Análise: iCade – Uma máquina de arcada para iPad e iPad 2

Ahh as máquinas das arcadas… bons velhos tempos.

Recorda-me que quando estudava, a falta de um professor era motivo mais do que suficiente para me deslocar ao centro comercial mais próximo e “estourar” umas moedas de 50 ou 100 escudos nas máquinas que lá havia.

Eram jogos que hoje podemos ver e jogar em emuladores como o MAME e que, apesar de mostrarem a sua idade a nível gráfico, ainda hoje se mostram como excelentes a nível de jogabilidade.



Naturalmente que essa é uma época que passou, marcou uma geração e uma época, mas é agora passado e não há forma de a reviver. Ou melhor… não havia.

É que a iCade chegou ao mercado, e veio mudar isso tudo:

Agora perguntam vocês: Mas o que é a iCade?

Pois bem, a iCade é uma pequena caixa de madeira, com a forma das antigas máquinas de arcada e equipada com um joystick com 6 botões ao velho estilo do que habitualmente equipava essas “arcades”

Esta máquina encontra-se equipada com um sistema Bluetooth que lhe permite ligar-se a um iPad, e desta forma jogar muitos jogos como se estivéssemos nos anos 90, revivendo um estilo de jogos clássico onde o metralhar das teclas era uma constante.

O aparelho em questão, gentilmente cedida pela Joystation para a nossa análise, possui um custo algo elevado de 99 euros, o que, com toda a certeza, afastará muitos dos potenciais interessados. No entanto, para aqueles que o custo apresentado não assusta, estão aqui perante um achado que traz uma nova forma de jogar e de interagir com o iPad.

A máquina funciona usando duas pilhas do tipo AA, ou então usando um transformador de 5V com 500 mA (os mais comuns), é totalmente feita em madeira e plástico rígido, robusta e equipada de um joystick ultra durável e resistente. O modo de ligação é por BlueTooth, e os seus botões funcionam substituindo as teclas 0 a 9 e enter de um teclado, o que permite que o suporte para este periférico seja feito de forma extremamente simplista.

O iPad é inserido no interior da máquina apoiando-se no suporte interno caso o mesmo seja colocado na vertical, ou então terá de ficar no exterior da máquina apoiado na pequena ranhura ali existente. Diga-se que estes dois métodos de apoio se revelaram algo decepcionantes, uma vez que o iPad fica solto e em risco de queda com uma pancada mais forte, particularmente se colocado na horizontal no exterior onde o apoio é mesmo muito fraco.

As duas fotos de baixo mostram o apoio interior para o iPad na vertical e a ranhura exterior para colocação do iPad na horizontal.

A nível de suporte por jogos a situação ainda é muito recente para ser qualificada de boa. Apenas um punhado de titúlos suportam o iCade, isto apesar da promessa de suporte de muitos mais. Mas seja como for, 99 euros para apenas alguns jogos é realmente um custo muito elevado.

É que infelizmente o suporte actual é mesmo para apenas uma mão cheia de títulos, a maior parte deles jogos retro, mas alguns jogos mais recentes como o Sideways Racing, um jogo bem recente, recebeu um update para suportar a iCade, sendo de prever um aumento bem notório de jogos a suportar a maquina nos próximos tempos.

Eis uma lista de alguns jogos compatíveis que descobrimos:

  • No Gravity
  • Warblade HD
  • Sideways Racing
  • Silverfish MAX
  • Match Panic
  • Mos Speedrun
  • Velocispider
  • Super Mega Worm
  • Super Mega Worm Vs. Santa
  • Compression HD
  • IronStar Arena
  • Emerald Mine
  • Space Inversion
  • Space Inversion 2
  • Space Inversion Puzzle
  • Freeesh
  • Flashback
  • Deflex
  • GoatUp
  • Hungry Master
  • Meganoid
  • Minotaur Rescue
  • Minotron 2112
  • Plum Crazy
Deixamos-vos agora com dois pequenos vídeos, o primeiro realizado por nós e que mostra a minha pessoa a jogar, e o segundo, o video publicitário do produto (pede-se já desculpas pela ligeira distorção das proporções na imagem no nosso video, mas foi necessária uma rotação que teve de ser feita com o Windows Movie Maker que não possui opções para melhor):



Resumo

Pontos fortes:

Novos níveis de jogabilidade

Saudosismo das arcades

Adaptação perfeita ao estilo retro



Qualidade da resposta do joystick e botões bastante perfeita

Pontos fracos:

Preço exagerado

Apoios para ipad pouco seguros, com real possibilidade de queda do tablet

Poucos jogos com suporte para o iCade

Se estiveres interessado neste produto, podes adquiri-lo aqui.

Análise: iCade - Uma máquina de arcada para IPad e iPad 2
Qualidade do Produtowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Caixa em madeira e plástico rígidos ao bom estilo das antigas caixas das máquinas de arcada. O Joystick é super robusto e com uma resposta impressionante, podendo o mesmo ser dito dos botões.
Funcionalidade e ergonomiawww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
É uma máquina de arcada em ponto pequeno, mas o efeito de se jogar a pé está naturalmente de parte devido à escala. No entanto, uma vez pousada sobre uma mesa e com o utilizador sentado numa cadeira, a máquina é irrepreensível, e oferece uma experiência de jogo única. Actualmente ainda há poucos jogos, mas este é um produto novo no mercado, e o suporte vai crescer tremendamente.
Estética e designwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A nível estético a máquina é mais uma vez irrepreensível ao ser uma representação à escala das suas irmãs maiores. Já o design é que deixa algo a desejar no que toca à forma de encaixe do iPad. A máquina é pensada para a colocação do iPad na vertical, mas a ranhura exterior que possui permite a colocação do mesmo na horizontal. Seja como for, em ambos os casos o iPad fica notoriamente solto, arriscando-se em movimentos acidentais, a cair. Assim se pela estática mereceria um 5, pelas falhas de design mereceria apenas um 3, pelo que nos vamos ficar pelo valor intermédio.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Aqui é que a porca torce o rabo. Afinal 99 euros é extremamente exagerado, e se muitos não se importarão de os pagar, nada invalida que a máquina continua cara ao ser, tecnicamente, apenas um joystick BlueTooth numa caixa.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Apesar de possuir um item com uma nota bastante baixa, a média global (calculada de forma automática) ainda o atira para as 4 estrelas, o que, apesar do custo, não nos parece nada mal. Trata-se de um produto excelente penalizado pelo seu preço, e se foi extremamente penalizado nesse campo, ainda que por décimas, manteve a sua média nas 4 estrelas e o nosso logótipo de produto verde aprovado. E a verdade é que quem se decidir a dispender esse dinheiro para o comprar, uma vez esquecido o preço, não se vai arrepender de o ter feito.

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação



Posts Relacionados