Antes de dizeres seja o que for… lê as regras

E se ao dares uma avaliação negativa a um site de compras fosses multado por isso?

curtomer

Pode parecer ridículo, mas aconteceu. Existe pelo menos um website na internet em que nas condições de uso está claro que,caso faças uma critica ao website poderás ser multado por isso.

Segundo o techdirt, um americano encomendou uma coisas do website kleargear.com. Mas dado que ao fim de 30 dias não recebeu nada, a transacção, na altura paga pelo Paypal, foi imediatamente cancelada.

Pretendendo saber o que se passava, este Americano entrou em contacto com a empresa, mas nunca conseguiu contactar ninguem. E assim, frustrado, usou a sua possibilidade de dar uma avaliação negativa ao website no ripoffreport.com em que referia o seguinte:



 Não há qualquer forma de entrar em contacto com um ser humano.

E entre outras situações, referia ainda.

as práticas do serviço ao cliente são horriveis

Naturalmente não sabemos até que ponto as razões deste senhor eram ou não fundamentadas, mas o certo é que tendo encomendado e não recebido, a existir uma avaliação, ela teria de ser negativa.

Mas quando tudo parecia ter passado, eis que 3 anos depois, é recebido um e-mail da Kleargear.com em que solicitava que a má avaliação fosse removida, sob pena de multa.

A questão é que este website não estava a fazer Bluff. Nos seus termos de uso, pelo menos até Agosto de 2013, era possível ler-se.

Clausula de não depreciação

Num esforço para assegurar um feedback público justo e honesto, e para evitar a publicação conteúdo calunioso sob qualquer forma, a aceitação deste contrato de venda proíbe-o de  Itomar qualquer acção que cause impacto negativo na KlearGear.com, na sua reputação, produtos, serviços gestão ou empregados.

Seja esta cláusula violada, como determinado pela KlearGear.com à sua única discrição, será dada uma oportunidade de 72 horas para retirar o comentário em questão. Caso o conteúdo se mantenha, na totalidade ou em parte, será multado em $3,500.00 USD em custas legais até o custo total das despesas ser determinado em litigação. Caso estas multas fiquem por pagar por 30 dias de calendário desde a data de cobrança, a sua factura por pagar será enviada para conhecimento de agências de crédito até que seja paga.

O que se torna incrível é a arrogância que estes websites atingem. As suas cláusulas são opressoras da liberdade de expressão e mesmo dos direitos do cliente.

E diga-se que frases como “à sua discrição”, curiosamente idêntica à usada pela Sony nos seus termos de uso para a PS4, de sério e honesto não tem nada.

Mas quem é a empresa para aplicar multas? Polícia? Sinceramente, uma empresa que escreve isto quem é que julga que é?

 



Posts Relacionados