Apple, Apple, o que se passa com os sensores do iPhone 5s?

Ao que tudo indica os sensores do iPhone 5S estão descalibrados, e o problema poderá não ser software.

As queixas são muitas. Os sensores do iPhone 5s estão desregulados e o problema, que pode ser software ou hardware, está limitado a esse telefone.

Dado que os sensores são basicamente os mesmos que equipam o iPhone 5, e uma vez que o problema não ocorre com este telefone, mesmo com o iOS7, há quem refira que o mais provável é ser um problema de hardware, algo que caso se confirme poderá ser muito mau para a imagem da Apple.

O certo é que o website Gizmodo analisou os sensores do 5S, e o que viu está longe de ser perfeito. Os sensores possuem uma descalibração de alguns graus que os tornam basicamente inúteis e mesmo capazes de estragar a boa utilização do telefone.

Por exemplo, os sensores de nível produzem um erro de 4 a 6 graus, como pode ser visto na imagem que se segue:



bolha1

Como é visível na imagem a bolha de ar está longe de estar no centro, mostrando o erro do smartphone, e tal é algo que acontece com o iPhone colocado na vertical ou horizontal. as consequências são que com o telefone apoiado numa mesa perfeitamente nivelada, qualquer jogo que se baseie nos sensores terá um desvio para o lado.

Dado que este problema com os inclinómetros e sendo o giroscópio algo que utiliza os inclinómetros nas três direcções, não é de estranhar que o giroscópio também produza erros, como mostra a imagem de baixo com um iPhone 5S e um 5 lado a lado.

giroscopio

Mas o problema não se limita aos inclinómetros/giroscópio, com a bússola a mostrar igualmente erros grandes com discrepâncias entre os 8 e os 10 graus. Pior ainda a aplicação no iPhone 5S custa a calibrar e é propícia a bloquear.

busola

Os acelerómetros parecem igualmente estar com problemas. Com um iPhone 5 e um 5S em cima de uma mesa, o 5S detecta valores bem diferentes na quantidade de movimento registada.

acelerometros

Para um maior detalhe sobre o estudo, deverão visitar o Gizmodo. Quanto a uma possível resolução para o problema ainda não há novidades, podendo a situação estar relacionada com o processador M7 que a Apple estreou neste telefone.



Posts Relacionados