performance extremamente atrativas por preços bastante inferiores, e isto pode ser uma dor de cabeça para a Nvidia pois o mercado entrada e meio de gama são a maior fatia do mesmo!

Teremos agora de ver Benchmarks. Tflops só são uma boa medida comparativa quando comparamos arquitecturas iguais, pelo que os Benchmarks é que poderão ditar a realidade das performances. Mas o certo é que no campo do da qualidade/preço a AMD bateu a Nvidia. Vamos agora ver na questão do preço/performance efectiva!

Consolas

No que toca aos rumores de uma PS NEO e uma Xbox Scorpio, esta placa parece comprovar a possibilidade de as novas consolas possuírem performances perto dos 6 Tflops. As caracteristicas deste chip são as que foram anunciadas no Rumor da PS 4 Neo, apesar de a velocidade de relógio aí indicada ser de apenas 911 Mhz. Mas perante o rumor da Scorpio a algo perto dos 6 Tflops, a possibilidade de ambas as marcas apontarem para o uso deste GPU com essas performances parece uma realidade pois os preços parecem permitir essa realidade sem afetar muito o preço final das consolas face aos 400 euros a que as atuais foram lançadas.

Publicidade

Posts Relacionados