Com o Android 5.0 Lollipop desfazermos-nos de programas pré-instalados no smartphone pode ser mais fácil do que nunca.
A equipa responsável pelo Android 5.0 revelou que os programas que por vezes nos chegam pré-instalados nos smartphones poderão passar a ficar disponíveis na Google Play Store.
Ora as empresas normalmente instalam uma carrada de software seu, e livramos-nos deles não é fácil sem se fazer root ao smartphone.
Mas agora com o novo OS Android, o software não precisa de vir instalado e ele pode ser descarregado directamente da Play Store quando se liga o telefone. E isso significa que o utilizador poderá passar a ter a opção de desinstalar os programas que não quer e não usa.
E diga-se que apesar de algum deste software poder ser útil, o simples facto de ser forçado leva a uma vontade enorme de se o desinstalar.
Naturalmente isto é só uma opção. E pode acontecer que quem normalmente pré-instala este software opte por não usar este método. Aliás, sabendo-se que as pessoas por norma não usam este software a não ser que forçadas a tal, será mesmo difícil que se adopte esta situação.
Mas uma coisa é certa. Se alguem o fizer, terá certamente muitos mais utilizadores satisfeitos do que quem não o fizer. E se realmente as aplicações forem boas, as pessoas optam por as instalar!