Análise: Samsung S1 Mini 120 GB

A foto de cima mostra a gama Samsung S1, uma gama de discos rígidos externos da Samsung cujas dimensões de destacam do oferecido pela concorrência ao possuirem apenas 1,8 polegadas (os discos mais pequenos são normalmente de 2,5″), e não sendo por isso maior do que um cartão de crédito.

Disponíveis numa gama variada de cores, estes discos possuem capacidades de 120GB, 160 GB e 250 GB, e com preços que variam entre os 60 euros (modelo 120 GB) aos 90 euros (modelo 250 GB). No entanto não se admirem se encontrarem estes discos a preços superiores, pelo que há que procurar bem.

Os discos possuem uma base em plástico com uma textura que faz lembrar couro, possuem uma armação cromada à sua volta e o topo é espelhado, com um fundo da cor escolhida com vários círculos encostados entre si (ver foto seguinte). Não existe qualquer led de actividade.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O modelo testado foi o de 120 GB Piano Black, que à semelhança de todos os modelos vem acompanhado de uma bolsa em couro da mesma cor, para além do cabo USB 2.0 (ver foto abaixo).

Tal como fizemos com o Lacie, na nossa última análise a um disco rígido, submetemos o mesmo a testes de velocidade para ver o seu comportamento. Vejamos como se saiu:

No HD Speed, um simples programa de análise de velocidade de leitura, o disco apresentou valores muito constantes, e isto apesar de algumas oscilações em alguns momentos.

A taxa média de transferência mostrou-se excelente, ultrapassando os 33 MB/s.

Mas e como se terá portado nos testes mais exigentes do HD TUNE PRO? Vejamos:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O teste no HD Tune Pro deitou toda a esperança de performances excelentes neste disco por água abaixo. Fazendo um teste de transferências ao longo de toda a superficie do disco verificamos que a aproximação das pistas exteriores cria decréscimo de performance enormes. Neste programa, não só a velocidade máxima de transferência se ficou pelos 28,6 MB/s, como o valor mínimo foi de 13,5 MB/s. Valores muito dispares, que mostram uma performance boa, com uma média de 25,5 MB/s, mas que é conseguida, basicamente, pelas prestações na primeira metade do disco.

Os tempos de acesso são um bocadinho acima da média, situando-se nos 20,2 s, e o Burst Rate também fica um bocadinho abaixo dos 33 MB medidos no HD Speed, situando-se nos 31,1 MB/s. Já a ocupação do CPU encontra-se dentro de valores perfeitamente normais para um disco externo USB.

PCMANIAS: Análise ao Samsung S1 Mini 120 GB
Performanceswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
As performances não são más, mas também não são nada de excelente. Apesar de tudo 25,5 MB/s de média é um valor bom.
Conectividadewww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Limitada a ligações por USB, tal como a maior parte dos discos rígidos extermos. E se a falta de um conector adicional de energia o parece afastar da compatibilidade USB 1.1, a verdade é que o disco consegue operar com a energia fornecida por uma porta desse género sem necessidade de cabos adicionais. Por esse facto acaba beneficiado ligeiramente nesta avaliação ao sobressair da mediania.
Designwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Com grande variedade de cores e um design atraente, não é por este factor que o disco é prejudicado. No entanto, apesar de o design ser atraente não é verdadeiramente fora de série. As suas dimensões reduzidas acabam por ser o seu ponto mais forte.
Relação qualidade/preçowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
É caro e não é pelas suas performances e design que sobressai verdadeiramente. Da mesma forma, apesar de um design atraente, também não é por aqui que se justifica o seu preço. No entanto há que o justificar pela tecnologia usada que lhe permite dimensões reduzidas e abaixo do normal
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Um bom disco e extremamente fácil de transportar. Não é contudo um disco que se destaque pelas suas performances ou design, sendo que caso não fosse efectivamente mais pequeno e não consumisse tão pouca energia seria um produto que não se destacaria da média.

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

 

Nota: artigo re-publicado posteriormente em www.technologyareus.com

Publicidade

Posts Relacionados