Análise: Forza Horizon 5 – O melhor jogo de corridas de sempre?

5 1 vote
Avalie o nosso artigo

O jogo pode não ser de nova geração. Mas é certamente revolucionário e fabuloso.

Se já jogaste um Forza Horizon… então já jogaste todos. E isto poderia parecer pejorativo, não fosse o facto que quando a refeição é boa, ninguem se cansa de a comer.

E a Playground 10 tem sabido renovar os temperos do seu jogo com uma mestria fabulosa, ao ponto que, pela terceira vez consecutiva estamos a receber um produto que, apesar de ser em tudo equivalente ao anterior, as melhorias acrescentadas são suficientes e apelativas o suficiente para se voltar para mais.

A realidade é que com Forza 5 o jogo alcança um patamar de qualidade invejável. A um nível que poderemos estar perante um dos melhores, se não mesmo o melhor jogo de corridas de sempre.

A qualidade está a um nível nunca antes alcançado, com um grafismo irrepreensível, e apoiado em fotogrametria. É um México realista que nos é apresentado, num jogo com uma variedade de provas e carros como mais nenhum oferece.



O mundo é enorme, possui elementos destrutíveis, com pormenores deliciosos como as mudanças climáticas, a vegetação a dobrar para baixo do carro, e muito mais que mostra uma atenção ao pormenor nunca antes vista neste tipo de jogo.

A otimização PC está igualmente num patamar superior, e os requisitos estão mais baixos que nunca. E menos para mais… é algo complicado de ser feito.

Diga-se que as corridas iniciais ainda na apresentação, são um verdadeiro Show off do motor gráfico. Não vamos ter aquela qualidade sempre, e aliás até nem as vamos ter na maior parte do tempo… mas quando temos… oho oh… que regalo! E com uma fasquia a este nível, quem é que não está interessado em jogar este jogo?

No global são centenas de eventos disponíveis, experiencia a acumular, e muito a desbloquear. E tudo isto num mundo aberto que podemos explorar em tom de passeio, seja para conhecer, para tirar fotos, ou outros.

Infelizmente o jogo ainda está longe de perfeito, necessitando de alguns patches, e as bugs, particularmente relacionadas com desconexão ainda existem, o que é particularmente chato se acontecer durante uma corrida. Mas fora isso, o jogo está num nível superior, e serve os possuidores Xbox desde a Xbox One até à Xbox série X, sempre num nível de qualidade gráfica crescente. Acima disso, teremos de ir para o PC!

Infelizmente este é um jogo onde os danos, mesmo que apenas visuais, são pouco realistas, o que se justifica pelo conceito de jogo onde andamos com supercarros a acelerar em pleno em estradas e campos onde estes nunca conseguiriam andar. Daí que, conjugar este conceito com mais realismo é algo impossível.



O jogo suporta uma espécie de FSR proprietário no PC, permitindo melhorar as performances à custa de um pequeníssimo sacrifício visual, bem como Ray Tracing em placas que o suportem nos modos Forza Vista.

No global este é um jogo super divertido, e um dos grandes títulos da Xbox. Um jogo que vale a pena adquirir. Nós fizemo-lo e não nos arrependemos, sendo que o simples facto de lhe estarmos a escrever estas linhas de análise mostram o quão agrademos ficamos, uma vez que só fazemos análises a jogos que realmente consideramos marcantes.

Análise: Forza Horizon 5
Gráficoswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Se os jogos de carros sempre impressionaram pela qualidade gráfica, este aqui arrebenta com a escala graças à fotogrametria usada. É visualmente um colosso
Somwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A história dos Forza Horizon está associada a festivais. E nesse sentido, a musica, as estações de rádio e outros são um ponto forte do jogo. Associemos isso a sons ambiente bem trabalhados num audio trabalhado por Ray Tracing, e percebemos que estamos perante um produto de topo
Jogabilidadewww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O melhor Forza Horizon de sempre. Se os anteriores eram bons, este é ainda melhor.
Atracçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O que fazer e motivos para voltar é o que não falta neste jogo. O único obice aqui é que é mesmo muito, e tudo dentro do mesmo estilo. Ainda por cima, para quem joguou os restantes jogos, isto é mais do mesmo. Este é o único ponto onde este jogo não nos merece a pontuação máxima.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Quando este nível de qualidade for o mínimo aceitável na geração, estaremos bem. Nesta fase é uma amostra do que poderá para aí vir, sendo que o facto de correr na Xbox One com uma qualidade gráfica comparável às consolas de topo é de se assinalar. É um jogo fabuloso que qualquer fan de videojogos deve experimentar, e talvez seja mesmo o melhor jogo de carros alguma vez lançado

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação





5 1 vote
Avalie o nosso artigo
guest
24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
16 dias atrás

Lendo seu review vejo que não sou o público alvo do game. Visto que desinstalei. Não consigo suportar essa física.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
16 dias atrás

Tentei nos últimos dois dias mas, chateei em poucos minutos, é o mesmo que o 4 e este já estava saturado, mais a decepção de não ver avanço real neste, acredito que o vou deixar de lado.

Primeiro Forza que isso acontece.
Ainda bem que não o comprei e estava pelo GP. Aguardar agora o novo Motorsport pois dizem que será realmente novo.

Edson Romagna
Edson Romagna
Responder a  Carlos Zidane
16 dias atrás

O novo FM de fato promete, pois terá a engine atualizada da Turn 10 e será um game totalmente next gen, não tendo versão one.

Daniel
Daniel
Responder a  Edson Romagna
16 dias atrás

Pois é; os caras estão a pelo menos 4 anos desenvolvendo/atualizando essa engine; curioso para ver o resultado, haja visto que será a engine do novo Forza, do Fable e do eventual próximo Forza Horizon.
Sobre ter ou não novos jogos para o One, acho muito difícil os AAA saírem para o One (um ou outro indie ou AA de baixo orçamento), até porque os 3 principais jogos de que se têm notícia que sairão no Xbox/PC em 2022 são de nova geração; são eles Stalker 2 (exclusivo temporário), Redfall e Starfield. Curioso para esse Stalker 2, pois parece que será o primeiro grande jogo desenvolvido na Unreal 5, chegando em abril de 2022.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
16 dias atrás

Muito bom o jogo mesmo, não é perfeito como todos, mas possui sua identidade. Essa questão das arquiteturas de consoles e PC, não entendo como uma APU de videogame se aproxima de um bom GPU dedicado ? Se alguém tiver o conhecimento técnico de me responder agradeço.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 dias atrás

Entendo, por norma as APU são menos capazes que GPU e CPU dedicados. No caso dos consoles eles conseguem contornar um com por serem baseados em Soc personalizado, que já diferencia das APU de PC que são menos personalizadas. Pelo que vejo o objetivo das APUs era trazer desempenho semelhante aos desktop. Os consoles chegam perto pelo que vejo, estou correto?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
16 dias atrás

Os consoles, ao longo da geração, ultrapassam a performance de GPUs muito superiores no papel. Vimos isso no passado recente e vemos já em alguns jogos, e isso que os consoles só tem 1 ano de vida. Customização e otimização são o segredo.

Em Death Stranding Director’s CUT, o NX Gamer constatou que o Ps5 está se mostrando equivalente a uma 3070. Isso num game de PS4, com pouca otimização para nextgen. Então o Ps5 tende a evoluir ao ponto que o software vai evoluindo para suportar da melhor forma possível as features nextgen .

https://twitter.com/KripticZen90/status/1447949692306821123?t=SKEUmarJ-mudCzcUTnOrFQ&s=19

Elton
Elton
Responder a  Sparrow81
16 dias atrás

Não seria uma 2070?
E que seria comparável à uma rx 5700xt que é o que se falou sobre o desempenho do PS5

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
16 dias atrás

Não. Ele se refere a mais próximo da performance de uma 3070 mesmo. Pode conferir no vídeo completo dele da análise no YouTube.

Sobre o desempenho de um console, ele se altera. Hoje claramente tem jogos que ele está bem superior a 2070 com overclock e a diferença só vai aumentar, pois as engines vão evoluir e vai se usar mais das novas features. PCs são desperdício de força bruta, consoles são o oposto. Ainda mais se tratando de um console clássico, como o Ps5. Acima em otimização do “Pc otimizado” que foi o PS4.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
15 dias atrás

Sparrow no vídeo de comparação e no twitter que você colocou ele refere a 2070oc e não a 3070.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
15 dias atrás

Ele se refere no vídeo de YouTube que nesse jogo específico ele está mais próximo a 3070. É só conferir o vídeo completo. A análise ele está com a 2070 overclock e fala depois em um trecho afrente, nesse jogo específico o ps5 se comporta mais próximo a uma 3070.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
15 dias atrás

Um complemento. Caso não tenha visto, está no clipado a partir do minuto 18, que é o de ele se refere que início de geração sempre PCs fazem um trabalho melhor comparados a consoles e do meio para o fim de uma geração isso tende a se inverter. Após isso que ele fala da 3070.

Dos 18 minutos em frente:
https://youtube.com/clip/UgkxRTfsjqHWFKmqlYuHjkLBojDZoVWcQpMC

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Elton
15 dias atrás

Na RX5700XT fica muito mais bonito que no Xbox SX. Digo isso pq tenho o console e essa placa e comparei.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
16 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Apesar de eu ser fã de Gran Turismo, no Forza divirto-me bem mais.(claro que são conceitos um cadinho diferentes).

Irei comprar para PC sem duvida.

Peço desculpa pelo offtopic Mario:

Ao que parece estamos perante mais um lançamento desastrado de uma grande editora… GTA Trilogy!
Será que não vêm os exemplos que temos tido ao longo do tempo (alguns bem recentes)?
Será que ninguém vê que perdem mais do que ganham?
Qualquer das formas isto tinha tudo para dar errado…fizeram a edição definitiva a partir de uma versão mobile lançada há 10 anos! E toca a cobrar 50.99€…

Queria muito comprar este jogo para a Switch axo k combina mt bem,mas tecnicamente pelo que tenho visto está horrivel…com 15fps na maioria do tempo neste sistema.
Anseio por jogar uma boa versão do GTA 3 (foi ele que me trouxe de volta aos jogos, numa altura em que estava saturado de comer arroz),mas parece que tenho mesmo de comprar o original e uma PS2…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Alexandre Oliveira
16 dias atrás

Joguei o San Andreas pelo gamepass no Series X e te dou uma dica, compre o original e o PS2

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Fernando Molina
16 dias atrás

O que se passa com este pessoal?
Á frente destas empresas já não há ninguém que goste realmente de jogos,
que tenha brio no que coloca no mercado?
Vivem á sombra de GTA V e nada mais interessa…

Enfim desabafo feito.
A vida continua 🙂

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
15 dias atrás

Saiu um vídeo novo na DF com a aplicação de RT in game. Agora sim senti uma evolução de verdade. Acho que vou baixar novamente para testar. Aparentemente resolveu a sensação que tive de está correndo em um carro de plástico.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 dias atrás
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Parece que foram parceiros deles

However, on the DF Supporter Program, one of our backers – Frosticles – produced an RT mod for the PC version (with an assist from Rotab for the Windows Store version)

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2021-forza-horizon-5-in-game-ray-tracing-mod

error: Conteúdo protegido