Angry Birds: O sucesso de um jogo de 79 centimos face aos insucessos de jogos de 70 euros.

Quando li a noticia sobre os lucros da Rovio relacionados com o jogo Angry Birds fiquei boquiaberto. Não haja dúvidas que esses valores serviam para demonstrar a ideia que sempre tive de que colocar os preços dos jogos a 70 euros não é necessariamente uma garantia de lucro.

Quanto mais caro um jogo, maior a sua necessidade de qualidade para garantir vendas. Ninguem estaria interessando num simples Angry Birds a 3 ou 4 euros, mas a 79 centimos, o jogo vende como pães quentes numa padaria.

E como já diz o ditado, “grão a grão enche a galinha o papo”, e mais vale entrarem vários grãos de forma continua do que entrar um grande naco e apenas meia dúzia de vezes. Esta é um conceito que os produtores necessitam de absorver, não querendo dizer com isto que os jogos de 70 euros devem ser vendidos a 79 cêntimos, quanto mais não seja porque tecnicamente são muito mais elaborados, mas apenas que deverão existir escalões adequados. E se um jogo para iPhone varia entre os 79 centimos e os 8 euros (e estes últimos já são exageradamente caros face à qualidade oferecida pelos softwares mais baratos e mesmo os gratuitos), nos jogos de topo os preços deviam variar entre os 30 aos 70 euros, coisa que muito raramente acontece.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A verdade é que Angry Birds é um pequeno mas excelente jogo e que justifica plenamente o seu preço, sendo por isso um sucesso de vendas. Quem nunca o jogou?

E os valores das vendas mostram que a politica seguida relativamente aos preços praticados e a qualidade dos seus jogos são ambos um sucesso. No total a empresa registou receitas de 75,4 milhões de euros, dos quais 48 milhões são lucro.

É igualmente de se referir que dos 75,4 milhões em receitas, 22,6 milhões são relativos não às vendas do jogo em si, mas ao merchandising a ele associado. Uma situação que se compreende, pois dadas as grandes vendas, o numero de fans aumenta e como tal o merchandising torna-se numa fonte extra de rendimentos.

De referir que nestes lucros apenas se contabilizam as vendas de Angry Birds, Angry Birds Seasons e Angry Birds Rio uma vez que o último jogo da série, o Angry Birds Space apenas foi lançado em 2012. Mas este último jogo verificou um crescimento de vendas até agora inédito fazendo a empresa atingir a marca dos mil milhões de downloads

Não querendo dormir à sombra do seu sucesso a Rovio promete manter-se no caminho até agora trilhado, mostrando uma imagem do seu próximo jogo que traz à memória um estilo Crazy Machines:

 

Publicidade

Posts Relacionados