Abr 042011
 

Introdução:

O produto que analisaremos hoje é um comando universal. Mas não se trata de um comando universal qualquer, mas sim de um comando bastante completo que se propõem comandar vários aparelhos da nossa sala de estar, e tudo isso sem grande complexidade no processo quer de configuração, quer de utilização.

A Oneforall é uma empresa baseada no Reino Unido e que produz diverso equipamento electrónico. Neste caso o produto em causa faz parte da sua linha de comandos universais, enquadrando-se como o topo da sua gama Confort, e custando 29,90 euros.

Ora comandos universais existem aos milhares, desde os encontrados a 2.5 euros nos chineses, até comandos super complexos a custarem 250 euros ou mais. Neste caso o comando em causa, que se afirma como garantido para funcionar com absolutamente todas as marcas, sendo um 6 em 1 e conseguindo por isso controlar totalmente 6 aparelhos diferentes.

Ora comandos do género X em 1 não são novidade. Eu próprio uso um 6 em 1 na minha sala de jantar à anos, tendo já experimentado vários modelos e marcas, sendo que por esse motivo, sinto-me mais do que habilitado para fazer a comparação com tudo o que já experimentei ao longo dos anos (desde comandos de 7 euros do Lidl a comandos de 60 euros da Philips).

A Análise

A primeira reacção surge quando se retira o comando da caixa e se lhe pega pela primeira vez:  Uma construção de EXCELENTE qualidade, com teclas robustas mas de toque e pressionar suave e que funcionam bem à primeira, e uma borracha na traseira extremamente agradável ao toque, revelando-se bastante macia.

 

Com a ajuda do manual (e refira-se que sem este torna-se impossível programar este comando uma vez que, devido à ausência de um ecrã LCD se torna necessário inserir códigos numéricos no modo de programação para se aceder às suas diversas funções), o comando foi facilmente programado e revelou as suas potencialidades, mostrando-se o comando mais completo que alguma vez tive oportunidade de usar.

Vejamos então algumas das suas caracteristicas:

Este comando propõem-se comandar até 6 aparelhos, sendo eles televisões, Set Up Boxes, DVD’s/Blu-rays, amplificadores, leitores de mp3 e consolas (Ps3, PS2 e Xbox 360). Para tal, o comando possui uma lista completa de códigos de comandos de infra-vermelhos usada por todos os fabricantes mundiais, . Assim, caso se saiba o código correspondente ao produto que pretendemos comandar, basta fazer a programação para ele inserindo-o e associando à tecla correspondente (por exemplo, a TV).

Mas caso se desconheça este código há então que proceder a uma procura. E esse é o método que a maior parte dos comandos universais usa, sendo que aqui podemos simplificar bastante o tempo de pesquisa ao inserir o código da marca do aparelho que se encontra referido no manual fornecido. Desta forma apenas serão procurados códigos que essa marca suporta, encurtando-se o tempo perdido drasticamente.

Mas para este tipo de situações não precisamos de um comando destes. Nos chineses podemos encontrar comandos com este esquema de funcionamento (excluindo a situação da pesquisa simplificada) a preços bastante mais acessíveis.

Então que mais oferece este comando? Bem, oferece aquilo que desde sempre procurei em comandos universais deste género, a possibilidade de copiar os comandos originais.

Quer isto dizer que, independentemente de a pesquisa automática conseguir ou não encontrar o nosso aparelho, não vamos encostar o comando. Aliás na maior parte dos casos em que a pesquisa automática funciona há sempre uma tecla especial ou duas que não funcionam, e daí que nos vamos igualmente socorrer desta característica de aprendizagem do comando para suprimir essa carência.

E aqui este comando superou-se. Apesar de todos os meus aparelhos da sala (TV, DVD, BD, AMP, ZON BOX e PS3) terem sido colocados a funcionar com as pesquisas automáticas, houve certas teclas mais específicas que não ficaram a funcionar. E para esses casos modo de aprendizagem funcionou de forma exemplar, decorando à primeira o código emitido pelo comando original, situação que nem sempre foi fácil de gerir com os restantes comandos deste género que testei ao longo dos tempos, em particular os códigos do meu amplificador da Denon que se revelaram desde sempre problemáticos de serem decorados. Mas aqui não houve qualquer problema desse género, colocando-se tudo em funcionamento à primeira tentativa.

Uma situação que até ao momento não tinha nunca conseguido resolver prendia-se com o facto de possuir dois aparelhos do mesmo tipo. Efectivamente o DVD e o BD (Blu-Ray), ambos se enquadravam na categoria DVD, e os comandos que até ao momento pude testar apenas aceitavam que a tecla respectiva apenas levasse códigos dessse género (por exemplo, TV’s em TV, Amplificadores em AMP, etc). Ora com este comando essa situação não acontece, e na prática podemos ter até 6 aparelhos do mesmo tipo a ser comandados (por exemplo 6 TV’s). Esta foi uma situação inovadora e que nunca nenhum comando me tinha oferecido.

Naturalmente que esse problema foi superado nos comandos antigos com o uso da função de aprendizagem. É que pura e simplesmente decorava as teclas uma a uma sem passar pela introdução de códigos directos que me programavam logo a maior parte das teclas, e desta forma podia meter, por exemplo, comandos de DVD em TV. Mas mesmo essa situação se revelava problemática nos comandos anteriores, dado que o numero de teclas programáveis era limitado e muito reduzido. Aqui neste comando, apesar de não ter de recorrer a esse subterfúgio, a memória interna permite um numero quase ilimitado de teclas decoradas, pelo que mesmo que tivesse de recorrer a essa alternativa a limitação não se colocaria.

Outra função interessante, mas que já tinha experimentado noutros comandos é a função para bloqueio do som. O que significa então isso?

Para aquelas pessoas que, como eu, possuem todos os aparelhos ligados a um amplificador, o volume terá de ser controlado por este. Seria então muito chato ter de clickar na tecla TV para mudar escolher o televisor, depois pressionar um número para mudar de canal, e constatando que o volume estava agora demasiado alto, teria de carregar na tecla AMP, e ajustar o volume, apenas para depois ter de carregar novamente na tecla TV para poder voltar a dar comandos ao televisor. E isto claro, passa-se com todos os restantes aparelhos.

Assim, a função de bloqueio do som permite que as teclas de volume estejam sempre definidas para o aparelho que pretendermos (e que pode ser qualquer um dos seis comandados, situação que normalmente não acontece estando obrigatoriamente este bloqueio associado ao AMP). Desta forma, independentemente de estarmos em TV, DVD, GAME, etc, o volume é sempre enviado para o aparelho correcto.

Outra das funções que nunca tive oportunidade de ver, nem mesmo em comandos mais caros que testei, e que este comando oferece, é a capacidade de memorizar teclas de comandos que já não funcionam. Naturalmente que isso não se trata de magia, mas sim de uma linha telefónica/e-mail de contacto que, mediante a referência do comando original trata de saber qual o código da tecla ou comando em causa, uma vez que o comando permite a introdução manual dos mesmos.

Uma característica que não pode deixar de ser igualmente assinalada é a função Macro, algo que já possuo nos meus comandos desde à anos, mas que, infelizmente, nunca funcionou correctamente por motivos diversos. Aqui, não só funcionou à primeira, como funcionou muito bem.

A função macro permite, por exemplo, com uma única tecla, ligar/desligar vários dispositivos. No meu caso revela-se bastante útil para ligar TV, Amplificador e a Zon Box em simultâneo, uma vez que os três são necessários para poder ver TV. E se nos comandos antigos a programação destas macros foi feita com sucesso, colocar a mesma em funcionamento foi um problema, quer não funcionando, ou então funcionando mas devido à abertura do sinal que sai do comando não conseguindo abranger a totalidade dos aparelhos (que não estão exactamente uns sobre os outros), e como tal obtendo apenas ligações parciais.

Neste caso, a macro funciona muito bem dado que a abertura do sinal é excelente, e só por experiência, consegui mesmo ligar e desligar a totalidade dos 6 aparelhos carregando apenas numa única tecla.

Mas este comando apresenta mais uma característica inovadora. Ele afirma na caixa ser um comando 6+3 em 1. O que significa então o +3?

Ora o +3 foi das características que mais me fascinaram neste comando e à qual se dá extremo uso. Se repararem na imagem de baixo verificam a referência às teclas WATCH TV, WATCH MOVIE, LIST MUSIC, e que podem encontrar no comando no seu topo.

Estas teclas podem ser configuradas para dividir o teclado do comando até um máximo de 3 partes (podemos optar por menos), permitindo assim que se controlem 3 aparelhos diferentes com apenas uma selecção.

Assim, por exemplo, escolhendo o WATCH TV podemos configurar as teclas de mudança de canal e os números para serem usados com o STB (nesta caso a ZON BOX), as teclas de volume para serem usadas pelo AMP (o amplificador), e o resto pela TV.

Já no caso de WATCH MOVIE, as teclas de play, stop, avanço/recuo rápido são usadas pelo DVD/BD, o volume pelo Amplificador e o resto pela TV. E algo do género se passa para LISTEN MUSIC.

Conclusão

Este comando revelou-se como sendo o melhor do género que alguma vez pude testar. Acredita-se que hajam melhores, mas na relação qualidade preço, este é um produto que parece imbatível. A qualidade de construção é excelente e o toque muito agradável, funcionando sem problemas. É apenas uma pena que a configuração requeira a inserção de códigos para activar as diversas funções do comando, e isto deve-se à ausência de um ecrã LCD que possa mostrar os menus, sendo esse o único defeito que podemos apontar ao comando, uma vez que no futuro, e com o manual perdido, a configuração se torna quase impossível.

Análise: Comando universal Oneforall 6+3.
Característicaswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Munido de todas as funções que seriam de esperar neste tipo de comandos, acrescenta ainda algumas que nunca tínhamos visto implementadas, pelo menos em comandos desta gama de preços, revelando-se super completo. Pena a ausência de um ecrã LCD que poderia tornar a sua configuração algo mais simples, bem como indicar o nível de carga das pilhas
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Plásticos de qualidade excelente, robusto e com pormenores excelentes como os leds azuis. A borracha traseira que está em contacto com a mão é extremamente agradável ao toque, e as teclas são robustas mas ao mesmo tempo suaves e macias.
Funcionalidadewww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Apesar de a configuração ser, teoricamente, algo que só se faz uma vez, a verdade é que isso é apenas na teoria. Troca de aparelhos ou mesmo perdas de configuração levam à necessidade de ajustes. E se o aparelho na sua funcionalidade é pura e simplesmente excelente, na configuração o manual revela-se obrigatório para que possam ser introduzidos os códigos que activam as funções do comando como a pesquisa de aparelhos, aprendizagem, atribuição de funções, etc. Por esse motivo, o aparelho será penalizado neste item.
Relação Qualidade/Preçowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
É na relação qualidade preço que o produto se revela excelente, com características que nunca havíamos visto antes nesta gama de preços. Considerando a qualidade de construção, características, design e o facto de ser extremamente agradável ao toque, o produto é excelente para o preço que tem..
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Esquecendo o pormenor de a configuração, apesar de não ser complexa, necessitar obrigatoriamente do manual, este é um excelente produto, e mesmo o melhor do género que já testamos. No entanto, a configuração não poderá ser algo que pura e simplesmente pomos de lado nesta análise e temos de a referir. No fundo o aparelho perde a possibilidade de obter uma pontuação melhorada por esse factor. A realidade é que este é um produto que recomendamos vivamente dado que a configuração apenas representa uma percentagem ínfima da vida de utilização do produto, e nesse campo, o da utilização diária o produto não peca totalmente, apenas sendo de lamentar a ausência de um ecrã LCD com informação mais detalhada e que no fundo resolveria todos os seus (muito poucos) problemas.

 

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

 

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.