Ao que tudo aponta a Nintendo Switch custará 250 dólares, o que deita um pouco por terra as expectativas de performance da mesma.

nintendo-switch2-g1

A Nvidia e a Nintendo tem vindo a fazer muito segredo sobre as especificações finais da Switch. No entanto tudo apontava no sentido de a consola vir equipado com um Tegra X1 alterado, o que a colocava num patamar de performance relativamente baixo. Agora os preços que tem vindo a ser revelados vem reforçar essa ideia.

O que valerá a Nintendo Switch?

Depende do seu hardware! E a confirma-se que a consola possui um Tegra X1, estamos perante um aparelho móvel efectivamente bom, mas com um chip que se revela algo decepcionante para uma consola de secretária face à oferta actualmente existente.

Ora a confirmação do hardware ainda não existiu, mas os preços que estão a ser apontados à consola apontam para que o SOC seja efectivamente um Tegra X1. Poderá ter melhorias, mas mesmo assim será um X1! Caso não o fosse, ou as melhorias fossem relativamente significativas, o custo teria de ser bastante maior!

O X1 foi efectivamente uma revolução, e foi preciso um Snapdragon 820 para o igualar. Acredita-se que com as melhorias introduzidas pela Nvidia este processador possa estar a igualar o Snapdragon 830 que veremos em 2017. E isso implicaria uma consola móvel bastante potente e muito interessante. Mas mesmo assim uma consola de mesa algo decepcionante!

Uma das situações mais limitativas destes SOC face ao que temos actualmente nas consolas de mesa é a largura de banda disponibilizada pelas memórias. Mesmo uma LPDDR4 deverá fornecer apenas algo perto dos 25 GB/s. E mesmo que use uma versão melhorada da memória, este valor nunca subirá muito, limitando muito a consola face ao que há actualmente no mercado em consolas de mesa. Aliás, mesmo face a uma WiiU a consola terá limitações de largura de banda grande.

Mas claro, as especificações não são ainda conhecidas, e a consola poderá ter surpresas! Apesar de o preço não parecer indicar tal!

Mas qual o preço que se espera? Os últimos relatos surgem da Toys’R’us Canadiana que acrescentou a consola nas suas listas e onde vemos a mesma a $329.99 dólares Canadianos. Isto equivale-se a cerca de 245 dólares o que implicará certamente igual preço em euros. Naturalmente que este não é um preço garantido. No entanto a realidade é que começamos a ver a consola já em casa de algumas pessoas, o que leva a que estas revelaçõescomeçem a ganhar mais credibilidade.

O que vos parece este preço? Caro para uma consola de mesa tão fraca? Barato para uma portátil potente?

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (10)

  1. Mais uma vez a Nitendo a desmarcar-se do mercado principal dos videojogos os chamados jogos AAA, com a Saida da PS4 PRO com 4 e no próximo ano a Scorpio com 6 teraflops cada vez a Nitendo está mais distante de conseguir títulos AAA na sua híbrida, o que não terá um efeito tão nefasto como na Wii U, pois a consola poderá ser aproveitada na sua vertente portátil, mas o contributo da Nitendo no desenvolvimento dos jogos de ponta com mais qualidade gráfica e melhor IA polignos e texturas, será praticamente nulo…vamos chegar a um ponto em que a xbox + PS4 + PC não vai ser capaz de suportar os custos cada vez mais exorbitantes das grandes produções e das duas uma: ou o preço do jogos aumenta ou a qualidade de produção baixa, orquestras na banda sonora, captura de movimentos…etc…poderá estar comprometida no futuro…é triste a postura da Nitendo em relação ao futuro dos videojogos, em que não colabora nos custos, não arrisca e anda com estas me*d%s de inovações á procura de um mercado que apareceu com a Wii mas que dificilmente voltará…temos pena

    • @Vitor
      Eu penso diferente!
      A Nintendo se preocupa muito com as crianças desde sempre, eles não vão perder essa essência e nem devem, Mortal Kombat no Super Nintendo não saia sangue por isso preferi na época o Mega Drive!

      A Nintendo é a única que tenta inovar, Xbox, Playstation, não sai da mesmice, a única coisa que muda de um console para o outro é a potencia, o resto é mesma coisa!!

      O analógico que temos hoje no controle se não me engano foi a Nintendo que trouxe por primeira vez nos consoles com o Nintendo 64!

      Os melhores exclusivos são da Nintendo, Mario, Donkey kong é cultura pop qualquer pessoa no mundo já ouviu falar, Uncharted, Gears of war, não é nada perto de Mario em fenômeno mundial!!

      Pokémon para android quantos milhões eles faturaram com isso!
      A Nintendo é a única que não fica na mesmice, já basta Xbox, Playstation, PC, que a única inovação que tem sempre, gráficos, gráficos e mais gráficos, ainda bem que existe a Nintendo, então não sei porque é triste a postura da Nintendo? Por ser a única que prefere uma boa gameplay, do que ficar somente só querendo gráficos ?

      Qual o mercado que mais cresce hoje é mobile, quanto a Blizzard não está ganhando com Hearthstone, pokemon da própria Nintendo, entre outros jogos de celular que faturam muito mais do que jogos AAA!!

      Como eu disse a Nintendo o publico dela são crianças e pessoas casuais, qual criança não vai querer ter um brinquedo igual o Switch, e qualquer marmanjo que gosta de jogos também vai querer..

      Uma coisa tenho certeza existe muito mais crianças e pessoas casuais do que Hardcore, é só olhar Gears of War não vendeu nem um milhão, Mario Kart, Zelda, vende só pelo nome..

      Em relação a preço, não sei dizer, acho que 200 estaria ok.

  2. Mário, posso lhe fazer uma pergunta? Estou 2 dias lendo a respeito do Smach zero, inclusive faltam pouco menos de 9 horas para acabar a campanha dele no Kickstarter e já estão em quase 470 mil euros, sendo que precisavam de 250 mil para o projeto. Vc disse que ele chega próximo a 1 Tflop, ficando na casa de uns 800 e pouco gflops, fora que ele tb tem uma tecnologia chamada de clickarm( creio que escreva assim) onde vc pode fazer upgrade da máquina. Com tudo que eu disse, somado as especificações técnicas do Switch, podemos crer que o Smach seja tão ou mais poderoso que o switch? E o mais importante… Ele com as especificações finais que inclusive encontra – se no site da Kickstarter, tem poder para rodar todos os jogos desta geração. Msm com configurações mais modestas, podendo ainda fazer upgrades? Estou muito curioso com a sua resposta, pq só pelo fato de usufruirmos da biblioteca da Steam, eu economizaria muito. Pq os jogos de pc no Brasil são bem mais baratos do que os do console. E dependendo da sua resposta, eu apostarei nesta plataforma, e não mais no switch, msm gostando muito da Nintendo tb! Abraços a todos e um ótimo FDS!

    • Sinceramente, ser mais ou menos poderoso que a Switch parece irrelevante. Mas eu diria que é pelo menos tão poderoso a nível de GPU (Cpu não sei).
      A questão é que a Switch vai ter optimizações próprias e esta consola não.
      A Switch deverá correr todos os jogos em um API de baixo, e aqui não.
      Basicamente acredito que o hardware da switch será melhor optimizado.
      Mas o ponto forte desta consola é que corre os jogos de PC. Eles não são pensados para o hardware da consola, mas correm lá pois a consola é um PC portátil. No fundo é mesmo um portátil, mas num formato consola e com hardware de baixo consumo para correr com uma bateria.
      Creio que sem mais dados só podes ir por aí. E ponderar se os benchmarks que estão na página são ou não convincentes para ti para a adquirir.

      • Mas com este hardware ele roda todos os jogos desta geração?
        CPU: AMD Merlin Falcon RX-421BD (12-15w) SoC at 2.1 GHz
        Cores: 4/4
        iGPU: Radeon R7 at 800 MHz
        RAM: 4GB (SMACH Z) || 8GB (SMACH Z PRO) DDR4 2133 MHz
        HD: 64GB (SMACH Z) || 128GB (SMACH Z PRO)
        Screen: 6” FULL HD (1920×1080). Capacitive touch-screen.
        Battery: 5 hours of gaming.

  3. Mário eu vi em um site que esse vídeo que o rapaz mostra o switch é fake e que o console foi feito por meio de uma impressora 3D.

    Também vi em uma outra notícia que a Nvidia falou que porta os jogos de ps4 e xbox one será relativamente fácil no switch o que me leva a crer que a potência dele não será tão baixa como especulamos, mas quero ver pessoalmente pois não confio na palavra da nvidia. Fora isso irei comprar esse console com muito gosto pois adorei a proposta dele e como viajo com certa frequência ele seria perfeito para mim.

    • Portar um jogo de uma PS4 ou Xbox One nunca pode ser fácil. Isso sim é publicidade enganosa.
      Pode ser mais fácil do que era antes, mas fácil… Calma lá!
      Seja como for, a Shield nunca terá as performances da PS4 ou One. Pelo menos com a mesma precisão de cálculo. E depois há a questão das larguras de banda pois a LPDDR4 nem sequer se aproxima da GDDR 5.

  4. É, pra quem busca alta performance gráfica nos jogos, o Switch não é o console mais apropriado. Enquanto Ps4 pro/Scorpio tem um apelo pra quem tem TV 4k, o Switch busca aquele público que busca um produto móvel e adaptável, com uma qualidade visual sustentável, a um preço acessível.

    Seja como for, o sucesso ou fracasso da proposta não se passa exatamente no no poderio de hardware, mas no conjunto da obra. Como o mercado não costuma seguir a lógica dos entusiastas, então é esperar pra ver.

  5. Todos os rumores estão apontando para isso, inclusive esse do preço, de que esse Switch chegará mesmo equipado com o SOC Tegra X1 da Nvidia personalizado para a Nintendo. A Nintendo precisará de muita sorte nessa sua aposta, porque essa geração de jogadores adora falar sobre a resolução/frame rate dos jogos, e nesse quesito o Switch infelizmente vai decepcionar muita gente. Dessa vez ela não vai conseguir manter um console no mercado apenas com os jogos do Mario e a sua turma.

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*



*