Aplicação do Facebook para smartphone agora captura audio quando fazemos updates.

Quando se pensava que o Facebook não podia invadir ainda mais a nossa privacidade… eis que eles mostram que tal não é verdade.

A mais recente actualização da aplicação móvel do Facebook traz uma novidade. A aplicação agora pode de forma passiva escutar o que o microfone do smartphone ou tablet capturam quando fazemos updates ao nosso status.

As notas de permissão que o facebook solicita durante a instalação são claras. O Google Play informa que a aplicação tem uma actualização e a aplicação pede novamente actualizações… para aceder ao microfone. E isto paralelamente a uma lista enorme de outras situações como os contactos e pior… os registos de chamadas.

facbookautorizacoes

Naturalmente o Facebook diz que vai respeitar a nossa privacidade (mas que mais iriam eles dizer?). Segundo eles a captura audio ambiente não e analisada directamente, mas tenta trabalhar como o Shazam para registos audio do ambiente e determinação do local (para que? não chega o GPS?). O objectivo é saber se estamos a ver algum programa de Tv ou uma musica em particular (mas porque raio ao actualizar o meu status o facebook tem de capturar que musica ou programa de Tv está a dar).

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A opção é para já opcional (isto contando que o facebook não faz como a LG fez em tempos e onde o botão de desligar a recolha de dados… não fazia nada). Se continuará opcional no futuro é algo que se vai ver. Afinal para questões de publicidade direccionada, saber-se o que estamos a fazer e o que nos interessa é algo de muito útil.

Aguardemos que alguém analise o que é capturado e o que é enviado, e se efectivamente o desligar da opção faz alguma coisa.

Mas é por estas e por outras que para mim o Facebook… é só de vez em quando!

Publicidade

Posts Relacionados