Mai 262011
 

As cenas de 007 em que este recorre ao seu relógio para 1001 façanhas ou artimanhas são inúmeras. Desde detonar explosivos, disparar dardos tranquilizantes, disparar fios de arame, disparar um feixe laser de alta densidade, etc, etc, foram situações recorrentes em filmes deste herói criado por Ian Flemming.
Mas no entanto, apesar de toda a fantasia por trás do uso desses gadgets 007 nunca usou o seu relógio de uma forma mais realista. E não, não nos estamos a referir a ver as horas.
O produto que analisamos aqui hoje é um relógio. Mas não é um simples relógio que se limita a dar as horas, isso apesar que dar as horas é algo ele faz muito bem não se tendo registado em uma semana de uso qualquer tipo de atraso ou adianto do seu mecanismo.

Com uma correia em borracha macia com apontamentos de costura vermelha e dupla cinta para segurar a ponta da correia, o relógio conta ainda com o sistema de fecho em metal, bem como a sua traseira, na zona de contacto directo com o pulso, em material idêntico. A parte superior lateral onde estão inseridos os pontos cardeais é rotativa.

Analisando a lateral verificamos a existência de quatro botões e uma roldana de menores dimensões.
Mas passemos a explicar algumas situações com este relógio:
Na primeira imagem verificamos a existência de 5 ponteiros, sendo que apenas três deles são funcionais (os dois com fundo branco e o ponteiro vermelho fininho que marca os segundos. Os restantes dois são falsos e pintados em alto relevo no relógio.

Qual o motivo então destes dois ponteiros? Bem, o motivo é o mesmo pelo qual temos uma tampa lateral rotativa com os pontos cardeais que aparentemente não serve para nada, justificar a quem olha para o relógio a presença de quatro botões mais uma roldana de ajuste.
É que estes quatro botões mais a roldana são o coração do segredo deste relógio, o facto que este relógio se trata na realidade de uma ferramenta de espionagem que associa uma descrição e naturalidade extrema a uma elevada capacidade de captação áudio, vídeo e de fotos.
A versão testada possui uma memória interna de 4 GB, uma bateria recarregável por USB e os nossos testes indicam que será capaz de conter algo como 8000 fotografias, 3 horas de vídeo, ou 12 horas de áudio.
Analisemos então os botões em causa:

Como podemos ver, funções não lhe faltam, desde a capacidade de captura vídeo e foto passado pelo áudio, com uma porta USB adaptada em forma de um tradicional Jack.
O relógio é detectado como sendo um “mass storage device”, o que garante a sua total compatibilidade com todos os sistemas

A regulação da data é feita por intermédio de um ficheiro de texto que se coloca no relógio, e a partir da qual o mesmo passa a contar o tempo. Quer isso dizer que colocando agora a actual data e hora, desde que o relógio não fique sem bateria, a mesma manter-se-á sempre actual uma vez que se baseia no mecanismo interno do relógio para se manter actualizada.
Esta data e hora super-impõem-se nas fotografias e vídeos, excepto se colocarmos um parâmetro adicional no ficheiro de texto para impedir essa situação, tal como descrito de forma simples e directa no manual do relógio.
A capacidade interna é de 4 GB, um valor mais do que suficiente para grandes capturas áudio e vídeo. A resolução das fotos é de uns estonteantes 3624 por 2448 pixeis, mas diga-se que a qualidade em nada se assemelha à obtida por câmaras dedicadas com esta resolução. Os motivos de tal passam pelo facto que as fotos são obtidas por interpolação interna, uma vez que a câmara é de apenas 1,3 megapixels (1280*960), bem como pelo facto de estarmos perante uma micro lente que não se pretende fazer passar por substituta das usadas em câmaras dedicadas. A intenção aqui é ser discreto e capturar fotos e vídeos com qualidade apenas necessária a que os intervenientes possam ser reconhecidos, e não tirar fotografias para qualquer álbum.
Podemos ver aqui duas fotos, uma de interior e tirada com a luz ambiente e uma de exterior e de grande distância, tirada a partir da minha janela, de forma a se ter uma ideia do que esperar em termos de qualidade.

Já o vídeo é capturado a 1280*920 (superior a 720p), a resolução da lente, o que permite vídeo de alta definição. No entanto desengane-se quem espera a qualidade tradicional desse tipo de vídeos, uma vez que a lente da câmara não permite atingir tanto. Recorde-se mais uma vez que o objectivo é espiar e não ser uma máquina de filmar de alta qualidade. De notar que no vídeo em causa, a filmagem foi feita em contra-luz e ao cair da tarde, pelo que há um excesso de sombras e reflexos de sol na lente, mas no entanto o vídeo serve para mostrar a qualidade que se pode obter com as filmagens.

Nota: Por motivos desconhecidos o vídeo nem sempre aparece. Por favor refresque a página se assim acontecer.

O produto foi testado por quase uma semana e nunca a nenhum momento alguém suspeitou do que o relógio era capaz, até a situação lhe ser revelada. O relógio foi elogiado por ser bonito e extremamente cobiçado quando se revelava e mostrava as fotos e vídeos com ele capturados. No entanto, devido a não podermos usar fotos de nenhuma pessoa por não possuirmos autorização para tal, ficamos limitados ao vídeo de cima que foi dos poucos capturados onde não se pode identificar ninguém.

O preço poderá contudo afugentar muitos. 109,95 euros não é exactamente aquilo que podemos considerar barato, até porque muitos de vocês irão pesquisar na internet por este relógio e encontra-lo à venda muito mais barato. No entanto, questionamos a Insania sobre o motivo deste preço e eis a sua explicação que nos parece perfeitamente lógica e coerente:

Apesar de o relógio poder ser encontrado em sites pela internet a preços inferiores, este é um produto que a ser adquirido nesses locais será despachado a partir de Hong Kong. Assim sendo, caso o produto fique apreendido na alfândega o preço a pagar pelo relógio acabará por ficar em tudo semelhante ao que a Insania cobra ao seu cliente. De referir porém uma diferença de relevo no produto vendido pela Insania, uma vez que este possui uma garantia de dois anos, sendo que a reparação e a eventual troca decorrerão de acordo com o previsto na legislação nacional sobre esse assunto e sob responsabilidade desta empresa. Desta forma podemos garantir ao cliente que obtêm o melhor produto, coberto por uma garantia eficaz e sem surpresas desagradáveis.

Falta referir que o relógio é fornecido numa caixa metálica, e que junto com ele são fornecidos os seguintes extras:

-Cabo USB

– Mini CD com manual

– Mini manual de utilização

– Duas tampas adicionais para o microfone, uma aberta e outra fechada, que permitem ao relógio tornar-se estanque e consequentemente impermeável.

Caso esteja interessado no produto, poderá adquiri-lo aqui.

Análise: Spy watch – um gadget do 007 no teu pulso
Qualidade das fotoswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Fotos de alta resolução mas com uma qualidade pouco mais do que medianas. As fotos podem desfocar facilmente se o braço estiver em movimento, sendo que no entanto basta manter o pulso estável durante uns segundos para que a foto saia em condições. Tal situação até nem se torna difícil dado que teremos forçosamente de pressionar a tecla do relógio para disparar o obturador, o que permite um apoio adicional do pulso com a outra mão. Para o objectivo pretendido a qualidade das fotos é mais do que satisfatória
Qualidade videowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Um dos seus pontos mais positivos pois consegue filmar com boa qualidade e numa resolução bastante elevada (superior a 720p)
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O relógio apresenta um aspecto excelente quer globalmente quer no detalhe. As borrachas são boas e os plásticos rijos e robustos. Os acabamentos são muito bons com o toque da costura vermelha a dar-lhe um excelente aspecto. Sem saberem do que se tratava as pessoas que viram o relógio elogiaram o seu aspecto e qualidade
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O custo é bastante elevado, mas à semelhança de outros produtos é algo bastante completo, e que deverá ser valorizado pelo facto de ser extremamente bom naquilo que se propõem fazer: Espiar de forma discreta. A garantia de 2 anos é um bónus que teremos forçosamente de considerar uma vez que consideramos mais vantajoso 100 euros nessa situação do que 50 ou 60 euros que avariam passado dois meses, mas o seu preço poderá mesmo assim levar muitos a procurar o produto no estrangeiro, até porque muitas lojas afirma oferecer garantias, mas o certo é que o cliente assume o risco na compra.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Um produto que se revela de qualidade, mas que acima de tudo é imbatível no facto de poder passar despercebido, que é aquilo que se propõem fazer. Mas mais ainda é um relógio extremamente bonito e com um aspecto desportivo que pode ser usado no dia a dia.

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.