Análise: Mini câmara Spy 3 – câmara espia ou radical?

A Mini Câmara Spy 3 é um produto comercializado pela Insania e tal como o famoso porta-chaves espião que analisamos aqui à uns tempos, insere-se na gama de acessórios de espionagem que esta empresa comercializa.

Esta câmara é anunciada pelo produtor como a câmara mais pequena mundo activada por voz. Não podemos confirmar isso dado que não conhecemos tudo o que existe, mas podemos confirmar as suas dimensões reduzidas.

É uma câmara autónoma, com bateria incluída e que pode ser usada em qualquer lugar, gravando para um cartão micro SD (não fornecido) que pode ir até aos 16 GB. Possui uma porta mini USB que permite ligar a mesma ao PC para retirar conteúdo, acertar o seu relógio interno (feito por intermédio de um ficheiro .TXT), e inclusive servir de webcam.



Este é talvez o seu ponto forte, pois apesar da sua autonomia, este produto é igualmente uma webcam PC, e é fornecido com um mini CD com as respectivas drivers que se anunciam compatíveis com o windows ME, XP, 2000 e Vista (OS usado nos testes).

O que mais impressiona é que esta câmara mantêm uma boa qualidade de imagem com luz interior, apesar de não a termos testado num ambiente de baixa luminosidade, mas foi testada com a iluminação ambiente normal da casa no período nocturno. No entanto, as suas especificações referem 1 lux como a luminosidade mínima, pelo que se acredita que filmará com ainda menos luz.

Imagem nocturna capturada apenas com a luz ambiente

Ora se possuir uma mini webcam que é capaz de funcionar de forma autónoma capturando vídeo para um cartão micro SD já não fosse por si uma grande adição a uma webcam, esta câmara acrescenta muito mais ao possuir a capacidade de gravação por activação audio. Quer isto dizer que a podem colocar num determinado local apontada devidamente escondida, e aguardar pacientemente que alguém entre na sala. Mal o nível de ruído passe os 60 DB, a câmara activará o seu modo de gravação vídeo, garantindo assim que grava efectivamente o que interessa e não uma sala vazia. Este motivo e as suas reduzidas dimensões são os factores porque a Insania insere este produto na sua gama de produtos espiões.

A qualidade vídeo desta webcam é acima da média como podem constatar no vídeo que aqui colocamos mais a baixo, mas que não aconselhamos verem ainda sem lerem o que se segue:

A câmara vem acompanhada de uma panóplia de extras que vamos citar:

– Cabo USB – Mini USB

– Correia para pulso.

– Bolsa protectora de silicone.

– Adaptador para tomadas americanas, com adaptador para tomadas standard.

– Base de inclinação variável e com rotação.

– Base com inclinação variável

– Clip com mola para prender na roupa.

Todos estes extras são deveras interessantes garantido o funcionamento da câmara em todas as situações. As duas bases são interessantes, garantindo que a câmara pode ser usada como webcam em qualquer mesa, e a bolsa de borracha garante o uso da câmara mesmo em dias de chuva ou em situações que a possam molhar. Mas o mais fabuloso é o seu clip que permite dar usos fabulosos a esta câmara.

Efectivamente, este clip permite o uso desta câmara em várias situações que de outra forma seriam impossíveis, nomeadamente no desporto, ou actividades radicais.

Querem andar de bicicleta e filmar? Correr e filmar? Saltar de para-quedas e filmar? O uso de uma câmara tradicional está fora de hipótese em muitos casos, mas aqui não. Com este clip a câmara pode ser presa à roupa e as vossas actividades de fim de semana serão filmadas na primeira pessoa e sem que se tenham de preocupar com o que for, até porque a bateria garante 2 horas de filmagem contínua a 720*480 pixels 30 fps e num container AVI 1.0 tradicional, o que lhe garante a compatibilidade com todos os sistemas.



No entanto, ao contrário do que a Insania afirma não conseguimos confirmar o uso de 1 GB por cada 40 minutos de filmagens, sendo que as nossas estimativas apontam mais para algo na ordem dos 3,2 GB para esse mesmo período de tempo. Aqui deverá estar em causa o facto de a Insania referir a capacidade de filmagem como sendo de 640*480 30 fps, quando na realidade a resolução é de 720*480 30 fps, mas mesmo isso não explica a diferença que obtivemos. Independentemente de tal, para garantir as duas horas de filmagem, um cartão de 16 GB é aconselhado.

No vídeo que se segue mostramos a qualidade da captura vídeo da câmara, e mais para o fim sacudimos a câmara valentemente de forma a simular um sinuoso trilho percorrido com uma bicicleta (uso em BTT). Como poderão ver, apesar de a imagem ficar bastante tremida, não desfoca, e como tal a qualidade não se revela nem melhor, nem pior do que a obtida com qualquer outra câmara nas mesmas circunstâncias. Note-se que o dia estava bastante escuro e a chover.

Video exemplificativo da qualidade de imagem e simulação de filmagem em modo BTT em trilho silhuoso.

Por um preço de 69,90, esta é uma câmara que possui características de espia, mas que acima de tudo se associa ao radical pela possibilidade de poder facilmente ser levada em vários desportos, capturando imagens únicas que de outra forma não poderiam ser obtidas sem prejudicar a experiência.

Caso esteja interessado nesta câmara pode clickar no link de baixo que o transportará para o site da Insania.



Clique este texto para ir ao site da Insania

PCMANIAS: Análise a Mini câmara Spy 3 - câmara espia ou radical?
Qualidade de imagemwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A câmara possui 2 megapixels e permite capturas no PC de imagens excelente resolução. A qualidade de imagem é afectada pela luz produzindo-se o habitual grão em ambientes de menor luminosidade, sendo contudo que, apesar de tal, aquilo que pudemos ver com a luz ambiente do local onde testamos a câmara, a imagem possuía uma qualidade em nada inferior ao habitual na maior parte das webcams do mercado.
Qualidade videowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A qualidade do vídeo é o ponto mais positivo desta micro câmara. 720*480 30 fps gravados de forma autónoma para um cartão SD, e com a possibilidade de activação por voz é uma característica que não vemos muitas vezes. Quando submetida a tremuras a imagem não desfoca completamente pelo que se torna adequada para poder ser usada para filmagens em muitos desportos com o uso do seu clip.
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Todos os materiais, quer da câmara, quer dos extras, são de boa qualidade e robustos, com especial destaque para os botões da câmara que parecem bastante robustos. Nota-se ainda a atenção ao pormenor com a adição da bolsa em silicone e a base inclinável e rotativa, bem como o local onde prender a pega de pulso, e o facto de a lente estar metida para dentro de forma a ficar protegida de agressões.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Não é a webcam mais barata do mercado, mas é uma câmara de 2 MegaPixels que faz as vezes de câmara e de webcam, possuindo ainda vários extras que lhe permitem um uso adequado em condições onde outras câmaras não poderiam ser facilmente usadas. Pode ainda ser usada como mera pen drive ao ser detectada como um Mass Storage Device.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Uma câmara mais que perfeita para muitas utilizações, parecendo ideal para uso em desportos como Jogging ou BTT. Pode ter um preço caro, mas é um produto que não só faz de câmara e de webcam, mas que, graças aos seus extras, pode fazer o que poucas fazem de uma forma simplificada.

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação



Posts Relacionados