Análise: Samsung 530U3C-A05PT

 1

Os Ultrabooks são nada mais, nada menos, do que portáteis que se distinguem pelas suas reduzidas espessuras, o que implica a ausência de drives de DVD e baterias de menores capacidades. São no entanto computadores portáteis em pleno, mas destinados a um público-alvo cuja principal preocupação na escolha de um portátil é a sua estética e portabilidade sem querer descuidar as performances, mas sem esperar valores de topo.

2

Por outras palavras, os Ultrabooks enquadram-se num segmento algo mais caro que os normais Laptops, uma vez que a estética e espessura destes portáteis se reflecte no preço.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O conceito de Ultrabook foi definido pela Intel em 2011 como uma iniciativa de concorrer com os MacBook Air da Apple, sendo que foi bastante alargado face à ideia inicial de forma a alargar o público alvo.

A Gama 530U3C ou série 5 da Samsung foi considerada em 2012 como sendo dos melhores ultrabooks do ano, e na altura que noticiamos esta situação prometemos que analisaríamos um desses computadores. E como mais vale tarde do que nunca aqui fica a análise a um destes Ultrabooks, o 530U3C-A05PT.

8 7 9

O A05PT possui um ecrã de 13, 3 polegadas e está disponível na cor prateada. As suas dimensões com uma espessura que atinge 17,6 mm tornam-no dum dos Ultrabooks mais finos do mercado, sendo mesmo mais fino que o Macbook Pro (2,41 cm) e quase ao nível do Macbook Air cuja espessura é de 17 mm.

5

Este Ultrabook vem equipado com um processador Intel Core i5-3317U (1,7 GHz) com 3 MB de Cache (capaz de atingir os 2,6 Ghz em Turbo Boost).

A nível RAM o computador possui 8 GB, sendo que 4 GB são integrados, mas uma das slots de expansão encontra-se já ocupada com  um DIMM de 4 GB . A restante slot encontra-se vazia permitindo assim expandir a RAM para 12 GB. A memória usada é DDR3 1 600 MHz.

A placa gráfica é uma Intel HD 4000. E se por aqui já vemos que não podemos esperar grandes performances em jogos, desengane-se quem achar que esta placa é lenta. Muito pelo contrário a HD4000 suporta a norma Direct X 11, batendo em performances as Geforce 620.

O disco rígido é de 500 GB, tratando-se de uma drive de 5400 rpms. No entanto, apesar de a velocidade do disco ser lenta em comparação com  os computadores de secretária, o mesmo trata-se de um disco híbrido, contendo uma componente SSD de 24 GB que lhe permite performances extraordinárias, e uma arranque e fecho do Windows 8 (que é fornecido pré-instalado) em cerca de 5 segundos.

Possui ainda um par de colunas estéreo com um total de 4 W (2 W x 2), uma webcam de 1,3 MP incorporada, 1 saída micro-VGA, uma saída/entrada combinada para Auscultadores / Microfone, uma saída HDMI, 1 porta USB 3.0 e duas portas USB 2.0. Possui ainda leitor de cartões de memória SD, SDHC, SDX e MMC, bem como uma porta RJ45 de 1 GigaBit. Possui ainda Wifi usando um Intel® Centrino® Advanced-N 6235 com  suporte às tecnologias 802.11a/b/g/n, Widi (Wireless Display) , e Bluetooth 4.0.

6 4 3

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Com um perfil e uma estética ao nível do que se melhor se faz nos PCs actuais, este é um computador que pesa apenas 1,52 Kg, e que é vendido a um preço que ronda os 800 euros, mas que com um bocado de procura pode ser encontrado mais barato..

Como factores negativos pode-se apontar a este Ultrabook uma duração reduzida da bateria, sendo que esse é um problema comum em todos os computadores deste género. E nesse sentido a Samsung opta por uma pré calibração de fábrica que optimiza a bateria à custa das performances. Assim, por defeito o computador fica reduzido a 50% das suas performances quer gráficas quer de CPU, quando em uso da bateria de forma a aumentar a duração da mesma. No entanto aqui, como fanáticos da performance que somos, e apercebendo-nos da quebra brutal de performances da máquina quando em uso da bateria, a primeira coisa que fizemos foi desactivar todas essas configurações. E o resultado actual é uma bateria que pouco mais de 1h 30 minutos dura. Mas ao menos as performances estão lá!

Outro dos factores negativos que se podem apontar é o facto de Samsung não manter as drivers dos seus produtos actualizadas. Assim o anunciado Widi, uma tecnologia de HDMI sem fios que pode ser usada mediante um televisor ou um receptor Widi, pura e simplesmente não funciona. E o motivo prende-se com o facto de o software WiDi disponibilizado pela própria Samsung requerer uma versão das drivers gráficas mais recente do que a actualmente existente. Isso obriga a recorrer às drivers genéricas Intel com o inconveniente de o software Samsung passar a chatear regularmente com avisos que para evitar problemas e manter performances devemos manter-nos com as drivers disponibilizadas pela marca. E até o faríamos se elas funcionassem.

Contactada a Samsung e questionada sobre esta situação e quando pretendiam lançar novas drivers a resposta que obtivemos foi algo surpreendente. Uma sequência de recuperação do sistema recorrendo ao backup interno. Sinceramente esta foi uma situação que nos decepcionou revelando um apoio técnico pouco capaz. Afinal basta correr os fóruns para encontrar milhares de utilizadores a queixarem-se no mesmo neste e noutros modelos Samsung.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas retirando estas situações poucos ou nenhuns problemas e/ou inconvenientes encontramos neste Ultrabook. Trata-se de um computador actual, reconhecidamente dos melhores Ultrabooks do mercado, e com uma estética assombrosa. Para quem procura um computador portátil leve, capaz, fino e com estética, não procurando performances de topo e estando disposto a pagar um pouco mais por estas características, este parece-nos actualmente o computador ideal.

A Samsung possui igualmente modelos com especificações superiores e inferiores, tornando assim estes Ultrabooks série 5 acessíveis a todas as bolsas

 

Análise: Samsung 530U3C-A05PT.
Designwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O DesignSe em tempos a Asus apostava num design algo duvidoso, esses tempos estão para trás. O aspecto geral do portátil é de uma beleza e luxo tremenda, sendo que mesmo a escolha das duas cores foi feliz. Os pormenores na textura e em situações como a abertura do encaixe da placa de rede mostram bem o cuidado com o detalhe que foi tomado. Por outras palavras o Netbook é lindo
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Se normalmente os computadores são em plástico e por vezes de qualidade duvidosa, aqui o computador é totalmente num alumínio que lhe confere um aspecto fino e refinado. Dificilmente se encontra melhor qualidade de construção no mercado.
Relação Qualidade/Preçowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Se é verdade que caso optemos por um laptop tradicional, com 800 euros podemos comprar uma máquina muito melhor, o certo é que considerando que o facto de ser bonito, fino, leve e possuir boas performances se paga, o Ultrabook em causa nem é demasiadamente caro. No global achamos que o mesmo se enquadra perfeitamente na relação qualidade preço expectável para este tipo de produtos, pelo que não é por aqui que o penalizaremos. No entanto há outros factores a ponderar, e a resposta dada pela assistência técnica, bem como a ausência de drivers Samsung actualizadas pesam igualmente na definição da qualidade do produto, motivo pelo qual aqui a nota é penalizada
Performanceswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Dado que a Samsung anuncia o processador até ao modelo, as performances do mesmo podem ser consultadas antes da compra. E na realidade o computador é capaz de atingir as performances espectáveis sem problemas. No entanto o computador de fábrica vem configurado para apenas apresentar cerca de 50% das suas capacidades (na realidade 50% na placa gráfica, 60% no Processador) quando em uso de bateria, penalizando assim as performances. É certo que tal pode ser alterado, mas nesse caso é a bateria que paga. E por esse motivo teremos de penalizar o produto
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Tal como a Intel achou, também é nossa opinião que estamos perante uma gama de Ultrabooks que se distingue pela positiva. Bonito, performante, leve e fino, todas a características desejáveis num bom Ultrabook, e um preço aceitável. Mas mais ainda a gama de alternativas dentro desta série alarga-a a todas as carteiras, tornando o produto numa excelente escolha.

 

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

 

Publicidade

Posts Relacionados