Apple declara guerra. Mas não é ao Android… é ao spam

A Apple resolveu usar os seus recursos para combater um inimigo que tem em comum com todos nós: o spam.

A Apple introduziu uma nova patente que descreve um método desenvolvido pela empresa para combater o número crescente de mensagens de spam que todos os dias inundam as nossas caixas do correio.

A patente é denominada de “Disposable email address generation and mapping to a regular email account” e que permite gerar contas de e-mail descartáveis que ficariam ligadas a um e-mail permanente do utilizador.

Infelizmente para nós a solicitação do e-mail é algo cada vez mais comum para validar um utilizador. Seja num fórum, numa página, numa loja de comércio electrónico, ou mesmo em formulários papel, o e-mail é algo cada vez mais solicitado. Tornou-se uma ferramenta de comunicação, mas igualmente de identificação.

Nesse sentido a patente da Apple refere o seguinte:



Com o aumento do uso e importância do e-mail tambem surgiu, infelizmente, o uso indevido dos endereços para o envio de e-mail comercial não desejado ou solicitado e enviado em quantidades, o “lixo” do mundo electrónico, normalmente referido como ‘spam.’ Alguns relatórios indicam que o e-mail de spam atinge os 90% de todo o mail, com milhões e milhões de e-mails enviados. Várias tentativas para impedir o spam de atingir as caixas dos consumidores foram tentadas com vários níveis de sucesso. Mas o spam continua um problema para muitas pessoas

As contas descartáveis seria inteligentes ao ponto de verificar a origem do spam uma vez que poderiam possuir marcas com pistas contextuais. Dessa forma, um utilizador que partilhasse uma conta descartável com uma pessoa ou empresa poderia ver o que estes partilharam com os spammers.

Estes e-mails descartáveis seriam depois re-encaminhados para o endereço permanente sem o comprometer na troca de e-mails que se seguiriam.
As contas descartáveis apareceriam como e-mails normais a quem envia que nunca poderia distinguir a diferença entre esse e um mail normal. Mas as contas descartáveis poderiam ser anuladas com o aparecimento de spam, ou mesmo criadas com prazos de validade após um determinado número de usos.