Apenas 34,72% dos utilizadores Steam usam resoluções de 1080p

Um título pode ser enganador. E o título de cima passa uma imagem do do universo PC um pouco errada.

As estatísticas de 2015 do Steam estão aí, e o dado mais curioso é a verificação que apenas 34,72% dos utilizadores usam 1080p como resolução nos seus jogos. No global acima de 1080p o total de utilizadores é de 38,07%, com um erro de 0,29%.

Tal pode ser visto no quadro do Steam relativo a uma sondagem efetuada em Julho de 2015.

Steam

Esta sondagem que pode ser encontrada aqui pode ser visualizada na sua totalidade se no quadro inferior, intitulado July 2015 carregarem na opção Primary display resolution.

Quer isto dizer que a nível de ecrã principal, 61,93% dos utilizadores PC usam resoluções abaixo dos 1080p, sendo que a resolução de maior destaque é 1366×768, com 26,61% dos utilizadores a usarem a mesma.

Se ficássemos por estes dados poderia efetivamente parecer que 34,72% do mercado PC é pouco. No entanto, sendo o mercado PC de 125 milhões de utilizadores estaríamos a falar de 47,15 milhões de pessoas. Um mercado mesmo assim maior do que o mercado das três maiores consolas de nova geração (PS4, Xbox One e WiiU), todo junto.

No entanto, apesar dos dados do Steam não permitirem ser muito conclusivos quanto a esse aspecto, há um outro dado a ser tomado em conta: o segundo ecrã!


Muitos dos utilizadores, e eu incluo-me aí, usam um segundo ecrã para jogos, e com uma dimensão e resolução superior à do monitor, e dado este ser um segundo ecrã ele não aparece contabilizado nos dados deste Primary display resolution.

Nesse sentido o Steam apresenta ainda uma outra sondagem relativa ao multi monitor desktop resolution. Basicamente a resolução para um segundo ecrã ligado ao PC.

Infelizmente onde os dados falham é no fornecimento de dados que permitam combinar os resultados dos monitores principais com os dos secundários, de forma a sabermos se as pessoas que usam os ecrãs secundários de alta resolução são as mesmas que possuem alta resolução nos monitores, ou as restantes. Naturalmente será um caso misto, mas era interessante saber-se percentagens.

Seja como for, o inquérito permite-nos saber que 28,9% dos utilizadores que usam segundo monitor jogam a 4K, sendo que curiosamente nesta opção de segundo monitor a resolução de 1920×1080 está ausente. E acredita-se que a maior parte dos utilizadores que usam um segundo ecrã usam esta resolução (normalmente a das TVs).

Por estes motivos, pode parecer que 34,72% do mercado PC é pouco. Mas na realidade não o é! Se considerarmos que muitos PCs são portáteis, comprados a pensar em trabalho e não em jogos, e que ainda há muitos PCs com especificações algo antigas, 47,15 milhões de pessoas a 1080p não é exactamente pouco.

E se as isso somarmos o facto de as resoluções de segundo ecrã vindas de TVs não aparecerem na sondagem, bem como o facto de apesar de não ser possível integrar a percentagem de utilizadores com segundo ecrã no uso da resolução principal, certamente parte é comum, este valor será consideravelmente maior. E algo perto dos 50 ou mais milhões de utilizadores a usar uma plataforma comum e a 1080p é algo mais do que considerável.

Publicidade

Posts Relacionados