América Latina é agora o terceiro maior mercado do mundo a nível de videojogos e a Xbox One domina aí.

A América Latina revela-se o segundo mercado do mundo com maior crescimento, e o terceiro maior do mundo.

Os resultados relativos a 2014 mostram a América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México,Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) como o terceiro maior mercado do mundo no que toca a receitas provenientes do mercado das consolas, com vendas no total de 2.8 mil milhões de dólares, logo atrás dos Estados Unidos (5.1 mil milhões) e da Europa (4.7 mil milhões), revelando ser o segundo mercado com maior crescimento logo atrás do mercado Asiático.

E neste mercado, no que toca a vendas pelos meios oficiais e excluindo importações, a Xbox One foi a consola mais vendida.

LATAM1

O estudo aparece na GearNuke, de onde retiramos as imagens.

Os três principais mercados da América Latina são o México, o Brazil e a Argentina, com predomínio do México onde as taxas de importação são as menores dos três graças a um acordo com o mercado Norte Americano realizado em 2003 e que permite que o hardware e software das consolas praticamente não sofra com taxas. Este foi por isso um mercado alvo quase prioritário da Microsoft ainda no tempo da PS3 criando nesse país um dos 5 maiores mercados da Xbox 360.

No Brasil e na Argentina o problema são as taxas. Para atacar esse problema a Microsoft iniciou a produção da sua 360 no interior do Brasil descendo o preço em 40% e tornando essa consola a eleita dos seus habitantes com uma quota de quase 85% de mercado. Essa vantagem manteve-se com a PS4 que custava algo como 1800 dólares  no seu lançamento face aos 1000 dólares da Xbox One. A Sony entretanto, mas de forma tardia, iniciou produção de consolas PS3 no Brasil de forma a combater a Microsoft, mas essa situação não transitou para a PS4, apesar de descidas de preço recentes.


 

Estima-se que em 2014 tenham sido vendidas 600 mil consolas nestes três mercados, com 75% das vendas a serem atribuidas à Xbox One. A maioria esmagadora dessas vendas veio do méxico onde as mesmas são mais baratas. No Brasil a Xbox tambem tomou a maioria ao passo que a PS4 dominou a Argentina, mas neste caso é preciso notar-se que a Xbox One só foi lançada ali a 3 de Dezembro de 2014 pelo que só há um mês de vendas contabilizado.

LATAM2

Note-se porém, mais uma vez, que estes são apenas os números de vendas pelos canais oficiais e que não incluem o mercado paralelo e as importações. Nestes países os mercados “cinzentos” são muito grandes comparativamente a outras regiões do mundo e poderiam ter grande peso neste gráfico se contabilizados. No caso do Brasil a quota final da PS4 pode ser bem mais próxima da da Xbox One do que se vê em cima devido a tal.

A realidade é que mais do que a Sony, a Microsoft tem visto e apostado no potencial destes mercados. A PS4 tem continuado a liderar mundialmente com um número de vendas que ronda o dobro da Xbox One, mas o crescimento destes mercados e os desiquilíbrios ali existentes podem ser importantes nas contas futuras.

Publicidade

Posts Relacionados