Ao que tudo aponta a Nintendo Switch custará 250 dólares, o que deita um pouco por terra as expectativas de performance da mesma.

A Nvidia e a Nintendo tem vindo a fazer muito segredo sobre as especificações finais da Switch. No entanto tudo apontava no sentido de a consola vir equipado com um Tegra X1 alterado, o que a colocava num patamar de performance relativamente baixo. Agora os preços que tem vindo a ser revelados vem reforçar essa ideia.

O que valerá a Nintendo Switch?

Depende do seu hardware! E a confirma-se que a consola possui um Tegra X1, estamos perante um aparelho móvel efectivamente bom, mas com um chip que se revela algo decepcionante para uma consola de secretária face à oferta actualmente existente.

Ora a confirmação do hardware ainda não existiu, mas os preços que estão a ser apontados à consola apontam para que o SOC seja efectivamente um Tegra X1. Poderá ter melhorias, mas mesmo assim será um X1! Caso não o fosse, ou as melhorias fossem relativamente significativas, o custo teria de ser bastante maior!

O X1 foi efectivamente uma revolução, e foi preciso um Snapdragon 820 para o igualar. Acredita-se que com as melhorias introduzidas pela Nvidia este processador possa estar a igualar o Snapdragon 830 que veremos em 2017. E isso implicaria uma consola móvel bastante potente e muito interessante. Mas mesmo assim uma consola de mesa algo decepcionante!



Uma das situações mais limitativas destes SOC face ao que temos actualmente nas consolas de mesa é a largura de banda disponibilizada pelas memórias. Mesmo uma LPDDR4 deverá fornecer apenas algo perto dos 25 GB/s. E mesmo que use uma versão melhorada da memória, este valor nunca subirá muito, limitando muito a consola face ao que há actualmente no mercado em consolas de mesa. Aliás, mesmo face a uma WiiU a consola terá limitações de largura de banda grande.

Mas claro, as especificações não são ainda conhecidas, e a consola poderá ter surpresas! Apesar de o preço não parecer indicar tal!

Mas qual o preço que se espera? Os últimos relatos surgem da Toys’R’us Canadiana que acrescentou a consola nas suas listas e onde vemos a mesma a $329.99 dólares Canadianos. Isto equivale-se a cerca de 245 dólares o que implicará certamente igual preço em euros. Naturalmente que este não é um preço garantido. No entanto a realidade é que começamos a ver a consola já em casa de algumas pessoas, o que leva a que estas revelaçõescomeçem a ganhar mais credibilidade.

O que vos parece este preço? Caro para uma consola de mesa tão fraca? Barato para uma portátil potente?



Posts Relacionados