Análise: Helicóptero T-23 / T623

Introdução

Recentemente tivemos a oportunidade de testar aqui um helicóptero telecomandado gentilmente cedido pela Insania, e eis que nos chega um outro para igual teste.

Inicialmente fomos tentados a pensar que não haveria muito mais a dizer, e que este novo helicóptero enviado, ao não possuir uma câmara de filmar, como era o caso do anterior, até seria menos interessante, mas a surpresa apanhou-nos aqui, e não podíamos estar mais enganados. O helicóptero de que falaremos de seguida não é um helicóptero qualquer, mas pura e simplesmente o melhor produto deste género que alguma vez tivemos o prazer de pilotar.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Análise

O helicóptero em questão é conhecido simultaneamente como T-23 e T623 (esta última designação usada pela Insania) e é produzido pela MJX. Trata-se de um helicóptero de 3 canais, ou seja, não é um helicóptero topo de gama, mas dentro do seu género, a sua relação qualidade/preço é pura e simplesmente IMBATÍVEL.

Este helicóptero impressiona pelas dimensões da sua caixa, mas mesmo fora dela este é um monstro de um helicóptero, com 68 cm de comprimento e 31,5 cm de altura. A sua bateria é de 7,2v 1000mAh e o seu peso de 630 gramas.

A sua estrutura é toda em aço, e este é um helicóptero destinado a voos no exterior. Para além do mais está equipado com um sistema de estabilização de voo e um giroscópio que permitem um controlo quase perfeito

Naturalmente que a sua capacidade de voo é em tudo superior ao que pudemos verificar quer com o BladeZ, quer com o YJ669, com uma estabilidade impressionante, mesmo no exterior e com algum vento, sendo que o manual garante que os sistemas existentes permitem a estabilidade do helicóptero com ventos de força 3 na escala de Beaufort (12–19 km/h ).

O que vão ver é o primeiro voo após a remoção da caixa deste helicóptero, e como tal trata-se de um voo sem qualquer calibração prévia. No entanto, como poderão ver, mesmo assim o helicóptero está super estável e manobra sem problemas. Existiram alguns problemas com o controlo da altura, mas isso já é azelhice do piloto ;).

Tal como o YJ669 este T623 possui um led frontal que ilumina a zona para onde está virado. No entanto possui igualmente vários leds coloridos no seu corpo que piscam alternadamente quando o helicóptero é ligado. No entanto, todas as semelhanças com esses produtos terminam aqui. Este é um helicóptero com uma qualidade de voo em tudo superior.

Mas falemos agora do comando fornecido, ele igualmente fora do comum nesta gama de produtos.

O comando vem equipado com um ecrã LCD de segunda geração, com indicação visual da instrumentação do helicóptero. Indica a potência do sinal recebido no helicóptero, a voltagem disponível na bateria do helicóptero, a carga da bateria do próprio comando, a altura, a direcção e a velocidade de deslocação. Permite ainda fazer ajustes à sensibilidade do comando no que toca a comandos de movimentação em todos os sentidos. A luz de iluminação deste ecrã pode ser activada ou desactivada e os ajustes são feitos num botão rotativo que simplifica toda a configuração.

Possui ainda as tradicionais manetes de controlo, botões de ajuste de direcção, e um botão adicional que permite ajustar o sub canal em que o helicóptero funciona, o que garante que pelo menos dois destes helicópteros podem voar em conjunto, mesmo que funcionando na mesma frequência.

Estas características são algo que normalmente não estão disponíveis em helicópteros desta gama de preços, e permitem maior controlo, funcionalidades, e acima de tudo, impedir que a bateria do helicóptero acabe sem aviso, ou que o aparelho se afaste a uma distância onde os controlos não alcançam, permitindo assim evitar acidentes indesejados e quedas de grandes alturas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A qualidade de construção do helicóptero é excelente e a robustez é a palavra de ordem. O vídeo que se segue mostra como este helicóptero pode levar maus tratos e mesmo assim sair ileso dessas situações.

 

Este produto pode ser adquirido aqui.

 

Análise: Helicóptero T-23 / T623
Qualidade do Helicópterowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Plásticos maleáveis nas zonas de possível impacto e uma estrutura interna em metal. As pás de são de plástico semi rígido mas com extrema maleabilidade o que impede que quebrem nos impactos. A robustez geral do produto é pura e simplesmente excelente.
Qualidade do comandowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O comando é bastante diferente do que normalmente se encontra nestes produtos. O ecrã LCD é a jóia da coroa, mas a capacidade de mudança de canal para operar dois helicópteros em simultâneo é outro extra excelente. Indicações diversas e excelente sensibilidade ao toque tornam este comando em algo extremamente completo.
Estabilidade de voowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Este é um parâmetro que não utilizamos na análise ao YJ669, em parte porque esse helicóptero foi criado para voos interiores, isto apesar de poder voar no exterior. Já aqui estamos perante um produto concebido para o exterior, e daí que este se torne um parâmetro de grande relevância. Afinal o vento é um factor de desestabilização e se o produto for afectado, a experiência de pilotagem sofre. No teste efectuado o helicóptero portou-se impecavelmente bem, apesar de algum vento. No entanto, de acordo com o manual, o vento poderia ser bastante mais forte que tal não prejudicaria a estabilidade, sendo que o anunciado é a capacidade de o produto se manter estável com ventos de força 3 na escala de Beaufort (12–19 km/h ). Por esse motivo, e para um produto deste preço, há que avaliar a estabilidade pelo valor máximo
Funcionalidades e valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Este é um helicóptero comercializado a 99,90 euros, o que o coloca no limite do preço que consideramos aceitável para esta gama de helicópteros. Mas se o preço vai ao limite, a oferta vai igualmente a esse extremo com as funções oferecidas pelo comando a entrarem num parâmetro superior. Aqui paga-se um pouco mais, mas obtém-se muito mais, tornando a relação qualidade/preço uma simbiose perfeita.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Se o YJ669 impressionou pela sua estabilidade e perfeição em voo, aqui entramos num patamar de perfeição completamente diferente. Naturalmente o YJ559 possui atractivos na sua câmara que aqui não temos, mas as suas dimensões, a qualidade e estabilidade do voo, as características do comando e toda a qualidade geral do produto tornam-no numa escolha obrigatória neste tipo de produtos. Felizmente para nós esta é uma opinião quase consensual no mundo do rádio modelismo.

 

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Posts Relacionados