Análise: G800MU 3xFast Gaming Keyboard da X7 Winners Choice (A4tech)

Jogas online? Consideraste-te um jogador? Então, temos aqui um produto para ti.

Se és daqueles que preza a qualidade, e acima de tudo optas por hardware que te possa dar a vantagem sobre os teus adversários nos jogos online, então temos aqui uma análise a um produto que te interessa.

Os produtos dedicados a gamers e optimizados para os jogos e não para uma utilização tradicional, são cada vez mais comuns e mostram optimizações diversas, quer na parte de funcionalidades, quer na rapidez de reposta, quer na parte ergonómica do produto.

A A4tech é um fabricante que, entre outras coisas, se dedica a periféricos PC, e possui uma gama, a X7 Winners Choice, dedicada e optimizada para gamers.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Dentro desta gama X7, os teclados são um dos produtos que merecem a atenção da A4tech, apresentado um conjunto de soluções a preços variados, e que são especialmente optimizados para jogar.

O topo de gama destes teclados é o 3xFast Gaming Keyboard, conhecido pela referência G800MU, basicamente o mesmo teclado que é vendido com a referência G800V, mas que acrescenta uma ligação PS/2.

É exactamente sobre esse G800MU, gentilmente cedido para testes pela Joystation, que falaremos de seguida:

a

Trata-se de um teclado optimizado para vários jogos, mas é feita referência especial ao Counter Strike, Defense of the Ancients e World of Warcraft.

O teclado possui nada mais, nada menos, do que 15 teclas programáveis, a possibilidade de se desligar as teclas Windows durante os jogos, não requer qualquer tipo de driver, e possui modos de performance, sendo que o tempo de resposta do teclado no modo mais lento é de 8ms, o que a marca indica como sendo 8x mais rápido do que um teclado USB normal (G800V), e no modo mais rápido 1 ms. Valores idênticos apresenta o G800MU, que por usar uma porta PS/2 anuncia estes valores como sendo apenas 3x mais rápidos. Isto porque as portas PS/2 apresentam tempos de resposta por norma mais rápidos que o USB.

O produto é fornecido com as teclas do cursor, bem como as teclas A, S, D e W, revestidas por uma camada de borracha de silicone que permite melhor aderência aos dedos, e desta forma melhorar a sensibilidade do jogador. Estas teclas são igualmente fornecidas sem qualquer capa de silicone, e é fornecida uma ferramenta para a sua fácil troca em caso de necessidade.

Como é visível na foto, estão igualmente presentes as teclas multimédia, para subida/descida do volume, Mute do áudio, Play/Pause, fast forward, rewind e stop.

As teclas de borracha de silicone são macias ao toque, e apesar de amovíveis a marca garante a que o teclado se mantém completamente impermeável no caso de derrame de líquidos. As teclas possuem ainda uma vida anunciada de 20.000.000 de ciclos de pressão.

No canto superior direito encontramos dois botões que se revelam essenciais para o total rendimento do teclado, o botão S e o botão D.

O botão S permite a mudança entre os modos de performance Normal, Accelerate, Speedy e Turbo, sendo que as performances do teclado vão melhorando a cada mudança. Muitos podem questionar-se o motivo pelo este botão existe, uma vez que a performance poderia muito bem estar fixa no valor máximo, mas ele existe por uma questão de compatibilidade com PC’s mais antigos que podem não suportar as velocidades máximas sem problemas, bem como com compatibilidades com os tempos de resposta implementados por alguns jogos que podem igualmente revelar-se problemáticos, especialmente em pressionar rápido de teclas.

Já o botão D existe para desactivar as teclas Windows, evitando assim o pressionar acidental das mesmas, que pode durante um jogo causar a perda de tempo muito precioso. Com este modo ligado as teclas A, S, D, e W fazem uma troca efectiva com as teclas de cursor, pelo que deixa de ser possível, por exemplo num processador de texto, escrever as letras a elas associadas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Uma característica interessante do teclado é o partilhar de funções entre a tecla CAPS LOCK e o CONTROL, sendo que qualquer uma destas teclas pode ser usada para as duas funções. Assim, ao ser pressionada esta tecla conjunta só por si, é activado o CAPS LOCK. Se a tecla se mantiver pressionada ao mesmo tempo que se pressionam outras teclas, é usada a função do CONTROL. Uma ideia inteligente igualmente activada no botão D.

 

Junto da barra de espaços encontramos outra das características interessantes deste teclado, as teclas G11 e G12 (que fazem parte do conjunto de 15 teclas programáveis), e que fazem igualmente a vez da tecla Home e End.

Estas teclas são no fundo repetidas uma vez que as mesmas não deixam de existir no seu local habitual, mas permitem desta forma ao jogador utilizar as funções a elas associadas sem ter de levantar a mão do teclado ou do rato. Por exemplo, no WOW, estas teclas por defeito aproximam e afastam a câmara da personagem, e desta forma podem ser utilizadas apenas com um movimento do polegar.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A consequência negativa destas teclas é a diminuição da área útil da barra de espaços.

O teclado possui várias ligações, como USB, Porta PS/2, Microfone e Áudio. De referir que a ligação USB é de expansão, uma vez que o teclado não funciona sem ser ligado à Porta USB (a versão MU é PS/2).

 

 

Este é um teclado de topo para jogadores, e convêm não o confundir com o G800V que é USB e não possui as ligações áudio e a porta USB. Esta é uma situação muito comum nas lojas que anunciam o modelo MU, mas na descrição dá para perceber que se trata do modelo V. Há por isso que ter cuidado na verificação do que compram.

Este teclado possui um preço de 35 euros, e pode ser adquirido aqui:

Análise: G800MU 3xFast Gaming Keyboard da X7 Winners Choice (A4tech)
Qualidade dos materiaiswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Trata-se notoriamente de um produto topo de gama, desenhado e concebido com materiais de qualidade. Os plásticos são resistentes, e a qualidade das teclas é irrepreensível, com um ciclo de de vida esperado de 20 milhões de pressões. É certo que poderia usar materiais mais nobres, mas tal teria forçosamente de se reflectir no preço. E pelo preço, a qualidade está ao nível do que de melhor se pode apresentar.
Funcionalidade e ergonomiawww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A funcionalidade é um ponto intocável deste teclado que foi concebido exactamente com esta em vista. O mesmo se pode dizer da ergonomia, que apesar de seguir o conceito de um teclado tradicional pensou na forma como o utilizador acede e usa o teclado, colocando teclas que se consideram estratégicas com dupla função e/ou em locais mais acessíveis.
Estética e designwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Poderíamos dizer que não é o teclado mais bonito do mundo. Está longe de um teclado da Apple ou outros em que o design teve efectivamente um aspecto fundamental na sua concepção. No entanto este é um produto para gamers, desenhado e concebido com estes em mente, e como tal a sua estética e design entram no campo preferido por estes utilizadores, ou seja algo robusto, vistoso e com muitas funcionalidades e conexões. Para o público alvo a que se destina, está efectivamente muito bem concebido.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Por 35 euros adquirimos um teclado perfeitamente banal. Este no entanto oferece muitos extras e funcionalidades dedicadas aos jogadores, pelo que não podemos aqui deixar de dar a nota máxima
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Este teclado só não leva a nossa nota máxima por dois motivos. Primeiro, a sua estética poderá não ser consensual, e isto independentemente das suas qualidades e do facto que este teclado não se destina ao público em geral, mas sim a quem pretende material optimizado ou se defin ecomo um jogador de videojogos PC. Em segundo lugar achamos que o teclado poderia ter um uso de materiais mais nobre e elitista, pois apesar de os materiais serem diferentes, são os mesmos usados pelos teclados da concorrência destinados a esta gama

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Posts Relacionados